- Peso do fruto, g: até 130
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: No final de agosto
- Compromisso: sala de jantar, preparação de compotas, preparação de frutos secos
- Tipo de crescimento: alta
- Produção: Alto
- Transportabilidade: médio
- Altura, m: de 4
- coroa: largo, piramidal, espalhando
- Tipo de frutificação: em cachos
As pereiras são tão populares e apreciadas pelos jardineiros quanto as macieiras. As peras são plantadas alegremente em jardins e em territórios vizinhos em várias regiões do país. Muitas variedades foram cultivadas no século 19, mas ainda hoje são cultivadas. Uma interessante variedade de pêra antiga é Great Summer, seu outro nome é Big Summer.
História de criação
A seleção de safras de peras tem sido do interesse de muitos criadores famosos desde os tempos soviéticos. Portanto, muito nesse sentido foi feito pela equipe do Mliev Institute of Pomology. L. P. Simirenko (Ucrânia, Cherkassy). Aqui, especialistas e entusiastas coletaram a maior coleção do mundo de variedades de pêras, no valor de 575 cópias com uma descrição detalhada. Foi com base neste centro científico que em 1934 foi obtida uma nova variedade de pêra chamada Big Summer. O conhecido cultivar russo Ilyinka e a variedade americana de maturação precoce Lyubimitsa Klappa foram considerados pais.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, pode atingir a altura de 4 me mais. A coroa é larga piramidal, espalhando-se, caindo. A pêra cresce rápido, está crescendo rápido, após o plantio ela começa a dar frutos já por 3-4 anos. Auto-fértil.
Características da fruta
Os frutos são largos, em forma de pêra, simétricos. As peras começam com 130g, mas podem crescer até 200g se cuidadas adequadamente. Os frutos são de cor amarelo-esverdeada, apresentando ligeiro rubor rosado, sem brilho. Não propenso a derramamento.
Qualidades de sabor
A polpa da pêra é branca, suculenta, oleosa, sem áreas endurecidas perto da câmara de sementes. As frutas são armazenadas por até 2 semanas.
O sabor da fruta é doce, com ligeiro azedume. A pêra tem como finalidade principal a mesa, sendo também indicada para cozer compotas, produzindo frutos secos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Big Summer, como o nome sugere, representa um grupo de variedades de verão. Os primeiros frutos amadurecem nos últimos dias de agosto, a árvore também dá frutos em setembro.
Produção
A variedade de pêra em questão apresenta alto rendimento.
Regiões em crescimento
Grande pêra de verão é dividida em Moscou, bem como na região de Moscou. Quanto à região da Terra Não-Negra, aqui ela tem uma robustez média de inverno. Os especialistas o recomendam para o cultivo no Cáucaso do Norte e na região da Terra Negra, onde pode trazer bons rendimentos. E também a variedade é muito difundida na Ucrânia, aqui dá bons frutos, é mais conhecida como Velikaya.
Aterrissagem
O plantio de peras tem características próprias. As mudas devem ser escolhidas com 1–2 anos, sem folhagem, com sistema radicular bem desenvolvido.
É melhor plantar a safra no outono (final de setembro) no lado ensolarado do local, em um local protegido do vento. O solo é preferencialmente argiloso, arenoso e podzólico. Acidez necessariamente fértil, drenada, neutra.
Uma muda é colocada em um buraco (100x100x80 cm), uma estaca é imediatamente reforçada ao lado dela, à qual será amarrada uma árvore jovem. As raízes são cobertas com solo, sendo necessário deixar o colo da raiz na superfície, aproximadamente a uma distância de 6–8 cm do solo. Em seguida, o solo é pisoteado, a muda é bem regada e, em seguida, a cobertura morta é derramada.
Crescendo e cuidando
A variedade Great Pear requer cuidados sistemáticos e descomplicados, que variam conforme a estação. Assim, na primavera é necessário caiar o tronco, alimentá-lo com fertilizantes com nitrogênio na composição, formar a copa por meio de corte. E também as atividades da primavera incluem a pulverização com a mistura de Bordeaux (antes que os botões floresçam), o tratamento preventivo contra as pragas, a introdução de fertilizantes à base de potássio antes da floração e a rega no seu processo.
No verão, é necessário remover as ervas daninhas no círculo próximo ao tronco, regar abundantemente a árvore enquanto põe os frutos. As atividades de outono começam com a alimentação da árvore com compostos de fósforo, depois é necessário borrifar a copa com uréia, cobrir o solo com húmus ao redor do tronco e também caiar no final do outono.
A preparação para o inverno também é necessária. É necessário cortar todos os ramos danificados e com crescimento impróprio, proteger o tronco das baixas temperaturas, bem como os roedores.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente não só à crosta, mas também a outras doenças de natureza fúngica.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A cultura descrita é resistente à seca, enquanto sua robustez no inverno é baixa.