Tudo sobre camas galvanizadas
As camas galvanizadas ganharam popularidade considerável e receberam muitas críticas positivas dos jardineiros. Existem várias opções para essas cercas feitas de aço revestido com polímero, bem como outros tipos para diferentes gostos e orçamentos. Mas antes de organizar as camas galvanizadas, vale a pena conhecer suas características, vantagens e desvantagens.
O que é isso?
Leitos galvanizados são cercas instaladas na superfície do solo para dar ao local uma aparência mais organizada e atraente. Eles podem estar localizados em elementos de uma ou várias camadas. O último arranjo é mais frequentemente usado ao organizar canteiros de flores, canteiros de flores e outras composições de paisagem em várias camadas. Os modelos mais simples têm a forma de uma caixa quadrada ou retangular de quatro lados com pinos especiais ao longo das bordas para ancoragem no solo.
Em alguns casos, partições são adicionadas para separar o plantio de algumas culturas de outras.
Vantagens e desvantagens
Os canteiros galvanizados pela própria aparência permitiam aos veranistas abandonar o uso de materiais improvisados na delimitação de zonas e na decoração da paisagem do local. Eles são feitos de aço para garantir uma longa vida útil. Uma estrutura de jardim feita de chapa galvanizada não prejudica a composição do solo, tem um aspecto esteticamente agradável, cumpre com sucesso as suas funções de proteção de caminhos de derramamento de solo, rastejamento de ervas daninhas.
Entre as vantagens óbvias das camas galvanizadas, vários fatores podem ser observados.
- Força. Em comparação com as de madeira, as cercas de metal para jardim têm uma confiabilidade significativamente maior. Não estão sujeitos à degradação, bem protegidos da corrosão pela aplicação de um revestimento especial. O metal não atrai insetos, o que não se pode dizer da madeira, e isso tem um efeito benéfico no estado geral das plantas.
- Peso mínimo do material. Estruturas dobráveis leves podem ser transportadas em um carro de passageiros comum, sem recorrer ao uso de veículos especiais.
- Facilidade de instalação. Os kits pré-montados são fornecidos com instruções detalhadas para máxima facilidade de montagem. Mesmo uma pessoa sem conhecimento técnico significativo pode lidar com essa tarefa.
- Disponibilidade de modelos com reforços. Eles são muito mais duráveis do que as opções planas convencionais. Os reforçadores são capazes de formar uma cerca confiável para o plantio.
- Tempo de vida. Como as camas galvanizadas são produtos relativamente novos, só podemos falar sobre a vida útil prevista. Os fabricantes prometem operação sem problemas por 10-15 anos, e a maioria dos residentes de verão os instalou há apenas 3-5 anos.
- Segurança. As cercas galvanizadas não são prejudiciais ao solo - seu revestimento é quimicamente neutro. Mesmo com contato prolongado com o solo, nenhum composto perigoso é liberado.
- Melhor retenção de calor. À medida que o metal se aquece, ele entrega a energia acumulada ao solo. Isso é bom para o plantio precoce, quando o solo ainda está mal aquecido.
- Alta resistência biológica. O material não está sujeito à destruição sob a influência de mofo e bolor, resistente à umidade. Todo cuidado se resume à limpeza periódica das paredes da sujeira, e isso pode ser feito com água pura.
- Funcionalidade. É conveniente montar estufas e sistemas de irrigação automática em cercas de metal instaladas no jardim. Eles são perfeitos para enquadrar até mesmo canteiros de flores complexos (por exemplo, crespos), playgrounds, zoneamento da área local e locais de recreação organizada.
- Conveniência de armazenamento. Para o período de inverno, as camas galvanizadas podem ser facilmente removidas para armazenamento e, em seguida, reinstaladas no mesmo local ou removidas. Eles se adaptam facilmente à reconstrução de uma horta ou jardim de flores em casa. Graças a isso, as camas galvanizadas têm uma vantagem significativa sobre as estruturas de capital.
Além disso, se não houver desejo de remover as tábuas, podem muito bem ser deixadas para o inverno ao ar livre.
