Como cultivar uma muda de pêra a partir de sementes?
Cultivar uma árvore inteira a partir de uma semente de pera é uma tarefa séria. Mas factível. Embora existam muitas nuances, condições, requisitos, com a abordagem adequada, tudo pode ser feito. Escolha um material, encontre um recipiente e o solo certo, cumpra todos os requisitos de plantio - é isso que você tem que passar. E depois ainda organizar a árvore em crescimento com todo o cuidado e levá-la à fase de enraizamento em campo aberto.
Seleção e preparação de material
Este é um processo lento, as próprias sementes germinam lentamente. Mas uma fruta é bem capaz de dar várias mudas, ou seja, as chances de sucesso aumentam já no início. Para pegar o material, é necessário cortar uma pêra madura e de formato bonito, sem falhas, com uma faca no outono ou até no inverno. Retire com cuidado as sementes do interior e transfira-as para um pires pequeno e limpo. Adicione água morna (mas não quente) ali, isso é necessário para lavar as sementes.
O próximo passo é verificar a germinação das sementes. A coloração com solução de índigo carmim (assumindo 2 g por litro de água) é uma boa maneira de fazer isso. Por um dia, as sementes de pêra são embebidas em água, depois se retira a casca delas com uma agulha, o material é enviado para a solução. Os grãos precisam ser mantidos por 3 horas, depois retirados e analisados. Se a semente for forte, a solução não agüentará, mas a fraca mudará de cor (completamente ou em alguns lugares).
Acredita-se que as melhores sementes apresentam frutos com desenvolvimento adequado, crescendo na parte periférica da copa. Existe uma condição melhor para a formação dos ovários e a iluminação é ótima.
Vamos descobrir quais procedimentos preparatórios são necessários.
- Rubor... Se não for feito, vestígios de suco e / ou polpa permanecerão nos ossos e microorganismos patogênicos irão "picá-los". Este último pode se tornar um obstáculo ao crescimento normal das mudas.
- Secagem... Por 24 horas após a lavagem, as sementes vão secar. Depois disso, é necessário inspecionar suas cascas, que devem estar intactas, para que durante a estratificação a muda simplesmente não apodreça.
- Estratificação... Novamente, as sementes terão que ser enxaguadas e colocadas em um pedaço de gaze limpa e úmida. Apenas uma semente madura pode ser plantada em um vaso. No início, será um pequeno recipiente, que será substituído por algo mais volumoso à medida que a pêra for crescendo.
Podemos insistir na estratificação com mais detalhes. Turfa, serragem e areia umedecida podem ser misturados em partes iguais. As sementes são enviadas para uma mistura que lhes é confortável e, assim que seca, é umedecida novamente. Você também pode fazer isso: coloque um pano úmido em um recipiente, coloque as sementes por cima. E esse recipiente é enviado para a geladeira por 3 dias. Em seguida, eles o tiram e colocam em um saco. E por uma semana inteira, o material é umedecido durante a secagem, misturado.
A primeira etapa - a seleção das sementes com posterior preparo - não é tão difícil.
Você pode tentar isso com um lote inteiro de sementes (ou seja, usar várias frutas), para que possa escolher a opção mais forte e viável.
Solo e capacidade
A opção mais popular é recipientes de plástico. Mas os potes de turfa também estão se tornando cada vez mais procurados. Existe um recipiente reutilizável, deve ser limpo, enxaguado com uma solução de manganês e devem ser feitos orifícios de ventilação. A parte inferior do objeto é forrada com perlita ou seixos. Quando se trata de potes de turfa, nenhuma manipulação é necessária com eles.
As sementes que germinam e crescem serão eventualmente transferidas para a estufa. E se não houver recipientes especiais, até vidros de plástico podem ser usados. Panelas de barro também funcionam, mas devem ser embebidas por 24 horas antes do uso. Aliás, além de seixos e perlita, o fundo pode ser forrado com cacos de barro ou tijolo quebrado.
A pêra requer solo leve e nutritivo que permitirá que a umidade e o ar passem bem. Essa mistura é fácil de encontrar no mercado especial, mas você pode sobreviver com solo de jardim comum. Só deve ser fertilizado antes do uso. E antes da fertilização, o solo deve ser desinfetado: basta mandar para o forno, acender por uma hora. Para 10 kg de solo, por exemplo, são adicionados 30 g de superfosfato, 200 g de cinza de madeira e 20 g de sulfato de potássio.
Para resumir, então mistura de solo é mais fácil de comprar na loja (se o seu próprio não for adequado), e potes de turfa são mais adequados como os primeiros recipientes. Assim que você tiver que transplantar para outro lugar, não precisará tirar a muda do vaso - o recipiente de turfa vai direto para o solo. E isso não é apenas uma questão de conveniência, mas também de diminuição dos riscos de traumatizar uma planta durante o transplante.
