- Autores: Instituto de Pesquisa de Horticultura da Moldávia, K. K. Dushutina
- Apareceu ao cruzar: Triunfo de Vienne x Olivier de Serre
- Peso do fruto, g: 200-300
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: início ou meados de setembro
- Compromisso: sala de jantar
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Altura, m: 2-2,2
Residentes de verão e agricultores que cultivam árvores frutíferas tentam selecionar variedades com alto rendimento e a tecnologia agrícola mais simples possível. Esses tipos incluem o Tesouro da pereira, popular nas regiões do sul.
História de criação
Pear Treasure é uma conquista dos criadores da Moldávia. O autor da espécie é K. K. Dushutina, representante do Instituto de Pesquisa de Horticultura da Moldávia. A variedade foi cultivada através do cruzamento de dois tipos de seleção francesa - Olivier de Serre e Triumph of Vienne.
Descrição da variedade
O tesouro é uma árvore de baixo crescimento, cuja altura não excede 2-2,2 metros. A árvore frutífera é caracterizada por uma copa larga piramidal com ramos pendentes, espessamento moderado com grandes folhas verdes claras, um extenso sistema radicular e uma casca acinzentada escamosa. Os galhos que formam o esqueleto da árvore crescem em ângulos retos. Durante o período de floração (primeira quinzena de maio), as árvores ficam cobertas de belas flores que exalam um aroma agradável.
Características da fruta
Treasure é uma espécie de pêra de frutos grandes. O peso médio da fruta é de 200-300 gramas. O formato do fruto é largo-cônico. A pêra cresce em um caule curvo e encurtado. Os frutos maduros são dotados de uma cor incomum - amarelo claro com tonalidade esverdeada e manchas enferrujadas. A superfície do fruto é caracterizada por uma ligeira tuberosidade. A casca da pêra é densa, até grossa. Se você olhar de perto, você pode encontrar pontos subcutâneos na superfície das peras.
Uma característica das frutas é sua boa transportabilidade e longa vida de prateleira - até 3-4 meses com a preservação do sabor e comercialização. O objetivo da variedade é de mesa, portanto, as peras são consumidas in natura, utilizadas no cozimento e processadas.
Qualidades de sabor
O sabor da pêra é excelente, até o nome da variedade o atesta. A polpa, branca e amarelada, é dotada de maciez, carnosidade, oleosidade e suculência. O sabor é dominado por uma doçura rica, complementada pelo teor de açúcar, que se dilui com uma acidez agradável. Não há granulação na polpa. A concentração de nutrientes é encontrada sob a casca da fruta.
Amadurecimento e frutificação
Pear Treasure pertence à classe das variedades de outono. A árvore frutifica no 5-6º ano após o plantio. A frutificação da variedade é regular. O pico de maturação dos frutos na árvore ocorre na primeira quinzena de setembro. Você pode atirar peras maduras até o início de outubro.
Produção
Os indicadores de produtividade dependem diretamente do cumprimento das regras da tecnologia agrícola e das condições climáticas. Em média, uma árvore produz cerca de 40 kg de frutos maduros por temporada.
Regiões em crescimento
A variedade Sokrovische provou ser excelente, crescendo no território da Moldávia e da Ucrânia. Na Rússia, as peras são cultivadas em massa nas regiões do sul. Além disso, nos últimos anos, o Tesouro começou a ser cultivado na Bielo-Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pêra precisa de polinizadores. Para isso, recomenda-se plantar árvores doadoras no local, cujo período de floração coincida totalmente com a variedade Sokrovische. As seguintes variedades de peras são consideradas as melhores árvores polinizadoras: Conference, Lyubimitsa Klappa, Plovdivskaya, Bere Mlievskaya, Williams, Melting e Decanka du Comis.
Aterrissagem
É melhor planejar o plantio de uma muda no início da primavera, quando a ameaça das geadas noturnas já passou. Ao plantar uma árvore, é necessário manter uma distância entre as mudas - pelo menos 3 metros entre as árvores e os prédios. Para o plantio, recomenda-se escolher mudas de 1 a 2 anos com sistema radicular formado e fortalecido.
Crescendo e cuidando
A pêra não é caprichosa no cuidado, mas exige muito do solo e do local de crescimento. Solo argiloso ou preto com baixo nível de acidez é adequado para uma árvore. O solo deve ser solto, leve, respirável, permeável à umidade e fértil. O local deve ser abundantemente iluminado pelo sol.
O cuidado integral consiste em: rega regular (2 a 4 vezes ao mês), cobertura a partir do segundo ano de crescimento, soltura do solo do círculo próximo ao caule, poda sanitária dos ramos duas vezes ao ano, proteção contra pragas e fungos. Além disso, não se esqueça das medidas de isolamento para o período de inverno - enrolamento de barril e cobertura morta.
Resistência a doenças e pragas
A pêra tem uma forte imunidade às principais doenças e pragas. A árvore praticamente não apresenta crostas, resiste bem ao apodrecimento dos frutos, manchas marrons, câncer bacteriano e oídio. Além disso, a árvore não tem medo de invasões de mariposas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, carrapatos, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade possui resistência média ao estresse. É capaz de suportar temperaturas extremas, curtas secas e calor prolongado, já que a pêra é termofílica. A árvore não gosta de quedas fortes de temperatura, resistindo a geadas de até 20-22 graus e sombra. Além disso, as características estruturais do sistema radicular tornam a árvore uma amante do espaço.