Mas os méritos não se limitam a isso. Em canteiros galvanizados, é fácil manter a ordem, remover ervas daninhas ou fertilizar as plantas e colher. São imprescindíveis para um planejamento cuidadoso do local, proporcionam ordem no jardim, excluindo o escorregamento do solo para os caminhos ou outros elementos da paisagem.
O plantio de plantas pode ser realizado mais cedo em qualquer região climática.
As desvantagens das camas galvanizadas também são bastante óbvias. Sua compra é significativamente mais cara do que contrapartes de madeira ou opções construídas com materiais de sucata. Você pode adicionar o fato de que tais produtos não ficam muito apresentáveis sem um revestimento decorativo, e os modelos com lados de polímero se sujam rapidamente, uma vez que qualquer sujeira e gotas de umidade seca são claramente visíveis neles.
Visão geral da espécie
É comum classificar as cercas galvanizadas para uma estufa de acordo com várias características - desde a altura das laterais ao tipo de perfis. Essas estruturas metálicas geralmente são projetadas para combinar com a estrutura principal. Módulos coloridos são usados ao zonear um local, os marrons são usados com mais frequência em uma paisagem de estilo ecológico. Reforçado - com nervuras de reforço - melhor adaptado a cargas intensas.
A variedade de tamanhos e parâmetros é uma grande vantagem dos elementos metálicos pré-fabricados. Para entender o que é melhor para morangos ou outras culturas no país, uma análise detalhada de vários tipos e opções de canteiros galvanizados ajudará.
Pré-fabricado
A versão clássica das camas de aço galvanizado é uma caixa sem fundo, montada a partir de ripas de diferentes comprimentos, mas da mesma largura. Os módulos são fixados com grampos especiais. A forma das caixas pode ser variada - de um retângulo clássico a um círculo ou polígono.
Estão à venda kits pré-fabricados de determinados tamanhos, mas podem sempre ser modificados com blocos adicionais.
Uma característica distintiva das estruturas pré-fabricadas é a forma de segurança (arredondada) das laterais. Facilita muito o processo de instalação. A montagem pode ser realizada com fechos de pressão franceses e, em versões mais baratas, são utilizados parafusos ou parafusos auto-roscantes (necessariamente galvanizados).
Alto
Para camas altas e quentes, são usadas cercas de aço de altura aumentada ou montadas em várias camadas. Nesse caso, o enquadramento não esconde apenas o solo. A estrutura da crista se assemelha a um "bolo" de várias camadas feito de:
- ramos e caules de plantas;
- camada de grama;
- orgânico;
- composto podre ou solo fértil.
Para camas altas, é melhor escolher paredes não comuns, mas perfiladas. Eles fornecem alta confiabilidade, suportam a pressão de uma massa significativa de solo.
Materiais (editar)
A classificação dos produtos por tipo de material e características individuais também é muito relevante. A divisão principal leva em consideração a presença de um revestimento que confere um aspecto mais apresentável a toda a estrutura. Além do mais, distinguem paredes sólidas e perfuradas - estas últimas proporcionam uma melhor circulação do ar, uma vez que apresentam orifícios em todo o perímetro. As estruturas com reforços são semelhantes aos perfis de metal clássicos para telhados e cercas.São onduladas, com formato trapezoidal de saliências, sua profundidade depende da intensidade das cargas mecânicas que os produtos têm de suportar.
De acordo com o tipo de material, todas as camas galvanizadas são divididas em várias categorias.
- Sem cobertura. O aço galvanizado tem uma cor branco prateada e está bem protegido contra a corrosão se a tecnologia de produção for observada. No entanto, ele tem uma série de desvantagens significativas. O metal é mais suscetível ao calor, as plantas podem se queimar em contato com ele. A galvanização parece despretensiosa, não muito adequada para projetos decorativos de paisagens.
- Revestido com PVDF. Eles pertencem à classe premium, são raros. Esta é a opção mais durável com um spray de fluoreto de acrílico / polivinil que não agride o meio ambiente. Essas camas estão bem protegidas de quaisquer influências externas, nem podem ser removidas para o inverno. O revestimento protege o metal do calor.
A vida útil das estruturas prevista pelos fabricantes chega a 30 anos.
