- Autores: Yu. A. Petrov, N. V. Efimova (VSTISP)
- Apareceu ao cruzar: (VI-53-67) x mistura de pólen do sul
- Sinônimos de nomes: Lumpy
- Peso do fruto, g: 130-150
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- coroa: em tenra idade - espalhando-se, depois piramidal, de espessura média
- Escapes: longo, médio, marrom claro
Pear Vidnaya é uma variedade despretensiosa, comprovada e comprovada entre os jardineiros.
História de criação
A variedade foi cultivada na Federação Russa em 1958 por meio dos esforços de Yu.A. Petrov e N.V. Efimova. Uma nova seleção foi obtida por polinização do híbrido VI-53-67 com uma mistura de pólen de variedades de pêra do sul.
O novo híbrido universal tem um nome diferente - Bumpy. Está associada às peculiaridades da textura da fruta.
O híbrido saiu em total conformidade com as expectativas dos autores, por isso em 1972 foi classificado entre as variedades de elite. A planta tem mostrado resistência às realidades dos invernos russos. A cultura ganhou popularidade particular na região de Moscou e regiões próximas.
Descrição da variedade
A árvore se estende em altura por 5-6 metros. Uma pêra jovem tem uma copa exuberante, adquirindo gradualmente uma forma piramidal. Tronco forte com ramos poderosos, densamente coberto por folhagem dentada e brilhante e muitos anelídeos. O diâmetro do tronco pode ser de até 25 cm.
Características da fruta
As peras são de tamanho médio a grande. Um fruto atinge em média 130-150 g, alguns exemplares crescem mais do que o peso declarado.
Eles diferem na simetria da forma, alongada, com uma superfície nervurada. Os pecíolos castanho-claros são curtos e ligeiramente curvos.
Os frutos verdes são de cor verde e, à medida que amadurecem, tornam-se amarelos. Em algumas áreas da pele, pode aparecer um "bronzeado" laranja, o que é bastante aceitável.
Qualidades de sabor
A polpa da pêra é suculenta, mas bastante densa. De cor leitosa, sabor ligeiramente noz-moscada, com acidez agradável. Extraordinariamente saboroso e aromático.
Amadurecimento e frutificação
Tâmaras de amadurecimento - final do verão. A árvore agrada com frutos pelo quarto ano a partir do momento do plantio. A frutificação começa de agosto a meados de setembro.
Produção
O rendimento dessa variedade de frutas é alto. De uma árvore frutífera é possível colher em média até 50 kg.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Vidnaya é um representante de variedades autoférteis com uma colheita tardia, mas generosa. Mas, apesar da autofertilidade, recomenda-se plantar um polinizador próximo à árvore, por exemplo, a variedade de pera Rogneda. Assim, será possível obter frutos extremamente grandes e numerosos.
Aterrissagem
O algoritmo de aterrissagem consiste nas seguintes etapas.
As raízes da planta são imersas em bioestimulador por 24 horas ou em solução de permanganato de potássio a 3%. Em seguida, aplica-se argila com verbasco por algumas horas, até secar.
No centro da cova é instalado um pau, em tamanho uma vez e meia maior que a muda. Servirá de suporte para a árvore.
Antes de descer no buraco, as raízes devem ser endireitadas.
O colar da raiz deve estar localizado 7-8 cm acima do solo.
Cubra a muda com terra, aperte e amarre a pereira ao suporte.
Um sulco se forma ao redor da árvore a meio metro de distância do tronco.
A muda é regada com água morna, usando cerca de 40 litros por rega.
Crescendo e cuidando
Se você pretende plantar uma planta na região sul, é melhor fazê-lo no final de setembro ou nos primeiros dias do mês seguinte. Durante o inverno, a muda ficará mais forte e poderá criar raízes bem. Com o início da primavera e o aumento da temperatura do ar, a árvore crescerá.
Em climas instáveis ou frios, o plantio não deve ser feito até meados de abril. O solo já está aquecido pelo sol da primavera e está saturado com a umidade da água do degelo. Porém, o plantio deve ser feito prontamente, desde que não haja botões na planta.
