- Autores: Yu. A. Petrov, N. V. Efimova (VSTISP)
- Apareceu ao cruzar: Vênus x beleza da floresta
- Sinônimos de nomes: Filha Excelente
- Ano de aprovação: 2001
- Peso do fruto, g: 120-150
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: Agosto a início de setembro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
Pear Veles - uma das melhores peras para a região de Moscou e a faixa do meio. Foi incluída pelo Registro Estadual na lista de internados em 2001. Pais: a famosa Forest Beauty, uma variedade belga frutífera com peras verdes-avermelhadas, e Venus, uma despretensiosa variedade russa de 1964 com frutas do mesmo tamanho e cor.
Descrição da variedade
A árvore chega a 4 m de altura, a copa vai se espalhando, com a idade torna-se larga piramidal, a densidade é média. As argolinhas (brotos de frutificação principais) são grandes e bem espaçadas. As folhas são de tamanho médio, lisas, com pecíolos longos e finos.
Características da fruta
As peras são de tamanho médio, perto do grande, 120-150 gramas, agradavelmente arredondadas, largas e simétricas. Sem costelas. A pele é densa, lisa, amarelo-esverdeado com um ligeiro rubor laranja. Os caules são longos, de espessura média. As câmaras de sementes são pequenas e estreitas, as sementes são castanho-escuras. A polpa é medianamente densa. As peras são propensas, transportáveis, bem armazenadas - após a retirada, podem ficar na geladeira até a 2ª década de novembro.
Qualidades de sabor
Sabor - sobremesa, harmoniosa, doce com a quantidade certa de ácido, refinada. A polpa é perfumada, medianamente densa, amanteigada. Pontuação de degustação de 4,6 pontos em 5.
As frutas são recomendadas para consumo in natura, como a maioria dos jardineiros as utiliza. Mas com o excesso da safra, as peras ficam excelentes em branco: sucos, compotas, saladas de frutas, geléias.
Amadurecimento e frutificação
Variedade de outono. Começa a dar frutos por 5 a 7 anos. Colhida do final de agosto ao início de setembro. O rendimento é amigável, mas a colheita é feita em 2 etapas. Primeiro, os grandes são removidos, depois os restantes. Para armazenamento, é melhor decolar em uma forma ligeiramente verde.
Produção
O rendimento é alto, 126 centners por hectare. De 1 árvore - 80 kg de frutas. Em alguns casos - até 100 kg. A colheita é estável, nivelada, peras de tamanho uniforme.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pêra é autofértil, as melhores variedades de polinização que aumentam a produtividade são as peras Chizhovskaya, Severyanka, Rogneda.
Aterrissagem
As mudas de pera com dois anos são plantadas na primavera, antes do início do fluxo de seiva, ou no outono, no final de setembro. O plantio de outono é preferível. A distância entre fileiras e árvores é de 6,5 metros cada.
Crescendo e cuidando
Como todas as peras, uma poda cuidadosa é necessária para evitar sobrecarregar a árvore com frutas. Com safras abundantes, os frutos podem encolher.
As plantas adultas não precisam ser regadas, embora sejam necessários 3-4 procedimentos em um verão seco, mas as peras Veles jovens são regadas regularmente - pelo menos 2 vezes por semana, variando ligeiramente a quantidade de água dependendo do clima.
No inverno, todas as folhas caídas e carniça são removidas, os troncos são caiados com uma solução de cal e argila, os círculos do tronco são cavados para que as pragas que escalaram para o inverno fiquem no topo e sejam neutralizadas pelas geadas. Espalhe 20-35 cm de serradura.
Para que as árvores não sejam danificadas por roedores, os troncos são envoltos em ramos de abeto, posicionando-os de forma que as agulhas fiquem voltadas para baixo.
O revestimento de cobertura terá um efeito positivo nos rendimentos. Eles são realizados pelo menos 3 vezes por temporada.
Primavera. Durante o período de floração, fertilize com uréia (120 g por 5 litros de água - por 1 árvore).
Verão. No início de julho - infusão de verbasco (1 parte de esterco, 20 partes de água, deixar por 5 dias, para 1 árvore - 3 baldes).