- Revestido com polímero. Esses lados das camas possuem um revestimento galvanizado na parte inferior e um revestimento de polímero na parte superior, que desempenha um papel protetor e decorativo. O acabamento de polímero parece atraente e é difícil de danificar durante o uso. Os produtos estão disponíveis em uma ampla gama de cores e layouts. A estrutura é geralmente fixada nos cantos com parafusos ou parafusos autoatarraxantes.
- Revestido a poliuretano. Uma opção durável e prática em que a decoração é aplicada sobre uma camada de zinco. Esta é uma boa solução para decorar territórios vizinhos. Os produtos têm uma alta margem de segurança, são confiáveis e funcionais e sobrevivem facilmente a desmontagens e remontagens repetidas.
A vida útil estimada do revestimento chega a 50 anos.
Ao procurar a solução ideal para o seu local, você deve prestar atenção ao fato de que a opção não revestida é mais frequentemente usada dentro de estufas e estufas. Acabamentos decorativos e de proteção são necessários ao planejar soluções para paisagens abertas.
Dimensões (editar)
A gama de tamanhos das camas de metal galvanizado é bastante ampla. O padrão - para terreno aberto - é considerado uma altura de 25,5 ou 30 cm. Esses pára-choques protegem as plantas de ameaças externas de forma confiável, sem protegê-las demais. Para o cultivo de plantas durante todo o ano em estufas, canteiros, estufas, recomenda-se escolher uma opção com altura de 35 ou 40 cm.
Nesse caso, uma almofada de proteção contra congelamento precisará ser criada sob a cerca.
Canteiros altos (até 50 cm) são usados para o cultivo de raízes. Eles são adequados para uso durante todo o ano, tornando a manutenção da planta muito mais fácil. A instalação é geralmente realizada com estacas aprofundando 25-30 cm no solo. Para canteiros de flores pequenos e canteiros de flores (canteiros longos e estreitos), bem como para plantas com sistema radicular raso, você pode escolher a altura dos lados de 18,5 cm.
Quanto ao comprimento e largura, tudo depende das preferências individuais do residente de verão. Normalmente, os parâmetros padrão variam na faixa de 1 × 3 m ou 1 × 5 m, mas para uma grande estufa, você pode montar uma estrutura de 3x6 m ou mais. Para o planejamento do local, uma largura de 60-70 a 120 cm será suficiente. Se canteiros estreitos estiverem sendo feitos, esse intervalo pode ser menor - apenas 0,2-0,5 m.
Fabricantes populares
Como as camas galvanizadas ganharam popularidade, hoje elas são feitas por fábricas em toda a Rússia e países vizinhos. As empresas bielorrussas iniciam a produção quase simultaneamente com as russas, seus painéis não são menos bem-sucedidos e, às vezes, até mais baratos do que outras contrapartes. Para saber qual marca é melhor, vai ajudar a classificação consolidada de todas as ofertas do mercado.
- Greenbox. A empresa possui preços médios para produtos que são produzidos exclusivamente em kits pulverizados com polímero e com ampla seleção de tonalidades. A altura das laterais é limitada a 20 cm com largura de 65 ou 100 cm. O comprimento pode atingir de 1 a 7,9 m.As estruturas são fornecidas com jumpers para aumentar a rigidez do quadro geral.
Os canteiros são posicionados como universais - para cultivo de plantas em estufa e terreno aberto.
- Baller. Fábrica em Moscou com uma ampla gama de produtos. A empresa possui kits prontos e módulos individuais revestidos com polímeros, a espessura das laterais nos produtos chega a 0,7 mm. A faixa de comprimento também é a mais ampla possível - de 1 a 12 m com uma largura de 0,2-1 m. A altura das laterais chega a 50 cm com pó decorativo e 70 cm sem ele.
- Delta Park. Um fabricante popular que oferece camas com revestimento em pó com laterais de até 36 cm. Os painéis têm 8 reforços e são fáceis de montar usando os fechos de pressão de fábrica. A marca oferece uma ampla variedade de tamanhos padrão e é popular.
- "Residente de verão razoável". Esta empresa produz vários tipos de leitos galvanizados - os médios têm 20 cm de altura, os grandes - 35 cm, sendo produzidos apenas painéis polimerizados com nervuras de enrijecimento e espessura de chapa de 0,6 mm. A largura dos módulos pode ser de 60 ou 120 cm, o comprimento é de 1 a 5 m.
