- Autores: Fratia
- Apareceu ao cruzar: mutante (clone) da variedade Williams
- Sinônimos de nomes: Max red Bartlett
- Ano de aprovação: 1974
- Peso do fruto, g: 180
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Hora de colher frutas: No final de agosto
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Baixo crescimento
- Produção: médio
Junto com as inúmeras espécies de peras que foram criadas, os jardineiros costumam se deparar com variedades resultantes de mutações naturais. Um representante marcante desse processo é a pêra de final de verão com o nome incomum de Williams Rouge Delbara.
História de criação
Pear Williams Rouge Delbara não é fruto do trabalho de cientistas, mas sim um clone da famosa variedade Williams de seleção francesa, obtida por mutação natural comum. Permitido o uso de espécies de peras em 1974. A safra de frutas é zoneada na região do Cáucaso Norte. A pêra tem outro nome - Max Red Bartlett.
Descrição da variedade
A pêra é uma árvore de baixo crescimento, caracterizada por uma forma de coroa piramidal redonda e compacta. A copa apresenta espessamento médio com folhas verde-escuras de superfície lustrosa, ramificação moderada (os ramos crescem em ângulo agudo) e casca fissurada. A floração da árvore é relativamente tardia, mas as flores são resistentes às baixas temperaturas. Durante o período de floração, as árvores ficam densamente cobertas por grandes flores brancas como a neve, agradavelmente perfumadas.
Características da fruta
A pêra pertence à classe de frutas acima da média. Com tecnologia agrícola adequada e em condições climáticas favoráveis, os frutos ganham peso de até 180 gramas, às vezes um pouco mais. O formato do fruto é correto - em formato de pêra ou em formato de pêra oblongo com uma tuberosidade perceptível na superfície. As peras maduras são muito atraentes - uma base amarela brilhante com um pronunciado blush vermelho escuro. A casca do fruto é fina, brilhante, com punções subcutâneas rosa-amareladas pronunciadas.
O objetivo das frutas é universal - são consumidas frescas, utilizadas na culinária, processadas em compotas, marmeladas, purê de batatas, sucos. A transportabilidade da variedade é média, mas o prazo de validade é longo (até o final do outono), o principal é observar as condições corretas. As peras são armazenadas congeladas por 12-18 meses.
Qualidades de sabor
As peras não são apenas atraentes na aparência, mas também têm um sabor incrível. A polpa branco-amarelada é dotada de estrutura tenra, carnuda, de grão fino e derretível, complementada por suculência. A fruta tem um sabor equilibrado - doçura brilhante com gosto residual de noz-moscada. Às vezes, sob a influência das condições climáticas, a fruta adquire uma acidez agradável. A polpa contém até 9% de açúcares.
Amadurecimento e frutificação
A pêra pertence à categoria das variedades de final de verão. A árvore começa a dar frutos no 4-5 ano após o plantio. O vencimento da colheita ocorre no final de agosto. As peras tornam-se absolutamente maduras 15-20 dias após serem removidas do galho.
Produção
O rendimento da colheita de frutas é médio. Com rega oportuna e cobertura, cerca de 10-12 toneladas de frutas maduras podem ser removidas de 1 hectare de pomar de peras.
Regiões em crescimento
As peras são cultivadas maciçamente no Cáucaso do Norte (Ossétia do Norte, Chechênia, Ingushetia, Território Krasnodar, Kabardino-Balkaria, Adygea).Recentemente, essa variedade ganhou popularidade na região de Rostov, bem como na Ucrânia, Bielo-Rússia, Moldávia, Quirguistão.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta espécie de pera é autofértil, portanto, as árvores doadoras são indispensáveis. Como polinizadores, recomenda-se plantar espécies cujo período de floração coincida com a pera Williams Rouge Delbara. Os doadores adequados são: Bere Giffard, Favourite Clappa, Forest Beauty, Olivier de Serre e Bere Gardi.
Aterrissagem
Para o plantio, é melhor comprar mudas de um / dois anos com sistema radicular desenvolvido, formado por um caule central e 4-5 ramos. A muda não deve apresentar nenhum dano mecânico. Podem ser plantadas no outono e na primavera, dependendo das condições climáticas das regiões.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se o cultivo de uma pêra em solos férteis, respiráveis e bem drenados. A área deve ser exposta ao sol e à luz. Para evitar a deterioração do sistema radicular, é necessário que o lençol freático passe o mais fundo possível.
A tecnologia agrícola de safras de frutas é a rega, alimentação, afrouxamento e cobertura morta da zona próxima ao caule, poda sanitária de galhos, formação de copas, bem como proteção contra doenças e insetos. Para o período de inverno, procedimentos são realizados para aquecer o sistema radicular e a árvore.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico de uma pêra é capaz de resistir a algumas doenças fúngicas. A cultivar tem uma resistência média à crosta, mas é suscetível a citosporose, podridão de frutas e câncer de raiz. Para prevenir muitas doenças, tratamentos profiláticos com fungicidas serão necessários. Quanto aos insetos, na maioria das vezes a árvore é atacada por pulgões, ácaros da pêra e insetos da cochonilha da Califórnia.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver.Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A resistência da árvore ao estresse é moderada, por isso não tolera bem geadas, bem como secas prolongadas. Além disso, a pêra não percebe correntes de ar e sombreamento prolongado.