Fazendo camas com DSP

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dimensões básicas
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Visão geral da revisão

Canteiros cercados no país não são apenas um prazer estético, mas também muitas vantagens, entre elas um alto rendimento, pouca quantidade de ervas daninhas e praticidade na colheita de hortaliças, frutas silvestres e ervas. Se a decisão de construir a cerca já foi tomada, você deve escolher o material a partir do qual a moldura será montada. Um DSP é adequado para isso.

Peculiaridades

O painel de partículas de cimento é um material composto moderno a partir do qual as camadas são formadas. Tem muitas vantagens sobre materiais como madeira, ardósia, concreto. Separadamente, vale destacar a sua inocuidade para o solo e, consequentemente, para as plantas que serão cultivadas no local.

Vamos listar as características mais significativas de um DSP.

  • Resistência à umidade. Com exposição constante à água, as dimensões padrão podem mudar em no máximo 2%.
  • Força. O DSP não queima (classe de segurança contra incêndio G1) e não se desintegra com o tempo. Isso é obtido pela combinação de cimento e aparas de madeira.
  • Amizade ambiental. Quando molhadas, as tiras não emitem substâncias nocivas para o solo.
  • Fácil de usar. Para a ligação vertical dos painéis é utilizada uma betonilha de cimento, sendo os cantos fixados entre si por meio de um perfil de alumínio.
  • Baixo peso. Este material é muito mais leve que o concreto ou o cimento sem aditivos.

O DSP pode ser usado com segurança para organizar camas no país. Canteiros vedados ajudam a eliminar a propagação de ervas daninhas em toda a área, o que facilita o cuidado das plantas, em particular, a remoção de ervas daninhas do jardim. Quando há canteiros bem equipados, é mais fácil planejar a semeadura das plantas e buscar antecessoras para elas.

Do lado estético, as camas feitas de DSP no país parecem muito bonitas e asseadas.

Os benefícios de usar este material são óbvios, mas há algum mal? Há apenas um lado negativo no uso de painéis de aglomerado de cimento - o preço das tiras. É um pouco mais alto do que em ardósia ou tábuas, mas também vai durar muito mais tempo.

O âmbito de aplicação do material é amplo: é utilizado na construção, a partir dela não só constroem canteiros, mas também criam estruturas móveis, são forrados a casas e utilizados em paisagismo.

Dimensões básicas

Outra vantagem das placas de aglomerado de cimento em relação a outros materiais é a sua ampla variedade. À venda pode encontrar tiras para camas de diferentes alturas, comprimentos e espessuras. A grande variedade de placas existentes no mercado permite a montagem independente de leitos de qualquer tamanho.

Se uma pessoa decidir economizar dinheiro com um designer e equipar o site por conta própria, terá que comprar um DSP separadamente. Camadas prontas feitas de painéis de aglomerado de cimento são mais caras do que elementos individuais. Convencionalmente, todas as lajes, com base em seu tamanho, podem ser divididas em vários grupos:

  • tiras finas para leitos com espessura de 8 a 16 mm;
  • DSP de espessura média - 20-24 mm;
  • lajes grossas - de 24 a 40 mm.

A divisão fornecida é condicional. Em qualquer caso, antes de comprar os materiais, é necessário criar uma planta do local e levar em consideração as condições climáticas do local onde pretende fazer um jardim ou estufa. Se na primavera o solo não esquentar e as chuvas não erodirem o solo, você pode reduzir um pouco o custo de construção de canteiros comprando um DSP mais fino.

À venda você pode encontrar chapas não padronizadas que sobraram do corte. Eles custam um pouco mais do que as tiras padrão, mas podem ser usados ​​para construir um canteiro de qualquer formato. Por exemplo, quando não há espaço suficiente para fornecer uma placa de partícula de cimento padrão, essas sobras podem ser usadas.

Dentre as faixas padrão, as mais comuns são as lajes com os seguintes tamanhos:

  • 1500x250x6 mm;
  • 1500x300x10 mm;
  • 1750x240x10 mm.

Nas dimensões dadas das lajes, o primeiro número é o comprimento do material (pode ser de 1500 a 3200 mm), o segundo é a largura (240-300 mm) e o último é a espessura (de 8 a 40 milímetros).

Separadamente, devemos falar sobre a altura do DSP. É padrão para todas as lajes, então se você precisar construir canteiros altos para não ter que se curvar durante a colheita, você terá que colocar uma tira em cima da outra e fixá-las com uma régua de cimento.

