- Autores: S. P. Yakovlev, A. P. Gribanovsky, N. I. Saveliev, V. V. Chivilev, Instituto de Pesquisa de Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas da Rússia em homenagem a V. I. V. Michurina
- Apareceu ao cruzar: Talgar Beauty x Filha da Aurora
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 125
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: na segunda década de setembro
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- coroa: piramidal, densidade média
- Escapes: espessura média, liso, vermelho acastanhado, glabro, muitas lentilhas
Pear Yakovlevskaya é uma das variedades modernas mais populares de árvores frutíferas. É frutífero e dá frutos adequados para armazenamento de longo prazo no inverno. A variedade começa a dar frutos desde os 5-6 anos de idade, por sua despretensão e forte imunidade, tem recebido elogios repetidamente de agrônomos profissionais e jardineiros amadores.
História de criação
A variedade foi inscrita no Registro Estadual em 2002 como aprovada para uso. A seleção envolveu Talgar Beauty x Daughter of the Dawn. O cultivo da variedade foi realizado por um grupo de especialistas sob a liderança de S.P. Yakovlev do Instituto de Pesquisa Genética e Seleção de Fruteiras de toda a Rússia. Michurin.
Descrição da variedade
As árvores são de tamanho médio, com copa piramidal pouco densa. Os rebentos são retos, castanho-avermelhados, não pubescentes. O crescimento médio anual é de até 30 cm, uma árvore adulta pode atingir 10 m de altura, dependendo da escolha do porta-enxerto. A frutificação nesta variedade de peras é mista, ocorre em todos os tipos de ramos.
Características da fruta
As peras da variedade Yakovlevskaya têm uma casca de densidade média com uma flor de cera e pontos cinzentos perceptíveis na superfície. A coloração é complexa, com fundo amarelo-esverdeado e capa vermelha. Os frutos são regulares, alongados, em forma de pêra. O tamanho é médio ou ligeiramente maior, a massa chega a 125 G. A polpa é de cor branca ou cremosa, dependendo do estágio de maturação.
Qualidades de sabor
Os frutos são agridoces, refrescantes, com delicada polpa semi-oleosa. As peras são suculentas e, ao serem mordidas, nota-se um fino grão da polpa. A pontuação da degustação é alta, cerca de 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Pear Yakovlevskaya pertence às variedades de inverno. Os frutos são colhidos na segunda década de setembro e posteriormente.
Produção
Pear Yakovlevskaya é uma árvore de alto rendimento. As taxas médias de coleta são de 178 c / ha. Em plantios individuais, pelo menos 50 kg de frutos são obtidos de uma árvore adulta.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para a Região Central da Terra Negra. Ele cria raízes bem apenas em climas quentes o suficiente. Em regiões frias, os frutos simplesmente não têm tempo de amadurecer completamente.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é classificada como autopolinizada. O plantio de outras peras nas proximidades só pode ser usado para aumentar o número de ovários. Ao escolher uma variedade de polinizador, é importante focar na coincidência das datas de floração das árvores. Pears Nika, Pervomaiskaya vai servir.
Aterrissagem
Yakovlevskaya - uma pêra adequada para o plantio por 2 anos após a formação da planta no porta-enxerto ou enraizamento. A variedade é sensível à abundância de umidade do solo, portanto, ao plantar em solos pouco permeáveis, é utilizada drenagem adicional, a areia é utilizada para criar um substrato mais solto. Em áreas com uma ocorrência próxima de água subterrânea, a árvore não será capaz de crescer e se desenvolver normalmente.
Para o plantio, é melhor escolher o início da primavera, começando no final de março.O plantio de outono também é possível, até meados de outubro. Neste caso, deve-se ter cuidado para proteger os rebentos jovens de roedores, geada, quebra acidental. O solo precisará de fértil, bem desenvolvido, moderadamente solto. A solução ideal é considerada terra ácida neutra, aromatizada com turfa ou outra matéria orgânica.
