- Autores: E.N. Sedov, A.V. Parshin, N.G. Krasova, M.V. Mikheeva (seleção de VNIISPK)
- Apareceu ao cruzar: Bere Tolstobezhka (Ussuriyskaya pera x Bere Dil) x Forest Beauty
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: em meados de setembro
- Compromisso: fresco
- Produção: Alto
- coroa: largo piramidal, compacto
- Escapes: curvo, arredondado na seção transversal, marrom, sem pubescência
- Sai: médio, largo, redondo, pontiagudo, verde escuro, liso, brilhante, com nervos delicados, raramente localizado no ramo
- Forma de fruta: em forma de pêra larga, unidimensional, com nervuras largas
Para os jardineiros que vivem em regiões de clima temperado e temperado continental, a pêra ocupa o segundo lugar mais popular depois da macieira. Apesar da abundância de inovações de seleção nacionais e estrangeiras oferecidas para reprodução, as variedades de pêra - "veteranas" continuam em grande demanda. Por exemplo, a pêra Yanvarskaya foi considerada uma das melhores variedades de inverno por muitos anos.
História de criação
Yanvarskaya foi criado na instituição mais antiga do setor na Rússia - o Instituto de Pesquisa de Reprodução de Todas as Rússias (VNIISPK). O viveiro, fundado em meados do século XIX na província de Oryol, tornou-se a base do futuro criadouro.
Em 1955, na Estação Experimental de Oryol Fruit and Berry, os cientistas E.N. Sedov, A.V. Parshin, M.V. Mikheeva e N.G. Krasova cruzaram as peras de outono, Bere Tolstoybezhka e Forest Beauty. A variedade de pêra resultante foi batizada de Yanvarskaya, porque sua colheita é perfeitamente armazenada até o feriado de Ano Novo.
Em 1977, a variedade foi reconhecida como uma variedade de elite e, desde 1983, o processo de testes de variedades estaduais está em andamento em várias áreas de cultivo dessa cultura agrícola.
Descrição da variedade
Pear Yanvarskaya é uma variedade de inverno de alto rendimento com excelente qualidade de conservação. Maturidade removível de unidimensional, com uma fruta doce em forma de pêra pronunciada cai em meados de setembro.
Uma árvore pequena e compacta possui uma copa simétrica de ramos largos e piramidais que crescem quase 90 ° em relação ao tronco, arredondados na seção transversal, com brotos castanhos curvos e folhas lisas verde-escuras de tamanho médio. O tronco é coberto por uma casca áspera acinzentada.
Características da fruta
Os frutos da variedade são de tamanho médio (até 200 g), são ligeiramente atarracados, clássicos em forma de pêra com a parte inferior larga e ligeiramente estriada. No início do outono, essas peras são coloridas com uma cor verde claro, que na época de maturação do consumidor torna-se amarelo-esverdeado, uma tonalidade marrom e um "blush" vermelho-rosa são adicionados a ela. As peras maduras de janeiro parecem muito atraentes.
Numerosos pontos subcutâneos verdes escuros na casca da fruta são claramente visíveis. A casca dessas peras é seca e áspera, bastante densa. A polpa é branca, ligeiramente esverdeada, de agradável firmeza e de textura granulada pronunciada. A seção mostra um coração "bulboso" de tamanho médio com pequenas câmaras de sementes.
Os frutos têm uma qualidade de conservação muito elevada. Na câmara frigorífica a + 2 ° C as peras ficam perfeitamente armazenadas em tabuleiros durante 3 meses, em embalagens de filme - até 5 meses. Com um mínimo de menos, não se deterioram por cerca de 120 dias, mas não vale a pena baixar a temperatura em mais de -1 ° C: a polpa e a casca tornam-se ásperas, perde-se a suculência. Para o amadurecimento, as peras são retiradas da geladeira e colocadas à temperatura de + 18-20 ° C por mais 20-25 dias. As peras ficarão ligeiramente mais macias e suculentas.
Qualidades de sabor
O escore de degustação da fruta é alto, ultrapassando 4 pontos. O sabor é rico e doce.Pear Yanvarskaya é um produto saudável, rico em pectinas (3%) e vitamina C (6 mg / 100 g). O principal objetivo da variedade é o consumo in natura, embora seja possível processar parte da safra para compota e compota.
Amadurecimento e frutificação
A muda Yanvarskaya começa a dar frutos em 5-6 anos, no porta-enxerto - um ano antes. Os frutos são distribuídos uniformemente por toda a copa da árvore.
Nas regiões centrais da Federação Russa, a pêra de janeiro pode ser colhida a partir de 15 de setembro. Você não deve se apressar para colher as frutas - as peras verdes na geladeira ficam duras e podem começar a se deteriorar.
Produção
Os jardineiros apreciam a variedade por seu alto rendimento: até 130 kg / ha são colhidos em escala industrial e até 100 kg de uma árvore. Os frutos estão firmemente presos aos galhos, caindo apenas com um vento forte. A árvore às vezes pode "descansar", mas não há uma periodicidade clara na frutificação. Peras montadas unidimensionais, boa apresentação.
Regiões em crescimento
A variedade enraíza-se bem e frutifica em muitos territórios da Federação Russa, mas é mais comum na região de reprodução: testes realizados em viveiros da Região Central da Terra Negra mostraram que Yanvarskaya é despretensiosa para a composição do solo e tolera adversos períodos de tempo também. Mas sua robustez de inverno é declarada média - invernos gelados com pouca neve podem causar congelamento das raízes e da casca, danos aos frutos e botões de crescimento.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade é autofértil, mas a proximidade de árvores com floração simultânea melhora o processo de formação dos ovários.
Aterrissagem
Para plantar árvores no início da primavera, você precisa escolher um local ensolarado e protegido do vento norte. Sob os raios do sol, os frutos futuros se iluminarão com um "blush" brilhante. Não deve haver estagnação de água no local, é melhor que seja em uma pequena colina.
Deve ser mantida uma distância de pelo menos 4 metros da árvore aos “vizinhos”. Você pode plantar arbustos de framboesa, jasmim, lilases perto da pêra, mas você não deve colocar frutas de caroço: cerejas e ameixas.
Ao escolher uma muda, atenção especial deve ser dada à saúde de seu sistema radicular.
Crescendo e cuidando
Esta variedade não requer cuidados especiais, todas as medidas agrotécnicas são padronizadas:
melhorar o valor nutricional do solo é alcançado pela introdução de fertilizantes orgânicos;
o crescimento, a frutificação e a imunidade das plantas são estimulados por fertilizantes minerais;
a pêra de janeiro precisa de rega regular, mas moderada;
antes do inverno, é necessário isolar a zona próxima ao tronco erguendo um aterro de terra.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade tem forte imunidade a muitas doenças de frutas, mas o fungo da sarna da pêra pode representar um sério perigo para ela. Medidas preventivas: limpar frutas e galhos caídos, remover brotos fracos - ajudará a prevenir doenças. E se a árvore ainda estiver doente, deve-se aplicar fungicidas com teor de cobre.
Os métodos agrotécnicos e a pulverização com preparações naturais e químicas protegem contra as pragas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.