Tudo que você precisa saber sobre peras

Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Nuances de cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Um pomar de peras é tanto uma decoração do local quanto frutas maravilhosas, mas tudo isso está sujeito ao cuidado adequado. Portanto, ao escolher essa muda de árvore frutífera e plantá-la, é preciso considerar tudo o que há para saber sobre peras.

O que é isso?

A pêra é uma árvore bastante popular que pode ser encontrada em muitos campos e jardins. Sua característica atrai os veranistas, que acreditam que a pereira, embora precise de alguns cuidados, não pode ser considerada difícil.

O habitat desta árvore frutífera é bastante extenso. É cultivada com sucesso tanto na região sul como na faixa do meio, obtendo excelentes frutas suculentas com o devido cuidado. Mas mesmo em regiões mais frias, por exemplo, na Sibéria e no Extremo Oriente, uma pera cresce bem, floresce e dá frutos, basta prestar atenção especial à sua proteção no inverno.

Em geral, a planta se sente tão bem tanto no Território de Krasnodar e na Região de Moscou, como também nos Urais e no Território de Primorsky. O principal é escolher a variedade certa para uma determinada região.

Se você se aprofundar um pouco mais na descrição botânica, poderá observar algumas características:

  • a pera pertence à família Pink, que possui cerca de 60 variedades de árvores e arbustos;
  • as folhas são verde-escuras e ovais ou arredondadas, ligeiramente pontiagudas nas pontas, os pecíolos das placas foliares são longos, o arranjo das folhas é em espiral;
  • a árvore tem uma espécie de inflorescência em forma de guarda-chuva, na qual surgem de 6 a 12 flores brancas, rosa ou branco-rosadas, a pêra começa a florescer em maio e agrada com suas delicadas flores por cerca de duas semanas;
  • os frutos de árvores de diferentes variedades podem diferir em cor, tamanho, mas a forma é principalmente oblonga-arredondada, o tempo de amadurecimento cai em agosto-setembro, dependendo da variedade e região de crescimento;
  • o sistema radicular de uma pêra é uma raiz principal perene e com crescimento excessivo, enquanto a raiz vertical penetra profundamente no solo, os ramos horizontais estão localizados a uma profundidade de não mais de 20 cm, mas sua propagação do tronco se estende até 3 metros.

A árvore vive por 50-60 anos, mas sua frutificação continua por 20 anos. Os primeiros frutos podem ser removidos da pêra por 3-5 anos de vida da árvore. Muitos veranistas escolhem esta árvore frutífera para o cultivo em suas roças por causa das deliciosas frutas suculentas, que são boas tanto frescas quanto na versão processada em forma de geleia, compotas, geleias.

Variedades populares

Apesar de existir uma variedade de variedades de peras de jardim com características próprias, conforme indica a sua descrição, os criadores não param o seu trabalho. Cada nova variedade pode ter diferenças significativas em relação às suas predecessoras, mesmo que a parte externa da árvore seja exatamente igual. Os especialistas estão trabalhando para garantir que surjam variedades com características diferentes que satisfaçam muitos jardineiros.

Por exemplo, eram especialmente resistentes à geada, com forte imunidade, menos suscetíveis a doenças, dando uma colheita mais impressionante.

Existem muitas variedades, consideraremos apenas algumas.

  • Lada. A variedade é resistente ao frio do inverno e à seca, resiste bem a doenças fúngicas. As peras são de cor amarela, em locais com leve tonalidade vermelha, pesando 150 gramas. Os frutos distinguem-se pelo sabor agridoce e pela polpa densa. Refere-se às variedades do início do verão. Os frutos são mal armazenados.
  • Catedral. Uma pêra com sabor azedo, tom esverdeado, superfície brilhante, peso não superior a 100 gramas. As frutas se prestam bem ao transporte e armazenamento, a variedade é de médio ano.
  • Chizhovskaya. Esta variedade não tem medo de geadas prolongadas e doenças fúngicas. Os frutos são amarelo-esverdeados com presença de blush. A polpa é branca e friável, o sabor é agridoce.
  • Moscovita. Refere-se às variedades do início do outono. O fruto é amarelo claro com inclusões verdes. Apreciada por sua polpa suculenta e aromática.
  • Fabuloso. A variedade é representada por árvores altas, que dão frutos bastante grandes, com 250 gramas. As peras são amarelo-esverdeadas, suculentas, é preferível comê-las rapidamente ou processá-las, pois esses frutos não se destinam ao armazenamento por longos períodos.
  • Pervomaisky. Uma variedade de inverno cujos frutos amadurecem apenas em meados de outubro e, em condições de conservação adequadas, não perdem o sabor e o aspecto atraente durante vários meses. As peras são colhidas verdes, mas ficam amarelas durante o armazenamento.

