- Autores: A. M. Lukashov, Khabarovsk (FGBUN "KhFITS FEB RAS")
- Apareceu ao cruzar: Amarelo finlandês x pera ussuri
- Sinônimos de nomes: Tyoma, Tyoma
- Ano de aprovação: 1947
- Peso do fruto, g: 90-100, às vezes mais
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: fim de agosto
- Compromisso: técnico
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
Mesmo plantas muito velhas nas mãos certas trazem bons resultados. Isso se aplica totalmente à pêra Tema. Porém, mesmo essa sólida reputação conquistada ao longo das décadas não significa que se possa descartar o estudo das peculiaridades da cultura.
História de criação
A variedade de pêra Tema foi incluída no Registro do Estado em 1947. A fábrica foi criada no Extremo Oriente. Para obter uma cultura, o amarelo finlandês foi cruzado com a pera Ussuri.
Descrição da variedade
A planta possui sinônimos oficiais - Tyoma e Tyoma. Basicamente, ele tem um propósito puramente técnico. As árvores de tema crescem vigorosamente, podem crescer até 340-370 cm. Outras características:
a coroa assemelha-se a uma ampla pirâmide;
a densidade desta coroa é moderadamente alta, espalhando-se frequentemente;
os brotos retos são bem desenvolvidos;
ramos esqueléticos podem ser retraídos do tronco em ângulos agudos;
as flores brancas são de tamanho médio, têm pedicelos longos e são ligeiramente pubescentes.
Características da fruta
Os frutos do Tema pesam de 90 a 100 g, podendo chegar a 300 g em alguns casos, predominando a cor amarela clara na superfície da pêra. Ao mesmo tempo, uma cor tegumentar laranja-avermelhada, complementada por traços opacos, também é necessariamente observada. A cor da capa em si não pode se orgulhar de um brilho especial.
Qualidades de sabor
Polpa de pêra O tema é denso. Também difere além da suculência agradável. Fraco na consistência, o fruto geralmente é azedo. Uma nota azeda se mistura com o sabor principal. Apesar da variedade, o conjunto de sabores é considerado medíocre, mas o aroma é muito poderoso.
Amadurecimento e frutificação
Pêra O tema pertence ao grupo do início do outono. É necessário colher os frutos no final de agosto. Acredita-se que a maturação do consumidor é normalmente atingida na primeira década do outono. Após a vacinação, a coleta começa aos 3-4 anos. Você pode contar com a frutificação em massa dos 6-8 anos de idade, e então irá anualmente.
Produção
A capacidade da Thema de produzir 84 kg de frutas é declarada. Quando cultivada por ordem de plantação, a colheita pode atingir de 120 a 260 centners por 1 hectare. Essa disseminação significativa confirma visualmente a importância das condições meteorológicas e da tecnologia agrícola prática. A participação das frutas comerciáveis pode chegar a 90%. A participação da primeira série às vezes chega a 50%.
Regiões em crescimento
Você pode plantar a pera temática na Sibéria Ocidental. A variedade também é zoneada no Extremo Oriente. Esta planta pode, teoricamente, ser cultivada em regiões mais favoráveis da Rússia. No entanto, a tecnologia agrícola não foi desenvolvida e tais tentativas são feitas por sua própria conta e risco.
Aterrissagem
Nas principais regiões de cultivo de peras, Tema pode ser cultivada em quase todos os solos. No entanto, é recomendável escolher as áreas mais altas onde o risco de congelamento seja minimizado.As datas de plantio são iguais às das outras peras.
Crescendo e cuidando
A maturação é geralmente atingida no início de setembro. Você precisa coletar as peras maduras o mais rápido possível, caso contrário, elas se desintegrarão. Para que as árvores Thema se desenvolvam normalmente, elas terão que ser pulverizadas. Remover galhos doentes e quebrados é outro pré-requisito para o sucesso. O perigo para esta variedade é representado principalmente por insetos como a mariposa e a mariposa.
Variety Tema não é autopolinizada. As melhores peras polinizadoras são:
Palmyra;
Olga;
Campos.
Não há diferenças significativas de outras pereiras em tecnologia agrícola. Para peras peras, rega regular e diligente é muito importante. A intensidade da irrigação é selecionada levando em consideração a idade da planta e as características do clima, o clima atual. A variedade é resistente à geada, mas às vezes ainda é necessária para proteger as plantações do inverno rigoroso. É útil cobrir o tronco com neve, especialmente em anos com pouca neve.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.