Outono. No final de setembro, são adicionados fósforo e potássio. Para 1 árvore - 10 litros de água com 2 colheres de sopa. eu. superfosfato e 1 colher de sopa. eu. Cloreto de Potássio.
A variedade Veles é extremamente resistente a pragas e doenças, mas uma cultura como a pêra da faixa do meio precisa de muita atenção, independentemente da cama.
Se forem encontradas pragas, os tratamentos são realizados, primeiro com remédios populares: tabaco (400 g por 10 l de água), sabão em pó (200-300 g por 10 l de água). Se houver muitas pragas, um inseticida é selecionado. Sua escolha depende do tipo de praga.
Pasta "Karbofos" e "Nitrafen" - do ácaro da pêra, cobre da pêra.
Cole "Nitrafen" - do ácaro da pêra.
"Confidor" - de folha de pera e midge de bílis de frutas.
Clorofos - da mariposa oriental e pera.
A tecnologia agrícola bem ajustada protege bem contra pragas. Árvores saudáveis em um jardim limpo raramente ficam doentes e lidam sozinhas com as pragas. As medidas de prevenção incluem procedimentos simples.
Limpeza do site no outono. Todos os resíduos da planta são queimados. Não pode ser usado para compostagem.
Inspeção regular da casca e tratamento de rachaduras onde certos tipos de insetos podem hibernar. As fissuras são tratadas com sulfato de cobre (solução a 1%) e cobertas com verniz de jardim.
No outono, antes da preparação para o inverno, o solo e a copa são borrifados com o líquido bordalês (solução a 3%).
O mesmo tratamento é repetido na primavera.
Conjunto de cintos de segurança feitos de estopa, filmes em troncos de árvores. Altura da correia - 50-60 cm.
Trate com fungicidas "Horus", "Raek" ou "Skor" após a floração a cada 2-3 semanas. Eles monitoram a mudança oportuna do medicamento, caso contrário os microrganismos se acostumam e podem arranjar uma surpresa desagradável para o próximo ano. Use 1 fungicida no máximo 3 vezes em 1 temporada.
Se a pêra começar a escurecer, isso pode significar doença e falta de potássio. É melhor alimentar a planta com cinzas, o que simultaneamente resolve vários problemas e ainda fortalece a robustez invernal da árvore.
A pera Veles é tão boa que muitas vezes tentam cultivá-la na Sibéria e nos Urais. Aqui, as árvores devem ser cuidadosamente cobertas para o inverno. Em vez de fibra agrícola, lutrasil, estopa, que bastam para os jardineiros da Rússia Central, eles usam galhos, ramos de abeto, tábuas, folhas de ardósia.
O abrigo é especialmente importante para as árvores jovens. Os círculos do tronco são polvilhados com uma camada de turfa, húmus ou palha de 3 a 5 cm, depois os ramos são baixados ao solo, tornando-os mais pesados com areia, ramos de coníferas, o tronco é envolto em material de cobertura com orifícios para entrada de ar.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A pêra se sente bem na faixa do meio, é comum na região de Moscou. É aqui que se recomenda o seu cultivo.
A planta pode resistir a geadas de até -35 ° С. Evite plantar pera Veles em regiões onde geadas abaixo de –2 ° C são possíveis em abril-maio. Essas temperaturas vão danificar os botões das flores, você pode ficar sem uma cultura.
Visão geral da revisão
A variedade é composta quase inteiramente por vantagens: resistência a doenças, frio, seca, umidade, estabilidade de produção, frutas atraentes e saborosas, ideais para consumo in natura e para venda. A robustez do inverno e a resistência a doenças são as mais altas. Para esses dois indicadores, a pêra Veles é um líder reconhecido em comparação com outras variedades de outono para a região de Moscou. O único aspecto negativo é que a pêra dará frutos relativamente tarde. Existem variedades que darão frutos por 3-4 anos (Thumbelina, Just Maria). Mas, pela excelente durabilidade da árvore, uma colheita abundante e frutos dignos de sabor do sul, peras de Veles, essa ninharia é perdoada.