Camas WPC
A questão de arranjar espaço de terreno e camas é, talvez, antes de todo proprietário de uma casa de campo de verão suburbana, uma vez que é necessário não apenas arranjá-la lindamente, mas também torná-la o mais conveniente e funcional possível. Isso é especialmente verdadeiro para pequenas áreas onde cada metro quadrado deve ser útil. Uma excelente solução para o problema é a construção de camas em WPC - um compósito madeira-polímero, que não é inferior a outros materiais em termos de características (e em alguns casos até as supera) e tem um custo muito atraente.
O que é isso?
Infelizmente, nem todo proprietário de terras sabe que tipo de material se trata, portanto, na maioria dos casos, utiliza-se madeira ou ardósia velha para delimitar os canteiros, cuja vida útil deixa muito a desejar.
O compósito polímero-madeira pode ser chamado com segurança de o mais novo material progressivo e até único, pois combina as melhores qualidades de outros tipos de matérias-primas - alta resistência à umidade, vida útil e aparência muito longa, o mais próximo possível da madeira comum. Além disso, o WPC é um material ecologicamente correto que não se decompõe, liberando substâncias nocivas no solo.
Portanto, você não pode se preocupar com a saúde e os benefícios das plantas cultivadas em tais canteiros.
Este material é feito de partículas de madeira trituradas mantidas juntas por um componente de polímero. O processamento tecnológico permite dar ao material qualquer forma, incluindo pranchas comuns, que são posteriormente utilizadas para cercar os canteiros.
Além do mais, O WPC é usado ativamente na construção, arranjo de decks e melhoria de terraços campestres.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro material, o WPC tem suas próprias vantagens e desvantagens, que afetam as peculiaridades de seu uso. É por isso antes de decidir por um composto de polímero de madeira, você precisa se familiarizar mais detalhadamente com suas características positivas e negativas.
Para começar, considere as vantagens das camas WPC.
- Devido ao fato do material ser impermeável à umidade e ao gelo, e também resistente ao apodrecimento e ao mofo, sua vida útil pode ser de 20 anos ou mais. Mas isso ocorre na ausência de danos mecânicos - cavacos, fraturas e arranhões profundos.
- As placas feitas desse material também são resistentes à luz solar direta. Eles não desbotam ou secam, ao contrário dos produtos de plástico.
- Este material pode suportar até as cargas mais pesadas, por isso não se deforma sob a pressão do solo. Além disso, você pode utilizar as ferramentas com segurança, sem medo de danificar a superfície das placas, pois possuem um alto grau de resistência.
- O composto de polímero de madeira se distingue por sua segurança e respeito ao meio ambiente. Não emite substâncias tóxicas para o solo, também não se deforma sob a influência de altas temperaturas e não se presta à combustão.
- As placas WPC têm um alto grau de condutividade térmica, de modo que as raízes das plantas aquecem, o que terá um efeito benéfico em seu crescimento e produção.
- Deve-se notar a aparência cuidada do material e o cheiro refinado de madeira inerente a ele.
- Graças a uma tecnologia de produção especial, o material pode receber qualquer textura e cor.
- As estruturas feitas de placas WPC são muito fáceis de montar e desmontar, então você não terá problemas ao construir canteiros.
- A vantagem é que esse material é despretensioso no cuidado e no processamento. Os produtos não necessitam de impregnação regular com compostos especiais e posterior pintura. Basta limpar com um pano úmido ou enxaguar a sujeira com água corrente.
Apesar de tal lista de características positivas, as camas feitas com este material também apresentam algumas desvantagens que também devem ser levadas em consideração.
Em alguns casos, madeira de baixa qualidade pode ser usada no processo de produção - com umidade acumulada, que durante a operação causará mofo. Para prevenção, é melhor tratar periodicamente a superfície com uma solução protetora especial. E também, para prolongar a vida útil, recomenda-se recobrir o material com uma composição especial que amenize os efeitos dos raios ultravioleta.
Variedades
As camas feitas de composto de polímero de madeira podem diferir não apenas em suas dimensões, mas também em alguns outros parâmetros. Essas diferenças são ditadas pela finalidade a que se destina o projeto. Vamos considerar mais detalhadamente a variedade de tipos e formas, bem como as características de sua aplicação.
Padrão
Os canteiros padrão não podem ter mais de 9 m de comprimento e uma altura - na maioria das vezes, menos de 25 cm. Esta opção é a mais fácil de fabricar e é bastante adequada para jardineiros novatos. A principal característica de tais canteiros é a facilidade de manutenção (escavação, remoção de ervas daninhas, amontoamento e irrigação), facilidade de plantio e colheita. E também, tal cama exigirá menos material agregado, o que reduzirá significativamente o custo de toda a estrutura.