- "Vai". A marca oferece modificações no orçamento de camas galvanizadas com uma altura lateral baixa (17 cm) e sem reforços de reforço. As estruturas são montadas em cantos, são oferecidas as opções 0,7 × 2 me 1 × 2 m. Esta é uma opção exclusivamente de estufa, a mais acessível.
Extensões telescópicas e inserções estão disponíveis separadamente.
- "Alegre". O fabricante conta com uma variedade de cores e preços acessíveis para os produtos. Mas canteiros com apenas 15 cm de altura são mais adequados para arranjar canteiros de flores.
- "Sibgryadki". A empresa produz leitos galvanizados com e sem revestimento de polímero. Existem 2 opções de alturas - 15 e 34 cm. Além disso, aqui são produzidos canteiros e favos de mel de formas não padronizadas. Existem conjuntos para estufas, uma ampla gama de cores para tingir é apresentada. Esta é uma boa opção econômica para uma residência de verão ou um terreno pessoal.
Esses são os principais líderes de mercado cujos produtos são mais populares. Paralelamente, apresenta-se no mercado um amplo leque de ofertas de empresas para as quais o fabrico dessas vedações não é o perfil principal da sua actividade. Nesse caso, será difícil garantir a qualidade e durabilidade dos produtos.
Recomendações de seleção
Ao comprar uma moldura para camas de aço galvanizado, os jardineiros invariavelmente têm dúvidas sobre a qualidade de tais produtos. Muitos fabricantes, em busca de lucro, economizam na espessura da parede ou no revestimento, preferindo consumíveis baratos. A abordagem certa para o processo de seleção o ajudará a encontrar um produto de qualidade.
Preste atenção aos seguintes critérios.
- Espessura da parede. O metal galvanizado de alta qualidade possui indicadores a partir de 0,6 mm. Os fabricantes que economizam nessa característica escolhem as opções de 0,4-0,5 mm, reduzindo significativamente a capacidade de carga da estrutura. Essa cerca dificilmente pode ser chamada de confiável - é facilmente deformada.
- Tamanhos dos módulos. Para terreno aberto, uma largura de 60-70 cm é considerada ideal; para estufas e estufas, a opção 1-1,2 m geralmente é escolhida, mas também existem opções não padronizadas com dimensões maiores. O comprimento é geralmente aumentado em seções - com um passo entre seções de 1 m. A altura das paredes também é importante - para raízes e canteiros quentes, é melhor escolher uma opção de 50-70 cm, em outros casos, o ideal o intervalo será de 20-35 cm.
- Tipo de revestimento. As opções de não pulverização não são apenas as mais orçamentárias, além disso, aquecem bem e rapidamente, o que pode ser útil para regiões do norte com poucas horas de luz do dia e final da primavera. No sul, é melhor plantar imediatamente as plantas em cercas com poliuretano ou pulverização de PVDF. Este revestimento protege o metal dos raios solares, evitando que as plantas "queimem".
- Liso ou perfilado. Os lados com nervuras têm uma resistência mecânica muito maior.Isso é importante se o solo for móvel ou se houver risco de outras pressões externas. Além disso, as armações lisas de aço galvanizado são mais fáceis de danificar durante o transporte e o armazenamento e sua altura raramente ultrapassa 19-20 cm.
- Equipamento. O fabricante com visão de futuro fornece camas galvanizadas com todos os acessórios necessários - de lintéis perpendiculares a fechos e luvas de instalação. Quanto menor o conjunto de entrega, maiores as chances de obter um produto deliberadamente de baixa qualidade.
- Processamento de borda. Em leitos galvanizados de fábrica, é sempre inofensivo. As bordas dos lados são enroladas, permitindo que você se apoie nelas com segurança.
- Disponibilidade de embalagem. Isso pode ser importante ao transportar produtos. Além disso, durante o armazenamento, a película protetora evita que a superfície do metal entre em contato com a umidade ou queime.
- Construção composta ou de uma só peça. Estamos a falar de camas altas, nas quais muitas vezes se propõe aumentar os parâmetros necessários devido ao encaixe adicional dos módulos. Esta não é uma solução muito conveniente. Se você precisa comprar uma cama com um lado mais alto, você deve escolher uma com painéis sólidos nas dimensões certas.
