- Autores: P.N. Yakovlev (Instituto de Pesquisa de Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas da Rússia de Michurin)
- Apareceu ao cruzar: (Pêra do Ussuri x Bere Ligel) x Klapp favorito
- Ano de aprovação: 1965
- Peso do fruto, g: 80
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: no final da primeira década de agosto
- Compromisso: técnico
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- coroa: largo piramidal, redondo, espesso
A pêra Severyanka é uma variedade despretensiosa e de alto rendimento, criada especificamente para o cultivo em regiões com condições climáticas desfavoráveis. A planta resistente à geada dá altos rendimentos por muitos anos, e os frutos suculentos têm um propósito universal. A rica composição microquímica das peras, a ausência de glicose nelas e uma pequena quantidade de calorias permitem que pessoas com doenças crônicas complexas usem frutas.
História de criação
Pear Severyanka é uma variedade de alto rendimento, criada pelo criador prático Yakovlev P.N. I. V. Michurin. A variedade foi obtida pelo cruzamento das seguintes espécies varietais:
Pera Ussuri;
Bere Ligel;
O favorito de Clapp.
Inicialmente, a planta recebeu o nome de seu criador e foi chamada de Mudas No. 103 de Yakovlev, mas depois foi renomeada Severyanka. Em 1965, a pêra foi aprovada para uso e suas mudas foram para o varejo.
Descrição da variedade
A pêra Severyanka é uma variedade de alto rendimento, resistente ao inverno, de tamanho médio, com uma ampla coroa cônica arredondada. A altura média de uma árvore é de cerca de 5 m. As árvores dessa variedade pertencem a fígados longos, cuja idade pode chegar a 50-60 anos, mas frequentemente o ciclo de vida das peras dura cerca de 35 anos. A árvore é caracterizada por um crescimento intenso e rápida formação de enteados. Filhos de tamanho médio têm poucos joelhos. Os brotos são pintados em um tom verde claro. Os enteados jovens são ligeiramente púberes. Ramos centrais fortes e longos estão localizados em um ângulo de quase 90 graus. O tecido externo multicamadas do tronco e dos galhos antigos é cinza escuro.
As placas de folha composta têm uma forma arqueada oval reversa.
Durante o período de floração, a árvore é coberta por flores brancas, que são coletadas em inflorescências de 5 a 6 peças. As flores são em forma de taça, ligeiramente fechadas.
Vantagens:
colheita precoce;
entrada rápida na frutificação;
uma alta porcentagem de rendimento sob quaisquer condições climáticas;
resistência a baixas temperaturas;
imunidade à maioria das doenças e pragas de frutas;
propósito universal.
Desvantagens:
pequenos frutos;
falta de delícias gustativas;
a necessidade de rega abundante;
derramando frutos maduros em 5 dias;
má qualidade de conservação e transportabilidade;
incapacidade de uso para fins comerciais.
Características da fruta
As peras pequenas da variedade Severyanka têm uma finalidade técnica. A superfície dos frutos em forma de cone com uma extremidade romba é irregular e irregular. O peso médio de uma fruta é de cerca de 80 gramas, porém, também existem exemplares com peso superior a 110 gramas. A gama de cores dos frutos, dependendo da maturação, varia do amarelo-esverdeado ao limão com uma crosta rosada-avermelhada. O caule longo é ligeiramente oblíquo.
A estrutura da polpa cremosa macia é carnuda, densa e suculenta. Ao morder a fruta, você pode sentir um crocante agradável. Apesar da pele grossa e densa, as peras são armazenadas por no máximo 2 semanas. A composição química da fruta:
açúcar - 11,8%;
ácidos - 0,38%;
ácido ascórbico - 5,6 mg por 100 g;
catequinas - 51 mg por 100 g.
