- Autores: Kotov L. A., Tarasova G. N. (Centro Federal de Pesquisa Agrária dos Urais do Ramo Ural da Academia Russa de Ciências)
- Apareceu ao cruzar: Tópico x Mlievskaya inicial
- Sinônimos de nomes: Pyrus communis Zarechnaya
- Ano de aprovação: 2004
- Peso do fruto, g: 115
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: de 28 de agosto a 12 de setembro
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- coroa: redondo, compacto, espalhando-se ao longo dos anos
As peras são algumas das melhores árvores e frutas para crescer por conta própria. A variedade Zarechnaya também será boa. Mas suas características devem ser estudadas cuidadosamente para excluir erros.
História de criação
Esta planta foi desenvolvida pelos criadores Kotov e Tarasova. Eles realizaram seu trabalho com base no Instituto de Pesquisas Agrárias dos Urais. Para obter Zarechnaya, as variedades Rannyaya Mliyevskaya e Tyoma tiveram que ser cruzadas. O sinônimo oficial é Pyrus communis Zarechnaya. Pear foi inscrito no registro estadual da Rússia em 2004.
Descrição da variedade
Características principais:
a formação de árvores de médio porte;
forma redonda de uma coroa compacta;
o crescimento gradual desta mesma coroa;
brotos arredondados compactamente localizados;
folhagem densa;
inflorescência do tipo corimbose;
um grande número de flores;
frutificação em lanças.
Características da fruta
São frutos de tamanho médio com um formato clássico em forma de pêra, com peso médio de 115 kg. O fruto é de cor amarelo dourado. A pelagem laranja está ligeiramente desfocada. Sinais de ferrugem não são típicos. Pedúnculo moderadamente espesso atinge comprimento médio.
Qualidades de sabor
A polpa tem densidade moderada e estrutura de grão fino. Tem um sabor doce simples. O aroma é bastante fraco. A casca é fina e dificilmente tem um efeito significativo. Informação importante:
a participação de sólidos solúveis - 11,6%;
a participação dos açúcares - 9,28%;
o conteúdo de ácidos tituláveis é de 0,45%;
coeficiente açúcar-ácido 20,6;
o exame de degustação deu uma avaliação de 4,2 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence ao grupo do início do outono. As peras são normalmente removidas de 28 de agosto a 12 de setembro. A maturação do consumidor pode durar até 1º de outubro. A formação dos frutos começa no 4º ano de desenvolvimento.
Produção
A variedade é considerada um dos tipos de peras mais eficazes. A capacidade declarada de produzir até 125 centners de frutas por 1 hectare. Zarechnaya também é promissor para fazendas privadas.
Regiões em crescimento
Essa árvore é zoneada para a região do Volga-Vyatka. Em outras áreas com climas mais amenos, é condicionalmente adequado. O pouso em regiões mais desafiadoras é pouco promissor.
Aterrissagem
Não há nada complicado neste procedimento. Você só precisa escolher um local com solo produtivo e preparar uma cava de alta qualidade com antecedência. São utilizadas mudas de um ou dois anos. Na ausência de oligoelementos no solo em quantidades suficientes, os fertilizantes terão de ser aplicados. Composição inicial ideal:
50 g de superfosfato;
0,1 kg de nitrofosfato;
10 kg de húmus (não é por buraco, mas por 1 m²);
20-25 g de sal de potássio.
Crescendo e cuidando
A rega é especialmente importante para esta planta (10 litros por semana). Em períodos de seca, é o mais relevante possível, podendo até ser mais ativo. A queda da folhagem fala do ressecamento e da morte iminente da árvore. Em algumas regiões frias, mesmo na faixa do meio, as plantas terão que ser cobertas. O abrigo é necessário pelo menos ao longo da parte inferior do tronco, mesmo para espécimes adultos.
Na primavera, o material de cobertura é removido. Nos meses de primavera e outono, o solo terá que ser solto. A fertilização com nitrogênio é aplicada no início da primavera nos primeiros 2-3 anos. Em seguida, eles passam a estabelecer curativos orgânicos. Os minerais são adicionados anualmente, porque a pêra Zarechnaya os puxa ativamente para fora do solo.
Independentemente do tipo de fertilizante, eles devem ser colocados não na própria raiz, mas na zona da copa. Eles podem ser espalhados ou colocados em ranhuras rasas. Dos compostos de nitrogênio, a uréia é o melhor para este tipo. Durante a temporada, podem ser feitos até 5 curativos (tanto com minerais quanto com matéria orgânica). São realizadas levando-se em consideração as peculiaridades do desenvolvimento da cultura e da produtividade do solo.
Resistência a doenças e pragas
O ácaro da pereira dificilmente ataca tal árvore. Mas às vezes é afetado por outras pragas. Portanto, é deliberadamente irracional prescindir de tratamentos preventivos. Também é declarada alta resistência a danos por crostas. Patologias fúngicas e virais ocorrem com tratamentos prematuros. A podridão do caule e o oídio são especialmente perigosos.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Pêra Zarechnaya resistente ao inverno. No entanto, não é sensato abusar dessa habilidade dela. A resistência ao calor e ao estresse não é caracterizada na descrição oficial. Ao mesmo tempo, sabe-se que a seca pode ter um efeito extremamente prejudicial.
Visão geral da revisão
Os produtores observam o desenvolvimento compacto das árvores.A colheita anual é agradavelmente agradável. Como a altura dos troncos é pequena, não é difícil montá-los. A cultura parece muito bonita - esta propriedade também está recebendo atenção. Os frutos parecem um pouco menos bonitos do que as flores.