Aterrissagem

O plantio de peras, como muitas árvores, é realizado na primavera e no outono. A escolha é feita pelo próprio jardineiro, levando em consideração suas preferências pessoais e talvez as circunstâncias. Mas a maioria está inclinada a acreditar que é mais correto e melhor para uma árvore se ela for plantada no outono.

O local é escolhido no lado oeste, sul ou sudoeste. O local deve ser ensolarado, mas vale considerar que a pêra não gosta de calor. Idealmente, o solo é escolhido de terra preta; solo de floresta cinza com argila é adequado. Solo arenoso ou argiloso muito pesado - não para uma pêra.

É bom se o local de pouso for uma pequena colina, o declive serve.

A prática mostra que as peras plantadas no outono enraízam muito melhor, têm uma imunidade mais forte a várias doenças e pragas. Mas o plantio de outono também apresenta desvantagens, principalmente em regiões de clima frio. Uma muda jovem pode ser danificada se não for devidamente coberta e protegida de roedores, que gostam de se alimentar da casca das árvores no inverno.

A cova é preparada com antecedência, pelo menos duas semanas antes do plantio. A muda deve ser imersa em água por várias horas para que as raízes fiquem saturadas de umidade e se tornem elásticas. Ao comprar, você deve examinar cuidadosamente as raízes. Se até mesmo pontas ligeiramente podres ou, ao contrário, secas forem notadas, é melhor recusar tal muda.

Adiciona-se ao solo composto, estrume podre, superfosfato, que foi retirado da cova, e tudo isso é misturado. Em seguida, parte da terra é despejada na cova, formando um monte. Uma muda é colocada sobre ele e as raízes são cuidadosamente espalhadas em diferentes lados do monte, então o solo é derramado, levemente socado. Em seguida, despeja-se o resto, não esquecendo que em nenhum caso o colo da raiz deve ser coberto, ele deve ficar acima do solo a uma altura de 3-4 cm.

Em seguida, o solo é bem pisado, a muda é regada com 2-3 baldes de água, após o que o círculo próximo ao tronco é coberto com serragem. Você precisa cravar uma estaca forte no solo e amarrar uma muda a ela. O plantio da primavera ocorrerá exatamente com o mesmo algoritmo, com a única diferença de que a cava foi preparada desde o outono.

Nuances de cuidado

Para cultivar uma árvore saudável, bonita e frutífera, você precisa cuidar dela adequadamente. Crescer implica que a preparação será feita regularmente e não em uma base ad hoc.

Top curativo

Após o inverno, o material de cobertura é retirado da pera, se for uma região fria e a árvore for jovem, então é feito o afrouxamento e em seguida são aplicados os fertilizantes. Na primavera, a pêra deve ser alimentada com fertilizantes de nitrogênio, escolhendo qualquer opção conveniente: enterrar os grânulos no solo úmido do círculo do tronco ou diluir com água e água.

O que exatamente deve ser feito com o fertilizante estará escrito na embalagem. Este algoritmo deve ser seguido. A primeira alimentação é feita antes do início do fluxo de seiva.

O segundo curativo é feito após a floração para melhorar a qualidade do fruto. Nessa época, é introduzida a matéria orgânica ou nitroammofos. Em junho, a pêra precisa novamente de nitrogênio, mas já na forma de alimentação foliar, é necessário diluir o fertilizante e borrifar na árvore. Este procedimento pode ser repetido após duas semanas.

Em julho, a árvore precisa ser fertilizada na forma de potássio e fósforo, mas o solo já está fertilizado no círculo próximo ao tronco. No outono, a árvore não pode ser alimentada, você pode misturar superfosfato de cloreto de potássio (uma e duas colheres de sopa), para as árvores jovens será útil tratar o círculo do tronco da árvore com cinzas enquanto escava o solo.

Poda

Recomenda-se a poda na primavera, quando o fluxo de seiva ainda não começou. Neste caso, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 5 graus com um sinal negativo. Corte os galhos velhos congelados e secos, além disso, remova aqueles que crescem para dentro. A pêra tende a engrossar a coroa, o que interfere no amadurecimento da fruta. Portanto, a poda geralmente é feita no verão também.

A poda sanitária também é realizada no outono. Mas ao mesmo tempo, vale a pena considerar as peculiaridades da região, você precisa não só ter tempo para fazer isso antes da geada, mas também dar tempo para a árvore se recuperar. Todas as seções são tratadas com gramado.

Wintering

A preparação para o inverno consiste em vários procedimentos importantes:

  • cavar círculos próximos ao tronco;
  • as árvores são regadas abundantemente;
  • o solo sob as árvores está coberto de serragem.

E então tudo dependerá da idade da árvore. As mudas jovens são cobertas com ramos de abeto abaixo, os ramos são cuidadosamente amarrados, a muda é embrulhada em estopa. Uma árvore adulta não precisa de tal abrigo, mas os troncos devem ser protegidos de roedores por material de embalagem tratado com um dissuasor, que pode ser comprado em qualquer loja de jardinagem.

