Tudo sobre camas feitas de painéis de plástico
As pessoas que moram permanentemente em casas de campo, ao contrário dos veranistas que moram temporariamente no terreno, com o objetivo de obter uma boa colheita, se esforçam não apenas para cultivar algo, mas também para dar ao terreno pessoal um aspecto moderno e bem cuidado. A este respeito, o plástico substituiu a cerca de madeira e metal para as camas.
Uma estrutura de plástico para essas finalidades pode ser adquirida pronta em lojas especializadas, ou pode ser feita em meios improvisados (garrafas, peitoris velhos, painéis de PVC, etc.). Em cada caso, o design terá características próprias.
Peculiaridades
As camas de painéis de plástico apresentam várias vantagens e desvantagens que, segundo os jardineiros, são muito menores. A maioria dos usuários de plástico no jardim notou suas vantagens.
- Mantém bem a forma do jardim, que fica bem cuidada e esteticamente agradável. Este momento é especialmente relevante em locais onde a areia predomina no solo.
- Pode ser usado tanto ao ar livre como em estufa.
- Facilidade de instalação e variabilidade, permitindo quebrar facilmente qualquer tipo de canteiro, que, se necessário, pode ser deslocado para outro local. A estrutura ficará esteticamente agradável por um longo tempo. Os painéis podem ser lavados e pintados.
- Resistência do material às influências ambientais: solo úmido, mofo e outros. Existem variedades de plástico que não desbotam ao sol, pois são tratadas com uma solução protetora especial.
- Preços acessíveis para configurações prontas. Se desejar, você mesmo pode fazer uma cerca com o plástico em mãos (garrafas, painéis de PVC usados).
Quanto às deficiências, não são muitas.
- Com rega excessiva ou verão chuvoso, certo tipo de plástico torna-se mofado, incha em alguns lugares.
- Se você comprar um modelo mais barato, sem tratamento com proteção UV, a estrutura irá desbotar rapidamente ao sol e se tornar desbotada.
- Em regiões onde as geadas severas são características, é recomendado remover as cercas de plástico do jardim após a colheita, caso contrário, elas irão rachar com a geada e ficarão inutilizáveis na primavera.
Variedades
Os modelos adquiridos de cercas de plástico para o jardim são bastante diversos e multifuncionais. Quando usados corretamente, eles são caracterizados pela durabilidade e facilidade de montagem (nenhum esforço especial do macho é necessário). Cada kit inclui:
- os próprios painéis;
- fechos;
- cavilhas para fixação (se necessário);
- instrução.
Existem principalmente edifícios altos feitos de plástico e uma borda decorativa baixa. Cada tipo possui características próprias, com as quais você precisa se familiarizar antes de comprar, para não se decepcionar no futuro com a praticidade da estrutura erguida. Se você planeja a aparência de um canteiro de flores ou canteiro, e também corretamente, levando em consideração as peculiaridades, opte por uma cerca de plástico, então a estrutura estacionária resultante servirá no país, sem perder sua forma e aparência, por mais de um ano.
Fita de meio-fio
Trata-se de um modelo bastante fácil de usar que, sem esforço desnecessário, permitirá consertar o aterro de terra do jardim. Para a instalação, basta simplesmente cavar a borda da fita no solo e prender as bordas conectadas com pinos especiais, semelhantes a um prendedor de roupa. Para que o canteiro tenha a forma correta, não distorcida, todo o perímetro é fixado com as mesmas cavilhas com uma certa folga, principalmente se o solo estiver solto, sujeito a desmoronar. A largura da fita pode ser diferente: de 10 a 50 cm, o que é suficiente para formar uma cama elevada. Além disso, a gama de cores pode ser diferente: azul, verde, vermelho.
Uma atracção indiscutível é o facto de com a ajuda da fita poder-se criar uma vedação de qualquer formato (redondo, quadrado). Via de regra, essa variabilidade é utilizada apenas para a confecção de canteiros, uma vez que os canteiros são predominantemente retangulares, o que simplifica muito a colheita.
O custo, dependendo da largura da fita, varia de 250 a 490 rublos por rolo.
Labirinto
Se a fita de meio-fio lembra um pouco o revestimento de borracha durável ao redor da cama, principalmente para manter sua forma, a cerca do labirinto não apenas suportará o formato da estrutura, mas também dará a ela uma aparência variada. Isso é obtido por meio de uma variedade de modelos. Existe uma linha de produtos que imita pedra, tijolo, metal e madeira. A aparência de qualquer tipo de produto apresenta saliências que, dada a textura robusta, tornam o modelo quase totalmente invulnerável, mesmo que a estrutura seja tocada pelo cortador de grama.
E essa resistência às influências não é acidental. O fato é que a exploração do labirinto não se limita a fazer um freio a partir dele. Os elementos são bastante adequados para traçar um caminho de jardim a partir deles. Essa borda é vendida em caixas de 8 peças, o comprimento de cada elemento é de 3 m e a altura é de 8 cm. Há outra característica em tais parâmetros: você não pode fazer uma estrutura alta com ela. Quanto à montagem, não haverá problemas, pois os elementos são conectados com os pregos plásticos disponíveis no kit. Os furos já foram feitos.
O preço por pacote varia de 500 a 800 rublos.
Placa de jardim
Uma tábua de jardim é um análogo de plástico a uma tábua de madeira. Sua largura não ultrapassa 15 cm e seu comprimento é de 3 metros. Mas se necessário, com a ajuda de fechos especiais (grampos), a altura da estrutura da tábua de jardim pode ser "aumentada". As extremidades laterais dessas placas possuem ranhuras e fixações, o que, como nos casos anteriores, simplifica a montagem. Para a estética, os locais de tais conexões são fechados com um tampão decorativo. É permitida a ligação por esquinas, o que dispensa a utilização de fichas decorativas. A configuração de uma tábua de jardim só pode ser retangular e é uma das estruturas mais duráveis que resiste a qualquer pressão de terra úmida e rajadas de vento forte, já que é feita de uma combinação de serragem de madeira e plástico.
A única desvantagem é o preço alto, que, dependendo da espessura do material, varia de 400 rublos (3 mm) a 4000 rublos (60 mm) por folha.
Internet
A rede de plástico não se destina a suportar qualquer tipo de carga, pelo que é utilizada principalmente para delimitar os canteiros (canteiros de flores) em zonas ou como elemento decorativo de vedação. além do mais gazebos ou varandas parecem espetaculares, onde trepadeiras estão espalhadas em uma tela de plástico. Ele é preso a pinos da mesma forma que um elo de corrente de metal (malha). Mas, ao contrário da malha metálica, a malha plástica não enferruja, mantendo sua aparência estética.
O preço, dependendo do tamanho da célula, varia de 500 a 1200 rublos por metro quadrado.
Construtor flexível
O construtor flexível ou, como também é chamado, o construtor de jardim recebeu seu nome devido aos recursos de montagem. O projeto permite a construção de várias configurações: de 4 gons a polígonos multicamadas. Os detalhes do construtor flexível são pequenos vários elementos decorativos de pequena largura, sua altura varia de 15 a 20 cm. Esses elementos são unidos uns aos outros a partir da extremidade, o que permite criar não apenas camas poligonais, mas também camadas de várias camadas. Devido ao facto de a instalação não estar ligada ao solo (não é necessário cavar a estrutura ao solo), é permitida a utilização de um construtor flexível mesmo em solos soltos.
O preço depende da originalidade do design, varia de cerca de 350 a 1000 rublos.
Como fazer isso sozinho?
Hoje em dia, com o uso ativo do plástico (garrafas, painéis de PVC), você pode facilmente fazer seu próprio canteiro de flores ou cerca para o jardim. Isso não é feito apenas para a decoração de plantações em socalcos, mas também para colocar as coisas em ordem no jardim. Já para as plantações, por exemplo, as plantações de morango, então, ao escolher a estrutura plástica certa, você pode não só facilitar a colheita, mas também aumentar a própria produtividade. Se o espaço no terreno pessoal permitir, os jardineiros experientes recomendam fazer pequenas zonas de plástico para arbustos de morango, a fim de excluir seu acréscimo. Esse zoneamento permite obter melhores rendimentos, uma vez que os arbustos não se sufocam.
Quando o sítio é pequeno, não pode prescindir de um canteiro de várias camadas, onde é perfeitamente possível combinar o cultivo de verduras (endro, salsa, alface). Em canteiros de flores com várias camadas, você também pode combinar as colheitas cultivadas. Por exemplo, pegue a camada inferior para morangos, a superior para folhas de alface e assim por diante.
O principal é que a cama mantenha a sua forma.
A maneira mais comum de fazer uma cerca para um canteiro de jardim de meios improvisados é usar garrafas de plástico de 1,5 ou 2 litros como laterais. Para melhor fixação, recomenda-se preenchê-los com areia ou terra antes de cavar no solo. Além disso, com base na nossa imaginação, formamos um canteiro de flores ou canteiro de jardim, que pode ser pintado.
