- Autores: Yakovlev S.P., Gribanovsky A.P., Ilyina Yu.K. (Centro Científico Federal da Instituição Científica Orçamentária do Estado Federal em homenagem a I.V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Severyanka x bochecha vermelha
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 135
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: a partir de meados de agosto
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: médio
- Transportabilidade: Boa
- Marketability: Alto
A variedade Severyanka de bochechas vermelhas é uma variedade de verão que traz uma abundante colheita de peras de tamanho médio e saborosas. Difere em resistência à geada e forte imunidade. As frutas são consumidas frescas, especialmente boas para enrolar compotas e sucos
História de criação
Recebido no Centro Científico Federal. I. V. Michurin pelos criadores S. P. Yakovlev, A. P. Gribanovsky, Yu. K. Ilyina. Surgiu quando as variedades Severyanka e Krasnoschekaya foram cruzadas. Admitido no Registro do Estado em 2002.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, até 6 m de altura, com uma densa copa piramidal de 4 a 6 m de largura e a casca é marrom lisa. As folhas são médias, oblongas, pontiagudas, brilhantes e verdes, o bordo da folha é serrilhado. As flores brancas são coletadas em inflorescências de 4-6 peças, são altamente resistentes à geada. Eles florescem cedo - em abril-maio. A árvore tem uma vida útil de 40-60 anos.
Características da fruta
Pequeno, pesando 135 g, harmoniosamente arredondado. São retirados dos ramos com amarelo claro com rubor castanho, quando maduros tornam-se amarelos com flancos avermelhados. A polpa é solta, macia, de grão fino, muito suculenta. A pele é lisa, densa. As sementes são pequenas e castanhas.
Qualidades de sabor
O sabor é doce, com acidez, o aroma é muito fraco. Conteúdo de açúcar - 9,4%, vitamina C - 7 mg por 100 g. Pontuação de degustação de 4,5 pontos em 5.
Amadurecimento e frutificação
Começa a trazer cerca de 5 anos após o plantio. As peras começam a amadurecer a partir de meados de agosto. Com uma colheita muito abundante, os frutos pesam 60-80 g Recomenda-se retirar um pouco mais cedo, pois é possível a queda.
Produção
Uma árvore pode produzir cerca de 90 kg de frutos.
Regiões em crescimento
Recomenda-se plantar na região da Terra Negra Central, mas é promissor plantar na faixa do meio.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Difere na autofertilidade parcial. Para aumentar a frutificação, variedades de polinização são plantadas nas proximidades: Memory Yakovlev, Tikhy Don, Kudesnitsa, Tatiana, Fairy.
Aterrissagem
O procedimento é realizado no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva, ou no meio do outono. Na primavera, eles são plantados quando a terra aquece até 5-7 graus Celsius, e a temperatura à noite não cai abaixo de +10. O plantio de outono é recomendado para esta variedade. É realizada após o final da queda das folhas, 20-25 dias antes do início do frio.
As mudas são escolhidas por um ano e dois anos. Uma cova de plantio é cavada com 80x80 cm de tamanho e 1 m de profundidade. A distância de outras árvores, incluindo polinizadores, é de pelo menos 6 m. Tijolos quebrados ou cascalho são despejados no fundo da cova. O solo removido do jardim é misturado com húmus e superfosfato e despejado em uma cova com uma colina.
A muda é instalada verticalmente, uma estaca de 20-25 cm é colocada ao lado dela, polvilhada uniformemente com terra em vários estágios e compactada.Uma vala radial é feita e despejada com 3 baldes de água, soltos e com cobertura morta, amarrados a um suporte.
Crescendo e cuidando
A variedade é despretensiosa no cuidado: precisa de rega oportuna e afinamento regular da copa. Regado por aspersão e sob a raiz 2-3 vezes por semana. Uma árvore adulta precisa de cerca de 5 baldes de água, uma jovem de 3-4.
Para obter uma colheita abundante, as plantas são fertilizadas. Na primavera, os compostos de nitrogênio são introduzidos, mas não mais frequentemente do que 1 vez em 3 anos. Durante a formação de botões e ovários, eles são alimentados com fertilizantes fosfatados, durante o crescimento dos frutos - com fertilizantes de potássio.
A cultura precisa de poda regular. Eles começam a formar a coroa no segundo ano após o plantio em um tipo de camadas esparsas. A poda de suporte é realizada na primavera e no outono; as curvas e os ramos danificados que crescem dentro da copa são removidos.
Para o inverno, a pêra é regada abundantemente e o solo ao redor é coberto com uma camada de 10-15 cm. As árvores jovens são completamente envoltas em estopa e cobertas com ramos de abeto.
Resistência a doenças e pragas
Tem uma boa imunidade a sarna e câncer negro. Apresenta boa resistência a septórios, mas em anos desfavoráveis pode ser acometido por este fungo. Os rebentos doentes são removidos, o corte é lubrificado com verniz de jardim, as folhas caídas e os ramos cortados são destruídos, o solo é desenterrado, o tratamento é efectuado com líquido bordeaux, ureia e vitríolo de ferro.
Após o congelamento, pode ser afetada por uma queimadura bacteriana, os antibióticos ajudam a curar a planta. Pode adoecer com o apodrecimento das frutas; fungicidas especializados são usados para o tratamento.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Alta resistência de inverno - tolera temperaturas de até -30 graus. Com geadas abaixo de -40, a parte aérea da planta congela e o sistema radicular é preservado. Adapta-se bem a diferentes tipos de solo.
Visão geral da revisão
Entre as vantagens, os jardineiros chamam: lindas e saborosas peras, que podem ser comidas direto do galho no verão, além de fazer deliciosas geléias e com elas. As desvantagens são o alto crescimento da árvore - o que dificulta muitos trabalhos de manutenção sazonais - e a necessidade de podar regularmente a copa muito crescida. O nortista de bochechas vermelhas não é adequado para pequenas áreas, pois ocupa muito espaço e requer o replantio de outras variedades para a polinização.