- Design e cores. Tudo depende das preferências individuais, mas vale a pena considerar imediatamente que as estruturas não padronizadas e em várias camadas são mais caras. Pulverização colorida nas laterais é apenas na parte frontal. Você deve pagar a mais pelo esquema de cores original apenas se o site já tiver um conceito de design pronunciado que você não deseja violar.
Os critérios acima são os principais critérios de seleção em que você pode confiar ao comprar uma cerca galvanizada adequada para culturas hortícolas ou hortícolas.
Construir e instalar
É muito fácil montar sozinho uma cerca de metal na forma de uma moldura galvanizada. Esses módulos são projetados para que possam ser instalados manualmente. As instruções com o diagrama de montagem, que um fabricante cuidadoso deve anexar ao conjunto de entrega, ajudarão a conectar corretamente os elementos.
O método de montagem também depende do fabricante. Para isso, podem ser utilizadas estacas especiais, enterradas no solo a uma distância de 20-25 cm, ou outros elementos. Os módulos são fixados entre si com plugues ou cantos com parafusos, parafusos auto-roscantes.
Aqui está um algoritmo aproximado para a seqüência de edição.
- Em primeiro lugar, o diagrama de montagem é estudado de acordo com as instruções em anexo.
- O kit é desmontado. Todas as peças estão dispostas. É imprescindível verificar a integridade no momento do recebimento da mercadoria, caso contrário, podem surgir dificuldades durante a instalação.
- Conexão do primeiro canto a partir de lâminas longitudinais e transversais. A prancheta é conectada pelo suporte fornecido.
- Montagem da próxima estrutura (em forma de L).
- Depois disso, os dois elementos são conectados para formar um quadrado ou retângulo.
- Instalação de jumpers. É necessário apenas em canteiros com mais de 3 m de comprimento.
- Instalação da moldura no solo. É fixado com estacas especiais, enterrando-os no solo em 25 centímetros ou mais. Somente neste caso, a estrutura não se moverá com ventos fortes ou aumento das águas subterrâneas.
O processo de montagem de uma cama galvanizada raramente leva mais de 30-35 minutos, já que até mesmo um adolescente, uma mulher ou um idoso podem lidar com esse trabalho.
Resenha de avaliações de jardineiros
Avaliações de jardineiros e jardineiros sobre canteiros galvanizados parecem promissoras. Os residentes de verão estão satisfeitos com a velocidade de instalação e a durabilidade esperada das estruturas. Muitos compradores têm esses módulos há 3-5 anos, sem qualquer reclamação. Opções luminosas com borrifos coloridos estão em boa harmonia com a paisagem, e os galvanizados simples caíram no amor dos donos de estufas e estufas. Observa-se não apenas a simplificação do cuidado com as plantas, mas também o aumento da proteção de suas raízes contra roedores.
Além do mais, alguns usuários consideram as camas galvanizadas uma das soluções de planejamento de local mais inteligentes de usar. Após a instalação das estruturas nos locais de plantio, o restante do território pode ser coberto com ladrilhos ou lajes, sem medo de que os caminhos acabem no solo. Há uma diminuição das ervas daninhas no quadro do quadro, os frutos são mais fáceis de manter limpos, os fertilizantes são fáceis de dosar e aplicar durante o processo de tratamento.
Entre os pontos negativos no uso de laterais galvanizadas e cercas para canteiros, outros jardineiros mencionam a fraca capacidade de suporte. Ao tentar usar a estrutura como um pequeno banco de descanso, ela quebra ou afunda no chão. No entanto, nenhum fabricante indica a possibilidade de usar a estrutura nesta capacidade, portanto, as afirmações sobre isso não são totalmente corretas.
Há referências à discrepância entre as dimensões indicadas e reais dos painéis. Aqui, as reivindicações já são bastante legítimas. Acontece também que os fabricantes fornecem módulos sem furos de montagem, o que torna a montagem muito difícil. Na hora de escolher, vale a pena conhecer esse momento.
Para os benefícios das camas galvanizadas na prática, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.