Um jardim espaçoso e ensolarado é adequado para Vidnaya. Se você plantar na sombra, poderá obter frutos insípidos. E também isso acarretará uma diminuição na produção às vezes.
É aconselhável plantar a pêra de forma que haja uma cerca ao norte dela, protegendo-a de ser soprada por ventos frios.
E também uma pêra não tolera água estagnada e perece em pântanos. Se for plantado em uma várzea, você terá que fornecer drenagem ou plantar uma árvore em uma pequena colina. É importante lembrar que as águas subterrâneas não devem chegar a menos de 2 m da superfície.
A variedade Vidnaya mostra-se melhor em solos pretos, franco-arenosos e levemente ácidos.
Você precisa preparar o local 6 meses antes do plantio. As seguintes regras são recomendadas para uma variedade específica.
A cova de plantio é cavada com cerca de 1 m de profundidade e 80 cm de diâmetro.
A camada superior do solo (cerca de 20 cm) é misturada com estrume podre em uma quantidade de 25-30 kg, um quilograma de superfosfato, 0,08 g de nitrato de potássio e cerca de 1 kg de cinza de madeira são introduzidos.
A mistura de solo é mexida e um buraco é derramado, formando um monte.
Cuidar de uma pereira consiste em poda oportuna, irrigação moderada e alimentação periódica. A poda formativa desempenha um papel importante no desenvolvimento da árvore. É produzido no início da primavera.
Uma muda jovem precisa de uma rega semanal de 18-20 litros de água morna. Para uma árvore adulta de 3-5 anos, a irrigação é necessária a cada duas semanas. O volume de água é reduzido para 60-70 litros. Uma árvore frutífera com 6 anos ou mais pode sobreviver com várias regas ao longo do ano. A aspersão é considerada o método mais eficaz para as peras.
Se todas as recomendações forem seguidas durante o plantio, os fertilizantes não serão necessários antes de alguns anos após o plantio.
Os fertilizantes com nitrogênio, por exemplo, uréia (nitrato de amônio), são necessários apenas na primavera, quando os brotos estão crescendo. Normalmente, o consumo é de cerca de 35 kg / ha. A matéria orgânica é aplicada uma vez a cada 2-3 anos. O húmus é adequado para esse propósito, mas o uso de composto produzirá o mesmo efeito. A cobertura com potássio e fósforo é aplicada no outono.
Pear Vidnaya deve ser alimentado até 3 vezes por ano. O procedimento é realizado durante ou após.
Resistência a doenças e pragas
É resistente à infestação de sarna e oídio, mas existem muitos outros perigos para esta árvore frutífera. É mais fácil prevenir a infecção do que tratar a árvore mais tarde. Para isso, na primavera e no outono, a prevenção é realizada.
Para o processamento, você precisará de inseticidas ou componentes para combater os métodos populares. Durante a estação de crescimento ativa, a árvore é tratada com um fluxo finamente disperso de uma mistura de água e sabão em pó com cinzas de madeira e carbonato de sódio. O procedimento é necessário uma vez a cada 14 dias. A solução com cinzas também tem função nutricional devido à sua benéfica composição mineral.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, carrapatos, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
A fruta é geralmente consumida fresca, não processada, seca. Além disso, os pedaços da fruta são adicionados aos produtos de panificação, são usados para preparar compotas, compotas caseiras, compotas aromáticas e marmeladas fibrosas.
Não há tantos contras da variedade híbrida Vidnaya. A colheita fresca é armazenada por até 7-9 dias. As peras caracterizam-se por um amadurecimento irregular, pelo que é aconselhável recolhê-las em várias etapas. A dificuldade às vezes está em alcançar os galhos, já que a árvore é alta e se espalha.
Vidnaya atrai com seu sabor rico e estabilidade de fruta. Uma árvore despretensiosa pode ser cultivada até mesmo por um jardineiro inexperiente. Além disso, uma cultura resistente à geada pode crescer mesmo em climas adversos.