Pegue uma cama standard do WPC, e depois cuide dela pela maioria das pessoas, principalmente porque você encontra à venda opções prontas com estruturas pré-fabricadas, feitas levando em conta todas as nuances.
Mas, é claro, também há desvantagens nessa solução. Por exemplo, em locais com alto nível de lençol freático e em leito baixo, a camada de terra onde é feita a semeadura será mais úmida - às vezes a situação pode piorar antes mesmo de a água estagnar nas depressões.
E também vale a pena considerar suas capacidades físicas, já que o design é bastante baixo. Embora seja tecnicamente mais fácil de manter, curvar-se constantemente no chão e agachar pode não ser saudável em certas situações.
E, é claro, o fator natural não pode ser descartado. Para estruturas com laterais baixas, também é importante levar em consideração o fato de que o vento pode facilmente transportar sementes de várias ervas daninhas, o que irá dobrar, senão triplicar, os esforços para manter o jardim em uma bela forma (especialmente se forem plantas ornamentais crescer nele).
Alto
Os canteiros com cerca alta (até 40 cm ou mais) são a escolha dos jardineiros mais experientes, que também têm aptidões para a construção, uma vez que a sua construção exige muito esforço. Eles parecem incomuns, representam um prazer mais caro. (afinal, uma grande altura lateral requer muito composto de polímero de madeira com o mesmo perímetro). E às vezes entre eles, se você tiver várias camas altas, às vezes é difícil de manobrar.
Em altitudes mais elevadas (por exemplo, no topo de morros), na ausência de quaisquer obstáculos ao vento, pode ocorrer intemperismo da camada superficial do solo, que é o mais fértil.
Mas essas camas são mais convenientes para manutenção - a fim de para remover a erva daninha, você não precisa se abaixar o tempo todo, o que é especialmente verdadeiro para pessoas com problemas de saúde nas costas e na coluna.
Uma cama alta também sofre menos com as sombras lançadas por outros objetos. E em áreas úmidas, esse jardim não será inundado pelo solo, estagnação e outras águas.
Caloroso
Uma cama quente (ou seja, uma cama feita de composto de polímero de madeira com uma estufa embutida) é usada para o cultivo de variedades de plantas termofílicas. Considerando que as estufas modernas são predominantemente semicirculares em diâmetro, é provável que um lado alto não se encaixe em tal estrutura, então em tal cama você terá que usar apenas a opção com uma cerca baixa. Portanto, uma cama quente herda pelo menos parte dos prós e contras do design clássico usual.
Uma cama baixa e quente armazenará água e pode ser fisicamente entediante de manter, especialmente quando você considera as condições térmicas sob a cúpula.
Mas os custos baixos, bem como a facilidade de planejamento e instalação de estruturas para tal cama, podem ofuscar essas desvantagens.
Existe a opção de usar camas quentes e sem cobertura superior. Neste caso, o processo acelerado de maturação da cultura é garantido pelo aquecimento do solo através das faces altas da estrutura, o que contribui para um efeito positivo nas raízes das plantas e no seu rápido crescimento.
O que você precisa construir?
Além das placas KDP, para a construção dos canteiros, também é necessário adquirir mais algumas peças e ferramentas adicionais. Para entender que tipo de componentes podem ser necessários, você deve primeiro decidir sobre o tipo de canteiro, só então prosseguir com a seleção subseqüente de elementos e determinar seu número. Vale ressaltar que você pode adquirir um kit pronto que inclui todos os materiais e fechos, mas pressupondo a confecção de uma moldura apenas de determinados tamanhos e formas.
Depois de ter decidido e ter pelo menos uma ideia aproximada do próximo trabalho, você precisa selecionar os materiais apropriados.
- Em primeiro lugar, essas são as próprias placas WPC, com as quais você deve trabalhar. Em alguns casos, são usados painéis compostos de polímero de madeira, que têm uma largura menor - até cerca de 300 mm. Eles são conectados entre si por meio de um mecanismo especial, que permite regular mais a altura das camas.
- Você precisará de conectores para ajudar a manter os cantos juntos. Muitas vezes, este elemento é equipado com pernas que fixam a estrutura no solo, mas muitas vezes há casos em que são usados laços de canto simples.
- Para prender placas e conectores, os parafusos auto-roscantes são usados com mais frequência, cujas dimensões são ligeiramente menores do que a espessura da placa. Juntas de pivô e parafusos comuns são menos comumente usados, mas seu uso também é apropriado.