Também é conveniente usar DSP na estufa, porque aqui é imperativo equipar canteiros separados para o cultivo de vegetais na estação fria. Isso evita a morte de plantas durante uma onda de frio.

Como fazer isso sozinho?

Quando as lajes já tiverem sido compradas e levadas para a dacha, você pode começar a construir os canteiros.

Ferramentas e materiais

Para isso, preparamos as ferramentas necessárias. Se você faz uma estrutura de metal, não pode ficar sem uma máquina de solda. Você não sabe como usar, ou quer simplificar a construção de canteiros, então um martelo, uma pá, um ancinho, uma serra circular, um conjunto de ferramentas virão a calhar. Será o suficiente.

Etapas de fabricação

Após a preparação preliminar, você pode começar a montar a estrutura. Para isso, pegue cantos de metal, que serão usados ​​para fixar as placas entre si, bem como um perfil para a fixação das placas em todo o perímetro. Está enterrado no solo por 15-20 centímetros. Se o solo for mais solto, não argiloso, você terá que cavar ainda mais fundo. Se desejar, você pode soldar uma estrutura de metal.

Isso aumentará ainda mais a vida útil da cerca.

Se você não fizer uma base de metal, os próprios lados serão enterrados no solo, para que se segurem com firmeza e não caiam com ventos fortes. Você pode conectar corretamente as tiras com um canto galvanizado, que é adequado para uso ao ar livre. As empresas que se especializam na venda de placas de DSP para leitos, na hora da venda, oferecem fixadores especiais no kit, portanto não é necessário adquiri-los separadamente. É importante não se esquecer de usá-los durante a instalação.

Quando a caixa está pronta, o meio é preenchido com terra. É melhor colocar uma rede de metal por baixo do fundo, para evitar que apareça uma toupeira no jardim. A terra é despejada dentro da estrutura e o solo é nivelado, após o que os vegetais podem ser semeados. Mas é melhor comprar outra laje DSP - ela pode ser usada como uma fôrma de fundação - e preenchê-la com concreto. Assim, você pode obter uma versão aquecida das camas, que é perfeita para a primavera rigorosa e o verão frio.

Visão geral da revisão

Tendo estudado as inúmeras resenhas em publicações especializadas e na Internet, podemos concluir sobre a durabilidade das camas do DSP. Os fabricantes afirmam que essas tiras durarão cerca de 50 anos. É claro que eles não permanecerão tanto em sua forma original. Os jardineiros dizem que é melhor pegar uma placa com espessura de 16 mm ou mais, porque tiras mais finas são suscetíveis a deformação em temperaturas acima de 25 graus Celsius. Você não pode simplesmente pegar 4 placas longas e fazer uma base. Eles vão se dobrar, cair, deformar. Você ainda precisa de uma montaria. É melhor cortar grandes placas em folhas menores de DSP e construir uma base mais resistente com elas.

Em caso de chuvas fortes, o material não incha, apodrece ou vai para o subsolo, ao contrário da madeira. Alguns residentes de verão usaram o DSP como um caminho no jardim e depois de 3-5 anos no solo não viram nenhuma mudança radical na estrutura das lajes.

É problemático remodelar essas cercas. Se uma reforma do local for planejada em alguns anos, é melhor não cercar os canteiros com painéis de partículas coladas com cimento. Então você tem que desenterrar tudo, desconectar, transferir, e isso é longo e inconveniente. Se a pessoa não tem certeza se quer deixar o jardim em um lugar por 30 anos ou não, é melhor não usar esse material.

UMA os residentes de verão também falam sobre a necessidade de reforçar adicionalmente a estrutura com reforço. Isso é necessário para que a cama não fique redonda após a primeira temporada. Este é frequentemente o caso com áreas vedadas feitas de ardósia plana. Isso raramente acontece com o DSP. Basicamente, isso acontece quando as folhas não estão devidamente coladas.

Alguns jardineiros viram-se confrontados com o facto de as folhas terem de ser encomendadas através da Internet, visto que este material é ainda novo e pouco difundido. Portanto, se você comprar apenas algumas peças, terá que procurar bem um fornecedor, porque os materiais de construção geralmente são vendidos a granel ou a partir de um determinado número de unidades.

Em qualquer caso, há mais vantagens do que desvantagens nas camas com painéis de partículas de cimento. Esta é uma opção muito boa para decorar não só canteiros, mas também grandes canteiros de flores e gramados.

Como fazer sozinho uma cama quentinha com DSP, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário