- Autores: N.N. Tikhonov, A.S. Tolmacheva (estação experimental de fruticultura de Krasnoyarsk)
- Apareceu ao cruzar: Pêra Ussuri No. 212 x Mudas da Beleza da Floresta 13-67-8
- Sinônimos de nomes: Novo
- Ano de aprovação: 1991
- Peso do fruto, g: 30-60
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: 25 de agosto
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: meio-anão
- Colunar : Sim
A pêra é uma das frutas favoritas, antes indisponíveis para cultivo em áreas de cultivo de risco. A variedade colunar Veselinka (sinônimo Novinka) atende às exigências do cultivo nas regiões setentrionais, tem bom sabor e é rica em nutrientes. Os frutos, infelizmente, não estão sujeitos a longos períodos de armazenamento e transporte, são consumidos frescos.
História de criação
Os criadores de Krasnoyarsk da estação experimental de fruticultura NN Tikhonov, AS Tolmacheva receberam Veselinka como resultado do cruzamento de duas variedades - Ussuriiskaya №212 e Lesnaya krasavitsa. O registro no Registro Estadual de Conquistas Reprodutoras ocorreu em 1991.
Descrição da variedade
Uma árvore semianã de forma colunar atinge uma altura máxima de dois metros e meio, possui uma copa não muito densa de tipo piramidal. Rebentos arredondados, geniculados e nus de espessura média, são pintados em tons avermelhados e cobertos com flor unilateral pruína. A casca é coberta por muitas lentilhas alongadas de tamanho médio que assumem uma forma convexa nos brotos do segundo ano.
Os ramos são cobertos por uma pequena folhagem, alongada, amplamente oval. A lâmina foliar tem uma extremidade pontiaguda e uma borda serrilhada. A superfície lisa e brilhante é caracterizada por nervos delicados com pequenos cílios. A pêra floresce com flores grandes, pequenas e brancas, infrutíferas, com aroma fraco. As pétalas são ovóides e toleram bem as geadas primaveris. Os botões de flores são pequenos e podem congelar durante quedas críticas de temperatura. Os frutos são formados em lanças e argolinhas simples e complexas a partir do segundo ano.
Características da fruta
Os frutos pequenos (30-60 g) têm formato largo pera, são de cor esverdeada, com capa vermelho-acastanhada em ⅔ da superfície, tom. Há um pequeno número de pontos acinzentados subcutâneos bem visíveis. O fruto está preso a um caule curvo ou reto de espessura e comprimento médios.
Qualidades de sabor
A polpa branca, suculenta, de densidade média tem textura delicada, e somente em anos secos aparece granulado ao redor das câmaras de sementes. A peculiaridade da pêra são os tons de mel no sabor e no aroma adocicado. Os frutos são recobertos por uma casca oleosa, fina e macia.
Amadurecimento e frutificação
A cultivar pertence a variedades de final de verão, o período de maturação aproximado é 25 de agosto. A variedade é caracterizada pela frutificação regular.
Produção
A Veselinka é conhecida por sua alta produtividade - em média, até 158 c / ha são colhidos a partir dos 19 anos, cerca de 16 kg por árvore, o que em recálculo dá 8,8 t / ha.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para o Território de Altai e a República de Altai, a região de Novosibirsk, adequada para Omsk e Tomsk, Tyumen, Khakassia, Irkutsk, distrito de Chita.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
As flores de Veselinka são estéreis, a variedade precisa da ajuda de polinizadores, os melhores dos quais são Malinovka, Nevelichka e Krasnoyarsk grande
Aterrissagem
Para o pouso em local permanente, opta-se por uma área bem iluminada e com horizonte plano, protegida dos ventos do norte. O solo com acidez neutra deve ser solto, respirável, fértil. A pêra é plantada em chernozem, solos argilosos; solos franco-arenosos e de floresta cinza são adequados para isso. Para o desenvolvimento ideal de variedades colunares, a distância no espaçamento entre linhas é geralmente de 1-1,25 m, entre as raízes de 40 a 50 cm. A proximidade com o lençol freático é inaceitável, caso contrário, o sistema radicular morrerá.
Crescendo e cuidando
O local é limpo de entulho, desenterrado, ao longo do caminho, se livrar das raízes das ervas daninhas. Turfa, húmus e cinzas de madeira são introduzidos para a escavação. O tamanho da cova de plantio é de 70x80 cm, sendo importante deixar as paredes verticais para evitar um cone. Uma camada de drenagem é colocada no fundo - seixos, cascalho fino, nós picados, tijolos quebrados, latas amassadas. O solo removido é enriquecido adicionalmente com matéria orgânica, fertilizantes minerais complexos, areia de rio é adicionada, estacas são instaladas no centro para amarrar uma muda jovem. Então eles começam a pousar:
uma muda é baixada para o centro da cova de plantio e as raízes são cuidadosamente esticadas;
em seguida, eles adormecem com terra, certificando-se de que o colar da raiz permaneça acima do solo;
o círculo do tronco é derramado com água quente, deixada de molho e então a superfície da terra é coberta com cobertura morta.
Cuidado adicional consiste em regar semanalmente até que a muda cresça, então a umidade é reduzida para várias vezes por temporada. No início, você precisará de abrigo do sol escaldante, observação, proteção contra pragas, roedores e doenças.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa saúde e resiste com sucesso à sarna e outras doenças.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema.É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A pêra tolera bem a geada, mas no primeiro ano é melhor proteger o sistema radicular e cobrir o círculo do tronco.