- Autores: Wheeler (Berkshire, Inglaterra)
- Sinônimos de nomes: Williams Bon Chetien, English Pear, Bon-Chretien, Bon-Chretien Williams, Williams, Doene, Bartlett
- Ano de aprovação: 1947
- Peso do fruto, g: 150-200 e mais
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: a partir da segunda década de agosto
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: altura baixa ou média
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
A variedade Williams é apreciada por muitos jardineiros devido à sua simplicidade no cuidado e cultivo. Mesmo os iniciantes podem alcançar altos rendimentos e colher grandes quantidades de frutas saborosas e saudáveis a cada temporada. As frutas têm finalidade universal e são perfeitas para o preparo de iguarias de dar água na boca.
Descrição da variedade
A altura máxima da árvore chega a 2,5 metros. Tipo de crescimento - crescimento médio ou baixo. A copa é formada por ramos grossos e vigorosos que crescem para cima. A forma é piramidal, ligeiramente arredondada. A densidade é média. Os rebentos podem ser arqueados ou direitos, cobertos com um pequeno número de lentilhas.
A folhagem com ponta curta tem a forma de um ovo. É grande e liso, com um leve brilho. As veias laterais claras são visíveis. A folhagem é forte. Flores de tamanho médio são coletadas em inflorescências de 6-7 peças. A cor das pétalas é branca com um tom delicado e cremoso.
Características da fruta
O peso médio das peras é de 150 a 200 gramas. Amostras maiores freqüentemente podem ser encontradas. A forma é clássica em formato de pêra, ligeiramente alongada. Os tamanhos são marcados como grandes ou acima da média. A cor principal dos frutos maduros é o amarelo dourado. E também na superfície, uma cor tegumentar rosa-escarlate é perceptível. Algumas frutas apresentam ferrugem, expressa em pequenas manchas.
A polpa derrete quando comida fresca. É oleoso, aromático e muito suculento. Cor - branco com matiz amarelo. A casca é lustrosa e fina, portanto não causa desconforto quando ingerida fresca. Um grande número de pequenos pontos subcutâneos de cor cinza são formados no interior. As peras crescem em caules grossos e ligeiramente curvos de comprimento médio. Frutas colhidas ligeiramente verdes podem ser armazenadas na geladeira por até 45 dias ou até 15 dias dentro de casa. A cor das sementes é castanha, a forma é oval. Os tamanhos são pequenos.
Qualidades de sabor
O sabor principal das peras é doce. É complementado por um ligeiro azedume. Uma característica distintiva é o sabor e o aroma da noz-moscada. A qualidade gastronômica da colheita é excelente. Os provadores atribuíram à variedade 4,8 pontos em 5 possíveis.
Amadurecimento e frutificação
As peras maduras começam a ser colhidas a partir da segunda década de agosto. Tâmaras de amadurecimento caem no verão. A maturação precoce depende da estrutura da árvore: enxertada em uma pera - frutificam por 5 ou 6 anos, em marmelo - por 3 ou 4 anos. As árvores frutificam todas as estações, sem descanso.
Produção
O alto rendimento é outra característica graças à qual a variedade Williams se espalhou. De uma árvore, você pode obter de 69 a 230-250 quilos de peras suculentas.Os rendimentos são influenciados por muitos fatores, incluindo cuidado, idade das árvores e clima. Com o cultivo comercial, até 200 quintais de peras podem ser colhidos em um hectare de terra. Os frutos são de alta comercialização e média transportabilidade. Ao transportar safras por longas distâncias, você precisa colher um pouco imaturo.
Aterrissagem
Antes de plantar árvores, você precisa encontrar o lugar certo. O local deve ser bem iluminado pelo sol, pois as árvores crescem lentamente na sombra e começam a doer. A variedade não exige muito da composição do solo. O principal é que o solo seja fértil e moderadamente úmido. Se houver água subterrânea na área, ela deve fluir baixo o suficiente para que as raízes não comecem a apodrecer.
É melhor escolher imediatamente um local adequado, pois as árvores não toleram bem o processo de transplante e demoram muito para se acostumar com um novo local. Se o transplante for forçado, você precisa estar preparado para consequências desagradáveis. Algumas mudas podem não sobreviver à transferência e morrer.
