- Autores: Kondratieva G.V., Kotov L.A.
- Apareceu ao cruzar: polinização dos campos de Lukashovka com uma mistura de pólen de variedades do sul
- Ano de aprovação: 2001
- Peso do fruto, g: 120 (até 180)
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: segunda década de agosto - segunda década de setembro
- Compromisso: sobremesa
- Tipo de crescimento: Baixo crescimento
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
Pêra de Sverdlovsk pode se tornar uma fiel companheira de muitos jardineiros por muitos anos. Mas para isso é necessário estudar cuidadosamente suas características e nuances de aplicação. E vale a pena começar com a descrição botânica oficial.
História de criação
Os criadores Kondratyev e Kotov são os criadores de Sverdlovchanka. A planta foi oficialmente autorizada para uso em jardins privados desde 2001. Conseguimos polinizando os Campos Lukashovka com uma combinação de pólen coletado de diferentes peras do sul.
Descrição da variedade
A mulher de Sverdlovsk é uma pêra de sobremesa clássica. É caracterizada por um crescimento fraco (a altura dos troncos não ultrapassa 3-3,5 m). Outras características:
coroa larga em forma de pirâmide;
o caráter edificante dos ramos principais, cobertos com casca cinza-esverdeada;
cobertura dos rebentos com casca castanho-esverdeada;
folhas verdes alongadas com brilho característico;
flores brancas moderadamente grandes, com geometria em forma de tigela.
Características da fruta
Sua colocação ocorrerá em cachos ramificados. No entanto, o crescimento do ano passado também é capaz de dar frutos. O peso normal da pêra é de 120 g, às vezes pode chegar a 180 g. São frutos grandes e de cor verde durante o período de maturação.
Tudo muda quando atinge a maturidade do consumidor. Nesse momento, Sverdlovchanka fica amarelo. Na borda ensolarada, pode apresentar um leve rubor. Os talos são muito longos. Vale ressaltar que é possível armazenar as frutas por até 90 dias.
Qualidades de sabor
A polpa de Sverdlovsk é suculenta e macia. É fino e quase não apresenta sinais de granulação. Mas a oleosidade é bem típica dela. É uma massa branco-amarelada com sabor agridoce. Deve-se notar que a nota azeda é bem sentida.
Mas não tem efeito negativo. Pelo contrário, eles notam sua simpatia. Esta variedade tem um aroma típico de mel picante. É misturado com um tom ligeiramente pronunciado de baunilha. O exame de degustação dá a essas peras, contendo até 9,9% de açúcares e cerca de 0,2% de ácidos tituláveis, uma avaliação geral de 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A pêra de Sverdlovsk é considerada uma das árvores frutíferas do verão. Eles começam a coletar frutas não antes de 10 de agosto. A coleção geralmente termina na segunda década de setembro. Em condições climáticas favoráveis, pode durar até 20 de setembro. A árvore dará seus primeiros frutos 3 ou 4 anos após uma brotação bem-sucedida.
Produção
É, de fato, uma pêra prolífica. Pode dar 143,5 por cento de frutos por 1 hectare de plantação. Claro, tal resultado é alcançado apenas com tecnologia agrícola competente e bom tempo. Se a safra for colhida, ela será facilmente transportada por uma longa distância. As qualidades comerciais também são muito altas.
Regiões em crescimento
A variedade é dividida em zonas na região do Baixo Volga. O cultivo nos Urais também é possível. A admissão oficial ao cultivo nesta área severa permite que você espere que em um clima mais ameno, a produtividade não será pior do que o normal. Mas essas tentativas serão por sua própria conta e risco.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A mulher de Sverdlovsk é auto-infértil. Para o desenvolvimento normal, árvores de Permyachka ou Severyanka devem ser plantadas ao lado dela.A polinização por outras plantas não foi confirmada.
Aterrissagem
É muito importante escolher mudas de primeira classe. Plantas saudáveis e robustas enraízam da melhor maneira possível. No sul e no centro da Rússia, é necessário plantar uma safra na junção de agosto e setembro. Isso permite que as plantas criem raízes completamente antes do início da geada. Ao norte, é preciso escolher o período de primavera, quando o solo tem tempo de se aquecer completamente.
As mudas não devem ter mais de 2 anos. Muito importante para Sverdlovchanka são áreas espaçosas e iluminadas com iluminação decente, mas proteção contra correntes de ar. A profundidade da água no solo deve ser de pelo menos 2 m. Húmus, areia, superfosfato e uma pequena quantidade de potássio são adicionados às covas de plantio. A sede é preparada de 7 a 14 dias antes do início dos trabalhos.
Crescendo e cuidando
As medidas de cuidado com a pera Sverdlovchanka são padrão. Mas o principal é sua implementação oportuna. Até que a planta esteja completamente enraizada, é necessário regá-la sistematicamente (duas ou até três vezes por semana). Mais regas são especialmente necessárias:
quando a árvore está em flor;
quando os frutos são formados;
quando a colheita terminar.
Para 1 pêra, são usados 20-30 litros de água. O transbordamento deve ser evitado para que as raízes não sejam danificadas. Após cada rega, o solo úmido é solto e coberto com cobertura morta. Recomenda-se usar serragem ou feno como cobertura morta. Recomenda-se que a irrigação seja combinada com um curativo de cobertura.
A alimentação final é realizada após a retirada dos últimos frutos. Quando faltam 2 a 4 semanas para o tempo frio esperado, é muito importante fertilizar o solo com fósforo e potássio. Recomenda-se podar a safra no início da primavera ou no outono, quando a temperatura será de 0 a -5 graus. Mudas de dois anos são podadas a um nível de 0,5 m acima da base. A poda sanitária da copa será necessária todos os anos.
Quando o procedimento é concluído, todos os pontos de corte são cobertos com verniz de jardim. Uma alternativa é o tratamento com carvão vegetal amassado. Nas regiões do sul da Rússia, e parcialmente na faixa do meio, não há necessidade de preparar árvores adultas para o inverno. Ainda faz sentido cobrir mudas jovens.
Resistência a doenças e pragas
É oficialmente declarado que esta planta não é afetada por patologias fúngicas. A resistência a patologias e pragas permite prescindir do uso de desinfetantes.Para reduzir ainda mais o risco, ajude:
pulverização periódica com preparações especiais;
fertilização sistemática;
limpeza ativa de detritos e ervas daninhas;
afrouxamento regular da terra.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade Sverdlovchanka é altamente resistente ao frio. Mas, mesmo assim, é preciso jogar pelo seguro e ajudar as plantas. Resistência ao calor não caracterizada. É melhor escolher o mesmo solo das outras peras.
Visão geral da revisão
Os jardineiros dizem que essa variedade funciona muito bem. A frutificação atende a todas as expectativas. A probabilidade de doença é baixa. A árvore cresce para um tamanho grande. Mesmo os invernos dos Urais são tolerados sem problemas. O volume da colheita aumenta com o tempo.