- A ancoragem no solo pode exigir pequenos pedaços de madeira ou tubos de metal. Vale ressaltar que ambos os tipos de fixadores devem ser pré-tratados com agentes protetores que irão prevenir os processos de decomposição e ferrugem.
Além de todos os componentes, também é necessário adquirir ferramentas de trabalho, que devem ser compostas por vários elementos.
- Você pode precisar de uma serra, serra manual ou elétrica, pois as camas vêm em muitos formatos diferentes e você precisa ajustar o comprimento e a largura das placas. Uma vez que o deck, como também é chamado o material WPC, é bastante denso, deve-se ter em mente que certas dificuldades são possíveis ao serrar.
- Uma chave de fenda manual ou uma chave de fenda mecânica será uma ferramenta indispensável para fixar as juntas de canto e as paredes da futura cama.
- Uma pá e um pequeno martelo podem ser necessários para prender a estrutura ao solo.
Como fazer isso sozinho?
Montar você mesmo a estrutura do dispositivo das camas pode não ser tão fácil quanto parece, principalmente para quem não precisou trabalhar mesmo com os materiais de construção mais simples. Mas não se desespere, pois seguindo a seqüência de ações, o processo ficará mais simples e compreensível.
O primeiro passo na construção de leitos do WPC será determinar a forma e os parâmetros da futura estrutura. O melhor é fazer um desenho detalhado, onde serão anotadas as dimensões dos acessórios e fixadores, bem como sua quantidade.
Esta etapa deve ser realizada antes mesmo da compra de todos os materiais necessários, para não se confundir com a quantidade.
Depois de determinar os parâmetros e adquirir tudo o que você precisa, você pode prosseguir para a próxima etapa - aplicando as dimensões da futura cama às tábuas e recortando as peças correspondentes. Se as camas tiverem entalhes decorativos ou um formato incomum, isso também deve ser levado em consideração nesta fase.
Em seguida, você precisa levar em consideração todas as nuances do uso posterior das camas. Se você deseja criar estruturas de uma determinada altura sem a intenção de mudar nada, é recomendado usar elementos de canto, cuja altura é igual à largura do quadro WPC. Se você pretende posteriormente tornar as camas mais altas, você deve usar juntas de canto maiores, deixando a oportunidade de construir as paredes da estrutura.
Após a seleção do elemento de união do canto, é necessário fixá-lo nas paredes da estrutura com uma ferramenta e uma peça de fixação. Ressalta-se que cavilhas, parafusos e outros fixadores usados não devem sair pelos furos na superfície da placa, pois a essência da fixação é fixar com segurança o elemento interno, sem danificar nenhuma das laterais. E também nesta fase são instaladas colunas, caso não existam na parte de canto.
Após a montagem completa da moldura, é necessário movê-la para o local da futura cama e, nivelada a sua posição, fixá-la no solo com o auxílio de postes. Se o solo for muito duro e for necessário facilitar a instalação da estrutura, pode-se usar uma pá, ou mergulhar o poste no solo, batendo levemente no topo da prancha com um martelo. Além do mais, é necessário instalar postes intermediários, que também devem ser cravados no solo para melhor fixação.
Para que a estrutura fique mais bem fixada ao solo, recomenda-se enterrar os postes e amassar o solo ao redor deles. Então é necessário preencher o espaço interno com terra e soltá-lo. E também nesta fase, você pode fornecer à estrutura uma resistência adicional, equipando-a com cantos de metal externos.
Seguindo essas instruções simples, você pode facilmente fazer seus próprios canteiros de qualquer formato e tamanho, e os estágios finais de todo o trabalho serão a fertilização do solo e o plantio.
Visão geral da revisão
Para entender como as estruturas de jardim desse tipo são práticas e duráveis, é recomendável ler as avaliações de jardineiros experientes que realmente experimentaram todas as nuances do uso de canteiros WPC.
Estudando as críticas, você pode ver que a maioria dos usuários está satisfeita com as estruturas de plantio de composto de madeira e polímero. O material é, de facto, de elevada qualidade e tem uma certa resistência às várias condições climatéricas, o que o torna versátil para casas de veraneio. E também, muitos jardineiros notam a facilidade de instalação da estrutura, testada na prática, e o aumento da produtividade dessas canteiras.
Infelizmente, também há críticas negativas, mas relacionadas exclusivamente com o lado financeiro da questão, uma vez que a construção de um grande número de canteiros com este material pode não estar ao alcance de todos os jardineiros. Embora, em geral, devido às suas características positivas e efeito benéfico sobre o solo, a construção de tais estruturas compensa durante todo o período de operação graças a uma rica colheita.
Para obter informações sobre como fazer camas quentes com WPC, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.