Jardineiros experientes recomendam escolher plantas jovens de 1 a 2 anos para o plantio. Eles se adaptam mais facilmente a um novo site. A altura das mudas deve ser de 1,3 a 1,5 metros. O comprimento das raízes é de 20-30 centímetros e o número de ramos é de 3-5 peças. Não deve haver folhas neles. Árvores com sintomas de doenças e vestígios de pragas não são adequadas para transplante. Atenção especial é dada às raízes. Raízes quebradas e secas são removidas.
O desembarque é realizado na primavera ou no outono. A primeira opção é mais preferível, pois as árvores terão tempo de enraizar completamente antes do início da geada, porém, neste caso, as mudas podem sofrer com o calor e várias doenças. Escolhendo um plantio de outono, você precisa escolher o momento certo. Deve haver pelo menos um mês antes do início da geada. Caso contrário, a pêra pode não sobreviver ao inverno e sofrer com as baixas temperaturas.
A profundidade do poço de pouso é de 80 centímetros, o diâmetro é de 60 centímetros. Uma drenagem de 10 centímetros de espessura é colocada no fundo de cada furo. Tijolo lascado ou argila expandida servirão. Para preparar o substrato de plantio, você precisa misturar o solo das camadas superiores da terra com superfosfato, húmus e sulfato de potássio.
Você precisa colocar uma estaca na cova. Parte da terra, misturada com nutrientes, é despejada no buraco e uma lâmina é feita. Uma muda é colocada sobre ela e as raízes são cuidadosamente distribuídas nas bordas. Eles não devem se dobrar. Agora você pode preencher o solo restante. A terra é cuidadosamente compactada e regada a uma taxa de 2 a 3 baldes por árvore. Após o assentamento do solo, ele pode ser coberto com cobertura morta. Escolha um produto orgânico: palha, turfa ou serragem.
Crescendo e cuidando
A atividade de frutificação e crescimento da variedade Williams depende diretamente do cuidado correto. As árvores frutíferas precisam de irrigação regular durante os primeiros 3 anos após o plantio. O jardim é irrigado uma vez por mês ou menos frequentemente se o tempo estiver úmido e nublado. É importante não permitir que o círculo do tronco seque.
As peras devem ser regadas antes da chegada do inverno ou do início da floração. Durante a estação das chuvas, a rega os reduz significativamente ou os elimina completamente. Em uma estação quente, a irrigação é realizada usando uma quantidade maior de água.
Quando as ervas daninhas aparecem, elas devem ser removidas imediatamente junto com a raiz.O solo ao redor do tronco é solto para que fique leve e também permita a passagem de água e oxigênio sem problemas. Para reduzir a rega, use cobertura morta. Ele não apenas mantém o solo úmido, mas também evita o crescimento de ervas daninhas. E também este é um alimento adicional.
As peras são fertilizadas cerca de 3 vezes por ano. As substâncias com alto teor de nitrogênio são escolhidas na primavera. 150 gramas de azofoska são consumidos por árvore. Com o início do verão, eles mudam para uma solução de verbasco ou um complexo mineral. Quando a estação muda para o outono, o superfosfato e o sulfato de potássio são adicionados ao solo na forma seca. Os fertilizantes são introduzidos após a poda da árvore. E também uma vez a cada 3 anos (no outono), húmus é adicionado à área ao redor do círculo do tronco.
O procedimento de poda é realizado no início da primavera ou outono. As peras novas são cortadas de modo que não restem mais do que 5 ramos laterais (sua altura é de cerca de 50-60 centímetros). Eles devem ser reduzidos em cerca de 30-50 centímetros a cada ano. Caso contrário, eles começarão a se ramificar e se tornarão muito longos.
Para que as árvores frutíferas sobrevivam sem problemas ao inverno, elas são abundantemente fertilizadas e podadas. E também você precisa remover todas as folhas caídas e cobrir o solo ao redor da pêra com cobertura morta (espessura da camada - 25-30 centímetros). O baú pode ser embrulhado em serapilheira ou agrofibra.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.