As covas são preparadas de acordo com um esquema de 5 × 4 m para deixar espaço para o desenvolvimento de uma copa exuberante. Eles são preenchidos com substrato de solo 14 dias antes da data de plantio, permitindo que a terra assente. A profundidade de cada furo será de 50 cm com diâmetro de 60 cm, um pino de retenção é colocado no interior. Quando o tipo de raiz está aberto, as pontas são atualizadas por corte. Os fertilizantes podem ser colocados no buraco - até 200 g de superfosfato e cerca de 20 g de sulfato de potássio.
Após o plantio, as árvores jovens são amarradas e regadas em abundância. O colo da raiz após a compactação do solo deve se projetar acima do solo, como a área de enxerto.
Crescendo e cuidando
Ao final do processo de plantio, pode-se passar para o modo padrão de realização de procedimentos agrotécnicos. A pereira tem cerca de 10 dias para se adaptar. Em seguida, o círculo do tronco é periodicamente afrouxado e removido, polvilhado com cobertura morta. A rega antes da floração é realizada apenas se o inverno foi com pouca neve, ou na ausência de precipitação em abril-maio. Em seguida, a umidade é introduzida 3 semanas após a queda das pétalas e novamente quando os ovários aparecem. Na 1ª década de setembro, o procedimento é repetido.
A fertilização da árvore não é necessária nos primeiros 4 anos após o plantio, até o início da floração. Então, na primavera, uma fertilização anual com nitrogênio é realizada. Antes da primeira frutificação, as árvores são fertilizadas com uma mistura de superfosfato, sulfato de potássio e matéria orgânica.
Uma vez que o ciclo de vida da pêra Yakovlevskaya é bastante longo - até 90 anos, não será possível fazer sem rejuvenescer a poda da coroa. Com a abordagem certa, tais medidas permitirão à árvore revelar totalmente seu potencial por 15-20 anos de sua vida. Formam uma árvore durante os primeiros 6 anos, deixando cerca de 5 ramos esqueléticos principais na copa, com um rebento central mais alto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade se distingue pela boa proteção imunológica. Praticamente não é afetado por crostas, septórios e entomosporioses. Como medida preventiva contra outras doenças, as árvores são pulverizadas com uma mistura de bordeaux a 3% durante o período de inchaço dos botões. Na 2ª década de novembro, os troncos são branqueados para as plantas, preparando-se uma solução a partir de um balde de água, 1 kg de cal e 3 kg de esterco de vaca. E acrescente ainda 4 kg de argila crua, 50 g de raspas de sabão e sulfato de cobre. A mistura é aplicada duas vezes, com intervalo de 2 horas, em todos os brotos e tronco.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Yakovlevskaya é uma pêra com alta robustez no inverno. Suporta uma queda nas temperaturas atmosféricas até -38 graus. Brotos congelados se recuperam rapidamente. A variedade é sensível à seca, requer um aumento nas taxas de irrigação durante o calor prolongado.
Visão geral da revisão
A principal desvantagem desta variedade é a tendência de redução do tamanho do fruto. É muito importante monitorar o estado geral da árvore, para desbastar a copa em tempo hábil; em anos especialmente frutíferos, o racionamento dos ovários pode ser necessário. Os frutos colhidos antes do início da maturidade para o consumidor são duros, ganham suas melhores qualidades próximo ao inverno. Em períodos prolongados de alta umidade, as peras podem sofrer de crostas - os residentes de verão aconselham, neste caso, a não negligenciar os tratamentos preventivos no início da primavera.
O resto da pêra Yakovlevskaya é mais elogiado do que criticado. Ela é chamada de campeã pelo tempo de armazenamento na geladeira. As frutas também estão sendo processadas com bastante sucesso. São feitas deliciosas geleias, compotas, conservas, marshmallows e frutos secos.
Nota-se que as árvores são muito sensíveis a uma boa rega e respondem a ela com floração abundante. Curiosamente, no sul, os primeiros ovários podem aparecer em árvores jovens de 3-4 anos, mais cedo do que em outras regiões. Esta variedade se adapta bem às condições da região de Moscou, mas deve ser colhida antes do início da geada.