- Autores: E.A. Falkenberg, M.A. Mazunin, L. I. Bolotova (Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul)
- Apareceu ao cruzar: (41-15-9) x Severyanka
- Ano de aprovação: 2001
- Peso do fruto, g: 44
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Hora de colher frutas: 15 a 25 de setembro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Altura, m: Até 5
Em regiões com verões frescos e lavouras de risco, é bastante difícil cultivar uma árvore frutífera, pois é preciso selecionar uma variedade adaptada às peculiaridades do clima. Uma delas é a variedade de pêra do final do outono Uralochka.
História de criação
Pear Uralochka é uma variedade com uma longa história, que foi criada em 1967 por cientistas domésticos do South Ural Research Institute of Horticulture and Potato Growing (M.A.Mazunin, L.I. Bolotova e E.A. Falkenberg). Diversas variedades foram usadas para criar a espécie - Severyanka e 41-15-9. Em 2001, a safra de frutas foi incluída no Registro Estadual de Realizações de Reprodução da Federação Russa. A pêra é dividida em zonas nas regiões dos Urais, da Sibéria Ocidental e da Sibéria Oriental.
Descrição da variedade
A Uralochka é uma árvore de tamanho médio, cuja altura não ultrapassa os 5 m, que se caracteriza por uma copa arredondada e extensa, com espessamento moderado de folhagem verde e superfície brilhante. O esqueleto de uma árvore consiste em galhos verticais, esparsamente espaçados uns dos outros. Os frutos são amarrados em cachos simples e complexos. Durante o período de floração, a árvore é coberta por flores rosadas não muito grandes que exalam um aroma agradável.
Características da fruta
Uralochka é uma variedade de pêra de frutos pequenos. O peso médio do fruto é de 44 G. O formato do fruto é correto - formato de pêra curto e superfície lisa. Em estado de maturação removível, o fruto é uniformemente coberto por uma cor amarelo-esverdeada. Na fase de maturação para o consumidor, a pêra adquire uma coloração amarelo dourado. Assim que os frutos estiverem maduros, recomenda-se retirá-los, pois após 10-12 dias os frutos começam a se desintegrar.
A casca dos frutos é de densidade média, seca, sem brilho pronunciado, áspera ao toque. Na superfície da fruta, pequenos pontos subcutâneos são pronunciados. Uma característica da fruta é a boa transportabilidade e longa vida de prateleira - até 1 mês. O objetivo é universal - as frutas são consumidas frescas, enlatadas, em conserva e processadas.
Qualidades de sabor
A fruta tem bom sabor e boa comercialização. A polpa cremosa é caracterizada por uma consistência delicada, de grão fino e moderada. As peras têm um sabor equilibrado, doce e azedo com um aroma moderado. Além disso, a fruta apresenta excelente suculência.
Amadurecimento e frutificação
A pereira Uralochka pertence à categoria de espécies do final do outono. A cultura começa a frutificar no 4º ano após o plantio. O amadurecimento dos frutos começa na 2ª e 3ª década de setembro. O melhor período para a colheita dos frutos é setembro - de 15 a 25. A frutificação em uma pereira é regular.
Produção
A produtividade da variedade é alta. Os rendimentos aumentam a cada ano, atingindo um máximo no 7-8º ano de crescimento.Em média, uma árvore dá cerca de 39 kg de peras maduras durante o período de frutificação. Em escala industrial, os indicadores de rendimento são os seguintes - 25 hectares de frutas por 1 centner.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Esta espécie de pêra é autofértil. Para obter uma boa colheita, você precisa de árvores doadoras que floresçam ao mesmo tempo que a pera Uralochka. Todas as variedades precisam ser plantadas em uma área. As melhores árvores polinizadoras são espécies como Poislaya, Vekovaya e Larinskaya.
Aterrissagem
O plantio de uma muda de pera é feito na primavera, quando o ar e o solo estão aquecidos, ou no outono - 1,5-2 meses antes do clima frio estável. Ao plantar mudas, não se esqueça de observar a distância entre as árvores para que não se sombreiem, assim como o sistema radicular terá espaço suficiente para o desenvolvimento.
Crescendo e cuidando
A variedade não requer tecnologia agrícola especial, mas é um pouco caprichosa para o solo. O melhor para a árvore será solo preto e solos silvestres. É necessário plantar mudas em um morro, já que o sistema radicular não gosta de estagnação de umidade, ou seja, o lençol freático deve fluir fundo. A agrotécnica da pêra consiste na irrigação, fertilização com componentes minerais e orgânicos, afrouxamento e capina do solo na zona próxima ao caule, poda sanitária, modelagem e rejuvenescimento dos ramos, além da proteção contra insetos e vírus.
Resistência a doenças e pragas
A árvore tem forte imunidade. Não é afetado pela crosta e também é resistente ao fogo bacteriano. Além disso, a variedade apresenta alta resistência aos ácaros da galha. Se alguma doença for detectada, é recomendado remover imediatamente a seção danificada da árvore para que o vírus não se espalhe mais.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A resistência ao estresse da safra de frutas é alta.A pêra é dotada de resistência recorde à geada e também é capaz de tolerar sombra e seca de curta duração. A vantagem da variedade é a resistência às geadas primaveris. A variedade não gosta de umidade e umidade excessivas.