- Autores: Yu.A. Petrov, N.V. Efimova (VSTISP)
- Apareceu ao cruzar: híbrido interespecífico No. 3 x Josephine Mechelnaya
- Ano de aprovação: 2001
- Peso do fruto, g: 100-140
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: de meados de setembro ao início de outubro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- Altura, m: 5 a 7
A pera ocupa apenas 2% de todas as árvores frutíferas cultivadas nas regiões da Rússia central. Dentre as variedades de espécies dessa cultura, destaca-se a pera Vernaya, que agrada aos jardineiros com frutas saborosas e suculentas.
História de criação
Os fiéis foram criados por criadores domésticos Yu A. Petrov, N. V. Efimov. Pela primeira vez, a variedade foi registrada por cientistas em 1958, e somente em 1998 começaram os testes de plantio de peras. Vernaya foi incluído no Registro do Estado em 2001.
Descrição da variedade
Pear Vernaya pertence ao grupo das variedades de outono, cresce bem nas regiões da região de Moscou, dando frutos de setembro a outubro. As árvores de pequena altura são cobertas por uma copa assimétrica e inclinada com folhas verde-escuras. As flores são pequenas, de tonalidade branca e aroma pronunciado.
Características da fruta
A variedade agrada-se com frutos pequenos, cujo peso médio chega a 140 g.O formato das peras é correcto, a cor é rico amarelo-esverdeado com ligeiro rubor na superfície. Os frutos atingem a maturação por volta do final de setembro, podendo crescer até o início de outubro.
Qualidades de sabor
O fruto da Vernaya tem uma cor densa e cremosa e textura granulada. As peras atraem com um leve aroma frutado, seu sabor é doce com um leve gosto amargo no final.
Amadurecimento e frutificação
A variedade começa a frutificar 4 anos após o plantio. Posteriormente, a árvore dará frutos todos os anos, com safras generosas.
Produção
Uma pequena árvore tem rendimentos bastante elevados. Até 40 kg de frutas podem ser colhidos de uma árvore por temporada. Ao mesmo tempo, as peras destacam-se pela boa qualidade de conservação, o que permite organizar o transporte seguro e garantir o armazenamento dos frutos de 60 a 65 dias.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Os fiéis não podem se autopolinizar, é necessário ter variedades de polinização por perto.
Aterrissagem
Antes de plantar uma pêra, deve-se prestar atenção especial à muda. Apenas arbustos fortes e saudáveis, sem galhos quebrados ou secos, podem criar raízes nas regiões da Rússia. Os jardineiros recomendam dar preferência às mudas com sistema radicular fechado. Para que a cultura se enraíze rapidamente e comece a crescer ativamente, vale a pena considerar algumas dicas:
- para melhorar a troca de ar e água no solo, seu afrouxamento raso no círculo próximo ao tronco ajudará;
- a cada ano é necessário realizar o controle de pragas na forma de tratamento preventivo e terapêutico;
- a poda ajudará a moldar a copa e prolongar a vida útil da árvore.
Pear Vernaya é resistente à geada, mas no inverno recomenda-se polvilhar o círculo do tronco com uma mistura de húmus e terra. Você também pode cobrir os troncos de mudas jovens durante a geada com material protetor.
Crescendo e cuidando
A pêra não é exigente com o solo, mas é melhor optar por solos de drenagem e férteis, já que a árvore não tolera bem a umidade estagnada. Além disso, não plante a árvore em áreas sombreadas. O cuidado da colheita inclui ações padrão por parte do jardineiro:
- rega;
- poda;
- afrouxamento;
- pulverização preventiva;
- rejuvenescimento da coroa.
Antes de plantar uma muda, o buraco cavado deve ser fertilizado. Dentro você pode colocar:
- húmus;
- nitrato de amônio;
- superfosfatos;
- cinza;
- potássio.
A frequência ideal de rega é de 4 a 5 vezes por mês. Neste caso, durante a rega, deve-se usar um balde com água pela manhã e à noite. Os jardineiros são aconselhados a ajustar o volume da água de acordo com as condições climáticas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa imunidade à crosta, mas a violação das regras pode levar a uma série de doenças não muito agradáveis. Entre os mais comuns:
- moniliose;
- fungo fuliginoso;
- oídio;
- câncer negro;
- ferrugem das folhas;
- podridão do caule;
- mancha marrom da folha.
Todas essas doenças prejudicam a colheita e reduzem a produtividade da árvore, levando ao seu rápido envelhecimento. Além disso, a pêra é ameaçada por roedores, pragas de insetos. Para aumentar a imunidade de uma variedade, vale a pena tomar várias medidas.
- Biológico. Isso significa a introdução oportuna de fertilizantes orgânicos na forma de adubo, composto. Você também pode usar chás de ervas.
- Agrotécnica. Melhora o crescimento e desenvolvimento da árvore. As atividades incluem a escolha do local ideal para o plantio, podando e colhendo mudas regularmente.
- Químico. Na primavera e no outono, a árvore deve ser pulverizada para prevenir doenças e pragas.
- Físico e mecânico. Se uma doença for encontrada nos galhos e folhas, os elementos afetados devem ser removidos e queimados para evitar a propagação da infecção.
Erros no cuidado com a variedade também podem piorar a imunidade da pêra. Portanto, não negligencie a rega, alimentação e poda.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema.É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.