- Autores: seleção do Instituto de Fruticultura da Bielo-Rússia
- Apareceu ao cruzar: Tarde bielorrussa x (Bere grey x Dulia Ostsee) x Oil Rose
- Sinônimos de nomes: Pyrus communis Zaveya
- Peso do fruto, g: 180-250
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: mais perto de meados do outono
- Compromisso: sala de jantar, preparação de compotas, preparação de frutos secos
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
Um nome tão incomum para a pêra Zaveya pode encantar muitas pessoas. Mas é importante entender o que está por trás disso, quais são as características dessa cultura. E, portanto, antes mesmo de começar a trabalhar no jardim, é necessário coletar e analisar informações objetivas.
História de criação
Pear Zavey foi criado na Bielo-Rússia. E a autoria do projeto pertence ao instituto local de fruticultura. Para obter a cultura, utilizou-se a rosa tardia e oleosa bielorrussa. O sinônimo oficial do nome é Pyrus communis Zaveya.
Descrição da variedade
Pear Zaveya é uma das variedades de mesa. Forma árvores de médio porte (até 4 m). Sua coroa tem a forma de uma pirâmide. Os rebentos castanho-claros coexistem com a folhagem brilhante de tamanho médio, pintada com uma cor esmeralda escura. Nas inflorescências, coletam-se de 4 a 6 flores brancas, desprovidas de terry e diferenciando-se em uma borda uniforme.
Características da fruta
O peso normal dos frutos nesta variedade varia de 180 a 250 g e apresentam formato próximo a um cone truncado. São frutos grandes com uma cor verde dominante. Quando totalmente maduro, uma cor dourada é alcançada. Você pode armazenar a safra colhida por até seis meses.
Qualidades de sabor
A polpa da Zavea é suculenta. A descrição oficial também destaca a oleosidade de seus frutos. A parte principal esverdeada da pêra tem um sabor agridoce. Apenas uma casca fina, mas relativamente forte, estraga um pouco a impressão. A nota geral de degustação da variedade é 4,8 pontos; a colheita é utilizada principalmente para o preparo de compotas e frutas secas.
Amadurecimento e frutificação
Zaveyu é classificada como uma pêra de inverno comum. A colheita começa na primeira metade do outono. Mas, na maioria das regiões, esse período está mais próximo do meio. Acredita-se que a maturação do consumidor de peras seja atingida nos meses de janeiro e fevereiro. A primeira colheita ocorre com 3 ou 4 anos de desenvolvimento após o plantio, e no futuro será possível festejar com a safra regularmente.
Produção
Em termos de produtividade, essa árvore é muito boa. Zaveya é capaz de produzir até 50 kg de frutos por planta. É verdade que tal resultado só é alcançado com clima favorável e tecnologia agrícola extremamente cuidadosa. Mas não há nada de inesperado nisso, porque os mesmos requisitos são para outras culturas. Também é útil enfatizar que as peras colhidas podem ser transportadas por longas distâncias sem problemas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Zaveya é completamente fértil. Para sua polinização, é necessário plantar próximo a ela:
O favorito de Clapp;
O favorito de Yakovlev;
Sem sementes.
Aterrissagem
Na primavera, é necessário plantar essa pêra quando o solo estiver completamente aquecido. Este período é individual para cada ano e, portanto, não há recomendações universais. O plantio de outono é realizado aproximadamente 20 dias antes do início da geada. É preferível que a muda não brote imediatamente, ao contrário do desenvolvimento do complexo radicular. Os preparativos para o plantio são geralmente tradicionais para pereiras.
Crescendo e cuidando
As árvores Zavea jovens devem ser regadas com 20 litros de água por semana. Em seguida, eles passam a regar à medida que a superfície do solo seca. Ao plantar em um solo suficientemente nutritivo no primeiro ano, a alimentação não será necessária. Então, na primavera, as substâncias nitrogenadas são colocadas, durante a floração e a frutificação - nitroammofosk. Quando a safra é colhida, as árvores são alimentadas com fósforo e potássio.
Resistência a doenças e pragas
O risco de crostas e infecções fúngicas é relativamente pequeno. Se, entretanto, surgiram focos de lesão com crosta, é necessário combatê-los com a ajuda de "Hórus" ou permanganato de potássio. A moniliose também é perigosa. Uma medida importante de sua prevenção precoce é a caiação do tronco. Em geral, com a tecnologia agrícola racional, em 70% dos casos, problemas típicos podem ser totalmente evitados.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
É declarado oficialmente que a variedade é adequada para áreas com regime climático instável. Ao mesmo tempo, a alta robustez de inverno da planta é enfatizada. A resistência à seca também está em um nível decente. Os requisitos para a escolha do solo não diferem dos pedidos para outras variedades.
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros cresceram com sucesso por muito tempo. Esta variedade é considerada despretensiosa, normalmente não o obriga a organizar abrigos para o inverno. Sujeito às regras de cuidado, não é difícil conseguir uma colheita decente. Ao fazer isso, no entanto, o descuido e o descuido podem criar grandes problemas. Em geral, recomenda-se que a planta seja amplamente utilizada.