Aterrissagem
Apenas mudas fortes são selecionadas para a semeadura. Mas mesmo com a condição de que apenas os mais fortes tenham passado na seleção, eles devem ser colocados com a maior delicadeza. Mas antes que a pêra vá para o solo, primeiro é preciso plantar uma semente e trazê-la para o estado de muda, ou seja, tudo isso vai acontecer em casa.
O recipiente preparado é preenchido três quartos com o substrato, então as sementes de pera são colocadas a uma profundidade de um centímetro e meio no solo, uma distância equidistante deve ser mantida entre os grãos - cerca de 5–6 cm.
E para não esquecer exatamente onde a semente é plantada, pode-se marcar o local com um palito.
O que saber sobre o crescimento futuro de sementes:
- quando brota será possível enviá-lo de um recipiente pequeno para um pote maior, deve ser preenchido com uma mistura de solo nutritiva, drenada;
- quando os brotos já estão visíveis, para a planta, é preciso organizar um atendimento competente: a pêra deve ser enviada para o lado ensolarado da varanda envidraçada, mas o vaso em si deve ser sombreado, o ar é úmido e quente.
A germinação de uma muda de pêra em casa não é difícil se um local adequado foi encontrado para ela e se a semente foi submetida a uma seleção séria. E então tudo vai depender de partir. Em algumas semanas, os tiros aparecerão.
Regras de cuidado
As mudas ficarão mais confortáveis em casa a uma temperatura de 18 a 20 graus. A umidade deve ser mantida em 60%, não mais baixa. Arejar a pêra também não faz mal. Aliás, arejar também endurece a muda, o que vai ajudar a enraizar melhor no campo aberto. Se não houver umidade suficiente, o recipiente pode ser coberto com filme plástico.
Os raios do sol não devem atingir diretamente as plantas jovens, porque elas estão repletas de queimaduras.
Existem outras características de cuidado.
- Rega... Assim que o solo estiver seco, é hora de umedecê-lo. É mais fácil fazer isso com um borrifador. Se você regar demais, a imunidade da muda diminui. E isso está repleto de infecção fúngica da planta e sua morte preliminar.
- Top curativo... Substâncias adicionais ajudarão as sementes a se desenvolverem normalmente. Os fertilizantes geralmente são aplicados após o plantio, mas apenas se o solo não for vendido já fertilizado. Nitrato de amônio e excrementos de pássaros (deve ser diluído com água: para 1 parte de excrementos 10 partes de água) será um bom adubo de cobertura para solo não preparado.
- Picking... Pode ser feito se 4 folhas verdadeiras cresceram em uma muda. Os cotilédones crescerão primeiro na pêra, depois nas placas das folhas. A coleta requer novos contêineres mais espaçosos. As plantas são umedecidas antes do transplante, depois são retiradas do primeiro recipiente com um pedaço de terra e transferidas para o próximo. Polvilhe com terra.
As mudas precisam ficar mais fortes, para isso de vez em quando vão para a rua - assim se pode endurecer uma pêra.
Plantar mudas
Um excelente período para o plantio de uma futura árvore é maio - junho. Este é um momento favorável para a melhor formação de um sistema radicular forte e desenvolvido. E ela só terá tempo de se tornar tal antes da chegada da geada.A terra onde a pêra cultivada a partir da semente será plantada deve ser drenada. Ela deve ficar ao sol pelo menos 6 horas por dia.
As notas de plantio de pera são descritas abaixo.
- É selecionado um local onde a água não estagnará. Você pode fazer assim: cavar um buraco com um diâmetro de 30 cm, enchê-lo com água. Durante o dia, a cada hora devem ser medidos indicadores de umidade. Se o nível diminuir em 3–7 cm, significa que a terra absorve bem a água.
- Você também pode verificar a água simplesmente pelo princípio de se as poças permanecem lá depois das chuvas. Eles não devem estar em um local adequado.
- Como as raízes da pereira são muito fortes, não coloque a muda perto de outras árvores - eles interferirão no desenvolvimento um do outro. O espaçamento ideal é de 7–8 m. Se variedades anãs forem cultivadas, 4–5 m.
- Um buraco é cavado para caber no tamanho da árvore e uma camada de cascalho é colocada no fundo. A pêra é transferida para o caroço, as raízes são cuidadosamente esticadas e cobertas com terra.
- Seria bom identificar uma estaca no tronco da árvore.... Será um excelente suporte para uma planta ainda vulnerável.
- Um círculo próximo ao caule é formado ao redor da pêra, após o qual a muda pode ser regada... Até que a planta ainda seja capaz de extrair água do solo por conta própria, ela precisa de ajuda. No primeiro ano, isso é absolutamente normal.
- Antes das geadas, a árvore deve ser coberta: uma camada de cobertura morta deve ser colocada em volta do tronco, em seguida, ele é coberto com neve. O próprio barril está envolto em tecido. O material não deve ser sintético - apenas natural.
É assim que, passo a passo, se consegue um excelente resultado - a partir de uma semente extraída de um fruto forte e bom, cresce uma árvore jovem e produtiva.
O comentário foi enviado com sucesso.