- Autores: E. A. Falkenberg, M. A. Mazunin, V. I. Putyatin, Instituto de Pesquisa de Horticultura e Cultivo de Batata dos Urais do Sul
- Apareceu ao cruzar: Ternura x Dangling
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: peso médio 180 g, máximo 250
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: 15 de agosto - 10 de setembro
- Compromisso: fresco, para sucos e bebidas
- Tipo de crescimento: alto, de crescimento rápido
- Produção: médio
- Transportabilidade: médio
Os frutos suculentos e extraordinariamente saborosos da pêra Fabulous não são em vão que atraem a atenção de jardineiros experientes e iniciantes. Os jardineiros são atraídos pela despretensão da cultura, bem como pelo seu poderoso potencial imunológico, que protege as plantas de inúmeras doenças.
História de criação
Esta colheita original foi obtida em conexão com um pedido especial, segundo o qual os cientistas do Instituto de Pesquisa de Horticultura e Batata dos Urais do Sul foram encarregados de trazer uma pêra para cultivo nas latitudes do norte da Rússia. A equipe composta por E.A. Falkenberg, M.A.Mazunin, V.I. O fabuloso foi incluído no Registro do Estado em 2002.
O híbrido teve tanto sucesso que foi cultivado intensivamente em toda a CEI, exceto talvez nas zonas do extremo norte. O principal objetivo da cultura é o uso de frescos e a produção de bebidas e sucos.
Descrição da variedade
A cultura é alta e de crescimento rápido, muitas vezes ultrapassando a altura de 4 m. Possui uma coroa piramidal estreita e espessa, formada por brotos verticais de tonalidades vermelho-escuras. Ele também tem sua peculiaridade na forma de uma casca ligeiramente escamosa. O crescimento dos ramos para cima contribui para o arranjo econômico das árvores nas áreas ajardinadas.
O verde das árvores é constituído por folhas pequenas, pontiagudas e brilhantes, de tom verde escuro. A floração tardia das árvores contribui para evitar com segurança geadas recorrentes e reduz significativamente o risco de danos às flores.
As árvores crescem precocemente, criam raízes com relativa rapidez, começam a frutificar em apenas 4 anos, aumentando constantemente o nível de rendimento. Ao atingir a idade de 10 anos, eles começam a dar frutos de forma consistente e plena.
Os frutos nos ramos são mantidos por muito tempo (não caem) e não se deterioram, mas depois de retirados não são armazenados por mais de 10 dias. Outra característica da cultura é que ela se propaga nas mudas da pera Ussuri.
Vantagens da cultura:
- bom grau de resistência ao gelo;
- boa resistência à seca;
- retenção firme de frutos nos ramos;
- sabor inesquecível e boa suculência;
- imunidade a doenças e ataques destruidores.
Ao mesmo tempo, a especificidade do cultivo e as peculiaridades das flutuações climáticas não afetam o nível de resistência da cultura a doenças e ataques de pragas.
Desvantagens:
- durante o transporte, as peras são facilmente danificadas;
- vida útil curta.
Características da fruta
Na fase de maturação técnica, os frutos apresentam uma cor verde pronunciada, e os que amadurecem totalmente adquirem a cor verde-amarelada. Frutos de tamanho considerável - cerca de 180 g. Há exemplares de massa maior - até 250 g. As peras são elásticas, mas não muito duras, com a configuração correta em forma de pêra.
A casca é compactada, seca, de tonalidades opacas, durante o transporte não proporciona a segurança da fruta. A consistência branca e suculenta tem um grau de densidade médio, sendo facilmente danificada por pequenos golpes. Portanto, durante o transporte, as peras são sobrepostas com um material especial.
As manchas subcutâneas são numerosas, acinzentadas, grandes e bem visíveis. Os pedúnculos são alongados, grossos e curvos.
Para uma preservação mais longa das peras, duas opções são usadas:
- congelamento inteiro ou na forma triturada;
- marcador em uma geladeira especial (mentir por 30 dias).
Qualidades de sabor
As peras deixam o tempero mais agradável no gosto final, o que lhes confere um sabor especial. O aroma não é muito intenso, mas um sabor muito doce corrige a situação. Pontuação de degustação em pontos - 4.5.
Amadurecimento e frutificação
A fruta é colhida de meados de agosto a 10 de setembro. As maçãs atingem a maturidade para o consumo na segunda quinzena de agosto.
Produção
O rendimento é médio - até 88 kg / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A vantagem da cultura é sua autofertilidade. Porém, para aumentar a produtividade, é aconselhável recorrer às possibilidades de polinizadores adicionais: Severyanka, Raduzhnaya e Krasuli.
Aterrissagem
Uma boa época para o plantio de mudas é no meio do outono. Se estiver planejado um desembarque na primavera, ele deve ser realizado antes do início do fluxo de seiva.
Um bom local para mudas requer:
- águas subterrâneas profundas;
- iluminação favorável;
- solo plano e sem sal;
- camada de argila a uma profundidade de mais de 3 m.
A cultura não é muito exigente quanto à composição do solo, mas para melhorar o rendimento o solo deve ser fertilizado. As árvores se sentirão mais confortáveis em solo leve e permeável ao ar com a presença de húmus.
Se as mudas tiverem raízes secas, elas são colocadas em um balde com água. A imersão é totalmente realizada se as folhas e caules começarem a secar.
Os poços para plantio são preparados com antecedência, fertilizando-os adicionalmente. As mudas são plantadas com cuidado, evitando danos às raízes.
Crescendo e cuidando
A despretensão da cultura não diminui a necessidade de medidas para cuidar dela regularmente. A irrigação adequada e regular continua a ser extremamente importante para a pera Skazochnaya resistente à seca. A umidade é especialmente relevante durante a formação dos botões. A irrigação é realizada no decurso da secagem das camadas superiores do solo. Para árvores maduras, você precisa de cerca de 30-50 litros de líquido.
A poda formativa tem um efeito positivo no nível de formação dos frutos. A poda de mudas na primavera inclui os seguintes procedimentos:
- encurtando o barril em 25%;
- formação de anéis produtivos.
A poda sanitária é útil para árvores adultas. A poda do estoque jovem é realizada em temperaturas estáveis na faixa de +5 graus. As fatias são feitas a 90 graus, todas seladas com um passo especial.Durante os primeiros 5 anos, a formação correta da copa é real, sendo então necessária apenas poda higiênica e desbaste (conforme necessário).
A alimentação regular é aplicada 2 anos após o plantio. Na primavera, os suplementos com nitrato de amônio são úteis, contribuindo para a intensificação dos processos de desenvolvimento. No outono, cada árvore precisa de composto podre e complexos de fósforo-potássio.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem um forte sistema imunológico, por isso raramente sofre de manchas, podridão de frutas, crostas e câncer preto. Mas há uma série de doenças que exigirão procedimentos preventivos:
- use "Calypso" contra um fungo fuliginoso e com uma infecção persistente - fungicida "Fitoverm";
- no caso de oídio, os locais infectados são eliminados e os demais brotos tratados com solução de permanganato de potássio a 1%;
- para evitar manchas marrons, as folhas de outono são removidas e fertilizantes minerais são adicionados sob as árvores;
- para evitar septoria no período anterior à floração, é realizada pulverização;
- a tradicional caiação sazonal dos troncos é realizada;
- as seções são tratadas com uma composição de vitríolo e cal.
Ataques culturais são extremamente raros.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.