Além das garrafas, os painéis de PVC, que não precisam ser novos, também encontraram aplicação no jardim. Ao contrário da madeira, este material não sofre degradação rápida, não necessita de pintura anual, pode ser facilmente lavado se necessário. Quanto ao formato de uma estrutura feita com esse material, não se compara à flexibilidade do uso de uma fita de meio-fio ou de um designer. Painéis de PVC só podem ser usados como uma caixa quadrada ou retangular para envolver canteiros para evitar derramamento de solo ou erosão. Não se esqueça que, devido às suas habilidades, eles não suportarão a grande pressão da terra. Os painéis podem ser fixados pelos cantos disponíveis nas lojas, que ficam escondidos no interior da estrutura a ser erguida.
Para canteiros de flores, via de regra, não são utilizados painéis de PVC.
Essas caixas também podem ser feitas de peitoris de janela de plástico antigo, que, em comparação com os painéis de PVC, são mais duráveis e resistentes à luz solar. Uma vez que os peitoris das janelas são bastante largos, a própria caixa pode ter a mesma largura, se necessário. Isso é importante para uso como estufa ou miniestufa. Se necessário, peitoris de janela antigos podem ser cortados com uma serra. As tiras preparadas nas dimensões exigidas são aparafusadas por dentro com parafusos nos cantos de metal. Isso dará à estrutura uma aparência inseparável. Se você tentar desmontá-lo e montá-lo, ele se tornará rapidamente inutilizável. Para estender a funcionalidade da caixa fabricada, é recomendável que você se limite, se necessário, para transferi-la para outro local. Essa necessidade surge em regiões onde são observadas fortes geadas no inverno, devido às quais o plástico racha. E também a causa da deformação, caso não sejam mantidas as proporções necessárias, pode ser a pressão no interior da terra, uma vez que a estrutura não requer escavações profundas. Para evitar isso, é necessário, se a caixa for muito comprida, organizar as amarrações laterais no interior a uma distância de 1 metro. Eles podem ser feitos de qualquer metal, hastes de madeira.O principal é que eles conectam lados opostos.
Na hora de fazer uma caixa de plástico, é recomendável ter o cuidado de instalar as pernas nos cantos, o que permitirá não cavar a caixa no solo, mantendo a altura. Para a confecção das pernas, são utilizadas colunas, que devem ser 20 centímetros mais altas que a caixa preparada (é a parte que irá embora quando instalada no solo).
Freqüentemente, as caixas de plástico também são usadas para as camas, que possuem vários recursos. Pode ser um canteiro de flores portátil ou um canteiro de jardim. Se você colocar a caixa uma em cima da outra, a cama vai ficar bem alta, o que é importante para idosos e obesos, pois facilita a capina. Além disso, a cultura, neste caso, não entra em contato com o terreno aberto. Conseqüentemente, a quase completa ausência de ervas daninhas, e também exclui o contato da raiz ou cultura da raiz com insetos que vivem no subsolo. Para não se decepcionar com essa estrutura, é necessário cobrir o fundo com agrofibra, serapilheira ou spunbond (material não tecido) para evitar que a sujeira saia da caixa. Alguns jardineiros chegam a usar polietileno para essas finalidades, mas, neste caso, a probabilidade de apodrecimento da colheita ou raiz aumenta, uma vez que o polietileno retém umidade. Para evitar isso, você deve sempre manter a rega sob controle ou fazer vários furos no filme. Devido ao solo estagnado para o cultivo de culturas perenes, a construção de caixas não é adequada.
Assim, decorar um terreno pessoal com plástico tem uma série de vantagens do que usar madeira e metal. Não se trata apenas da praticidade do material (apodrecer, enferrujar é incomum), mas também da sua disponibilidade, bem como da facilidade de instalação. Para o design estético, não é necessário correr até a loja e gastar dinheiro, por exemplo, em pranchas de jardim.
Alternativamente, em mãos habilidosas, ambos os painéis de PVC e peitoris de janela antigos ou garrafas de plástico ficarão bem.
Dicas úteis
Aqui estão algumas dicas úteis de jardineiros experientes.
- O principal é planejar a aparência da cerca, estudar as características dos modelos de plástico e os requisitos para o cultivo de uma determinada cultura.
- Para evitar a deformação em canteiros de flores grandes, é melhor usar plástico durável.
- É melhor escolher uma cerca para o canteiro mais alto. Isso se torna um obstáculo para a entrada de sementes de ervas daninhas de fora.
- Para o inverno, as cercas de plástico são melhor armazenadas em uma área de armazenamento quente. Se os invernos na região não forem rigorosos, você pode ir embora, apenas a cerca precisa ser preenchida com terra e coberta com topos secos.
Você pode descobrir como fazer camas de painéis de plástico com as próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.