Qualidades de sabor
As peras suculentas de tamanho médio têm um propósito universal. O sabor da fruta madura é doce, com notas de acidez, e o aroma é delicado e não saturado. A safra colhida pode ser consumida fresca e enlatada. Devido ao seu baixo teor calórico, as peras são populares entre as pessoas com excesso de peso e em dieta. Deve-se observar que esta fruta não contém glicose, portanto pode ser consumida por pessoas que sofrem de níveis elevados de açúcar no sangue.
Amadurecimento e frutificação
As peras desta variedade podem ser totalmente aproveitadas já no início de agosto. A colheita deve ser feita antes do final do verão. A estrutura dos frutos maduros demais é extremamente feia e semelhante à das batatas cozidas. Devido ao fato de os frutos serem mal armazenados, os agricultores recomendam colhê-los 7 a 10 dias antes do amadurecimento e colocá-los imediatamente em uma câmara fria. Esse truque ajudará a estender a vida útil do produto. A variedade não tem ciclo de frutificação, por isso a árvore agrada com frutos todos os anos.
Produção
A pêra Severyanka pertence a variedades com um período de maturação precoce. Você pode obter a primeira colheita em 3-4 anos após o enraizamento das mudas. Uma planta forte e saudável com 7 a 8 anos de idade é capaz de formar até 50 kg de frutas suculentas. A árvore dá a quantidade máxima de colheita aos 10-11 anos de idade. Em condições climáticas favoráveis e com os devidos cuidados, os jardineiros costumam colher até 90 kg de frutas de uma árvore.
Regiões em crescimento
Apesar de a planta se sentir bem em qualquer condição climática, ainda é mais popular em regiões com baixa faixa de temperatura. Esses territórios incluem as regiões norte, Ural, Volga e a região econômica Central.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pera Severyanka pertence à espécie com polinização fracamente expressa. Para obter uma colheita estável e de alta qualidade, a planta precisa das seguintes variedades de polinizadores:
Em memória de Yakovlev;
Rogneda;
Carmen;
Chizhovskaya.
Na ausência de polinizadores externos, a planta é capaz de constituir no máximo 30% da safra.
Aterrissagem
Apesar de sua versatilidade, a pera Severyanka prefere crescer em alturas ensolaradas com águas subterrâneas profundas. A planta também tem uma atitude negativa em relação às fortes correntes de ar frio. Na escolha do local de plantio, é necessário levar em consideração o fato de que a falta de luz solar pode provocar a diminuição da quantidade de safra, bem como a produção de frutos de menor qualidade.
Devido ao longo crescimento de uma árvore em um local, o local selecionado para o plantio deve ter um solo argiloso fértil.
Mudas jovens podem ser plantadas na primavera e no outono. O trabalho de plantio na primavera é melhor feito em abril, e no outono - em outubro. Jardineiros experientes recomendam escolher brotos que não tenham mais de 2 anos para formar um jardim.
O tamanho da cova de plantio é de 80 cm por 100 cm. Antes de aprofundar a parte da raiz na cova de plantio, é imperativo cortar todas as partes secas e podres. Criadores experientes e práticos recomendam regar os brotos após o plantio e aplicar cobertura morta na zona da raiz.
Crescendo e cuidando
Uma planta despretensiosa não requer atenção redobrada para si mesma, entretanto, as árvores frutíferas requerem poda regular, o que afinará a copa e fornecerá acesso à luz solar para todos os frutos formados. Também não se deve esquecer de regar abundantemente, além de remover ervas daninhas e afrouxar a zona radicular. A planta é muito sensível à aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos.
Deve-se prestar atenção especial ao preparo de mudas jovens para o inverno. As árvores devem ser enchidas com água e a copa coberta com agulhas ou embrulhada em serapilheira, o que ajudará a proteger a casca dos roedores.
Resistência a doenças e pragas
Uma árvore despretensiosa raramente está exposta à invasão de pragas e doenças. A variedade apresenta maior porcentagem de resistência. No entanto, apesar disso, a pêra pode ser afetada por microplasma, crestamento e podridão dos frutos. Os criadores práticos recomendam não se esquecer de realizar o processamento regular das plantações de frutas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.