- Autores: UM. Katseiko (Instituto de Pesquisa de Frutas e Viticultura do Cazaquistão)
- Apareceu ao cruzar: polinização livre da variedade Forest Beauty
- Peso do fruto, g: 170
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: no final de setembro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Marketability: Alto
As notáveis qualidades hereditárias da pêra de beleza Talgar determinaram as variedades parentais de alta qualidade e o alto nível de qualificação dos especialistas cazaques. Há quase meio século, agrada muitos jardineiros com seus deliciosos frutos e facilidade de cuidado. Para iniciantes em jardinagem, esta é apenas uma dádiva de Deus.
História de criação
A beleza de Talgar é uma das veteranas experientes do Instituto de Pesquisa de Frutas e Viticultura do Cazaquistão. A variedade foi obtida há cerca de 50 anos. A cultura foi desenvolvida por uma equipe de especialistas sob a liderança de A. N. Katseiko durante a polinização da Forest Beauty. No processo de trabalho, vários outros tipos de peras também foram usados: Conferência, Goverla.
A beleza Talgar foi criada para cultivo em latitudes quentes, é cultivada com sucesso nos territórios de Krasnodar e Stavropol, bem como nas regiões do norte do Cáucaso.
Descrição da variedade
A cultura é de tamanho médio, raramente cresce mais de 3 m, a copa é de configuração largo-piramidal, de espessamento médio, os ramos pendem ligeiramente, situados em relação à parte do tronco em um ângulo de quase 90 graus. Os rebentos são de espessura média, não pubescentes e de cor acastanhada.
Os botões cônicos são grandes. Ringworms agem como formações férteis. A cultura é caracterizada pela maturação precoce: o início da colheita dos frutos é possível até os 4 anos do seu crescimento. Posteriormente, uma produção consistentemente abundante é observada, aumentando a cada ano. O amadurecimento dos frutos ocorre no final de setembro.
As folhas são grandes, ovóides, pontiagudas, de cor verde escuro, brilhantes, localizadas em pecíolos alongados. A planta é resistente à seca e à geada, não tem medo de temperaturas abaixo de -30 graus, e pequenas temperaturas de congelamento curam rapidamente. A cultura da enfermagem não é caprichosa.
Das principais vantagens da cultura, destacamos:
- facilidade de cultivo;
- resistência à seca e geadas;
- alto nível de resistência à maioria das doenças típicas;
- alto rendimento;
- excelente apresentação de peras;
- sabor agradável;
- satisfatória mantendo a qualidade e transportabilidade.
Dentre as deficiências, destacam-se a consistência áspera das peras e a necessidade de sua remoção oportuna.
Características da fruta
Os frutos são lindos, são grandes (pesando 170 g), alongados em forma de pêra, mais perto do topo podem ser ligeiramente chanfrados. A casca é uniforme, firme, brilhante e ligeiramente oleosa, com uma cor de base amarelo pálido. A fruta é amplamente coberta por um tom carmim brilhante. As manchas subcutâneas são numerosas, no lado não pintado das peras são esverdeadas e, no lado ensolarado, geralmente são leves, pequenas, mas claramente visíveis. A polpa tem densidade média, grãos finos e crunches suculentos quando usada.
Frutas verdes podem ser armazenadas em caves por 2 meses ou mais (até dezembro). Os frutos maduros seguram-se com firmeza nos ramos, não caem, o que não é muito bom, pois as peras maduras demais não são adequadas para o consumo.
A composição química é a seguinte: açúcares - 9,0%, ácidos tituláveis - 0,37%, substâncias secas - 15,0%, ácido ascórbico - 7,0 mg / 100 g, catequinas - 54,0 mg / 100 g de matéria-prima.
Qualidades de sabor
A fruta tem um sabor doce, apetitoso e as propriedades gustativas melhoram durante o armazenamento.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos são colhidos no final de setembro. As peras atingem o vencimento para o consumidor em outubro-novembro.As primeiras colheitas começam com 4-5 anos de crescimento. Mais frutificação ocorre a cada ano.
Produção
Cultura de alto rendimento - até 20 toneladas por hectare.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A colheita não é autofértil: sem plantas polinizadoras, os rendimentos serão extremamente baixos. Em outras palavras, a presença de polinizadores próximos à pera (por exemplo, Hoverla ou a Conferência) é obrigatória.
Aterrissagem
O procedimento de plantio de uma cultura não é muito diferente do processo de plantio de outras variedades. A melhor época para isso é a primavera. No início de abril, os botões ainda estão dormentes e as árvores se adaptam com sucesso. Em áreas quentes, o pouso é permitido no outono. Melhor que outras, adaptam-se mudas de um ano, que não possuem ramos laterais ou não ultrapassam 10 cm de tamanho.O caule das mudas deve ter no mínimo 10 mm de diâmetro, sem deformações da camada superficial. As raízes não devem ser tortas.
A beleza de Talgar não é indiferente ao sol, portanto as áreas selecionadas não devem ser sombreadas. A cultura é tolerante aos solos, mas o plantio em arenitos e áreas argilosas deve ser evitado. Solos argilosos e franco-arenosos com parâmetros ambientais neutros serão bastante adequados. Com uma localização elevada de umidade do solo, as árvores são plantadas em montes especialmente preparados.
Crescendo e cuidando
A cultura é despretensiosa, mas ainda requer cuidados básicos. Inclui atividades típicas: irrigação, cobertura, pequenas podas e pulverizações preventivas. Quando cultivado em latitudes médias, a preparação para o inverno será necessária. Vamos considerar alguns aspectos do cuidado.
- A irrigação intensiva será necessária nos primeiros dois a três anos de crescimento das árvores, é necessária para o desenvolvimento e fortalecimento das raízes. Mudas maduras precisarão de irrigação abundante durante o desenvolvimento dos brotos (no início do verão) e amadurecimento das peras (em agosto) - até 20-25 baldes por árvore. A cobertura morta é necessária após a rega.
- Os primeiros dois anos de alimentação das árvores não são necessários. A seguir, no início da primavera, a uréia ou o salitre (cerca de 15 g por 1 m2) são colocados em solo congelado próximo às plantas. Depois de colher os frutos, 50 g de componentes de superfosfato e cerca de um litro de cinzas (por 1 árvore) são instilados em ranhuras rasas no espaço próximo ao caule para um balde de húmus.
- As coroas são formadas a partir de 2 anos de vida vegetal. Eles são cortados na primeira década da primavera, antes do fluxo de seiva, as feridas são fechadas com um composto especial.
Resistência a doenças e pragas
As principais vantagens da cultura são sua proteção confiável contra a maioria das doenças e um baixo grau de infestação de insetos. Os procedimentos preventivos tradicionais, realizados no início da primavera, geralmente previnem com segurança a ocorrência de ataques de doenças e pragas. Além das práticas elementares, incluindo o uso de sulfato ferroso ou líquido bordalês, as receitas folclóricas também são amplamente utilizadas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.