E então você só precisa jogar neve na árvore quando ela cair.

Métodos de reprodução

Você pode propagar uma pêra de diferentes maneiras. Mas existem métodos que são muito longos e nem sempre conduzem ao sucesso. Portanto, muitos residentes de verão escolhem as opções que parecem mais adequadas.

  • Ao escolher a propagação usando camadas sob a árvore é colocada uma caixa com solo fértil, são feitos cortes no galho inferior, baixados para dentro da caixa, presa com grampo de cabelo e polvilhada levemente com terra. Para acelerar a formação de raízes, o galho é regado com Kornevin. O processo de formação é bastante longo. No outono, você não deve separar as camadas da árvore, elas isolam bem e polvilham a caixa com neve. E já na primavera, com o início do calor, você pode separar as camadas e transplantar para outro local.
  • Se o método de semente for escolhido, então eles são colocados no solo no outono. Turfa, serragem, areia são despejados em caixas com sementes, a mistura é constantemente umedecida e mantida em uma sala fria. Assim que aparecem os brotos, a temperatura é ainda mais reduzida. É assim que as sementes hibernam. E na primavera podem ser plantados no solo, onde crescerão durante todo o verão.
  • Se você decidir colher mudas, é preciso pensar nisso, mesmo no inverno. Para fazer isso, encontre um galho maduro, quebre-o em vários lugares. Os locais de quebra são embrulhados com gesso. Isso é feito para que as substâncias conectivas para o crescimento se concentrem nesses locais durante o inverno. Na primavera, o galho será dividido em estacas, o gesso é retirado e colocado em um recipiente com água. Em cerca de um mês, a formação da raiz começará.

Quando o comprimento chega a 5 cm, as mudas podem ser plantadas em terreno aberto, e depois cuidar delas: regar, alimentar, proteger de pragas, soltar o solo e remover ervas daninhas.

Doenças e pragas

O controle de doenças e pragas costuma ser muito tedioso e nem sempre bem-sucedido, portanto, faz muito mais sentido prevenir todos esses problemas. Para fazer isso, as árvores no início da primavera precisam ser pulverizadas com o líquido Bordeaux. Esse tratamento é capaz de proteger as árvores de muitas doenças, por exemplo, sarna, oídio, podridão de frutas. Você também pode tratar as árvores com "Zircão" ou "Ecoberin".

As árvores precisam ser constantemente inspecionadas para detectar os problemas a tempo e iniciar uma briga imediatamente. Há um grande número de ferramentas, mas ao mesmo tempo o jardineiro escolhe quais drogas usar. Cada vez mais, a opinião dos residentes de verão concorda em uma coisa: o líquido bordalês é o melhor para uma série de doenças.

Mas se a árvore já está afetada, eles agem assim: todos os brotos e folhas doentes são cortados e queimados. Os locais dos cortes são tratados com sulfato de cobre, deixados secar e depois cobertos com var. Em seguida, a árvore é bem borrifada com o líquido bordalês, diluído de acordo com as instruções indicadas na embalagem, pois existem diferentes opções: na forma de pó, na forma líquida concentrada. Além disso, você também precisa regar o solo no círculo do tronco.

Este tratamento é repetido uma semana depois.

Desde que a árvore esteja doente e os frutos já estejam amadurecendo, vale a pena usar meios seguros, como a "Fitosporina", que ajuda a combater com segurança uma série de doenças fúngicas.

Quanto às pragas, medidas preventivas também podem ajudar aqui, e aqui você pode usar métodos populares. Por exemplo, dilua sabão de alcatrão em água, adicione cinzas e borrife as árvores. Qualquer outro sabonete é adequado para essa mistura. A mesma solução é ótima para lidar com pulgões e vários ácaros. Além disso, nas lojas você pode comprar uma variedade de produtos, e está sempre indicado de quais parasitas específicos eles vão ajudar a se livrar: "Dos pulgões", "Dos ácaros", etc. "Sabonete verde" ajuda muito bem no enfrentamento com pragas. É vendido em práticos frascos de spray, você não precisa diluir nada, mas pode começar a trabalhar imediatamente.

E, novamente, vale lembrar que todo tratamento químico é bom quando ainda não há fruto na árvore. Se eles já estiverem maduros, você deve recorrer a métodos populares, usar uma solução de cinzas, sabão, amônia.

Para que os insetos não tenham chance de começar na casca das árvores e no inverno ali, todas as folhas devem ser retiradas e queimadas no outono, e antes do inverno, o círculo do tronco e os galhos devem ser tratados com líquido bordalês ou sulfato de cobre.

Além do mais, O cuidado adequado ajuda a evitar o aparecimento de pragas e doenças. Isso inclui o regime de rega correto e afrouxamento, alimentação oportuna e poda correta. Somente uma abordagem integrada permitirá que você cultive uma pêra saudável e colha uma boa colheita todos os anos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário