- Sinônimos de nomes: Pýrus Sapfira
- Peso do fruto, g: de 50-70 a 350
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: no início de setembro
- Compromisso: frescos, preparação de compotas, preparação de compotas, preparação de frutos secos
- Tipo de crescimento: anão
- Colunar : Sim
- Produção: Alto
- Altura, m: até 2
- Forma de fruta: clássico, em forma de pêra
Ao escolher árvores frutíferas para uma casa de veraneio ou um pequeno jardim, os moradores de verão preferem espécies compactas que dão uma excelente colheita. Isso inclui a pereira colunar com o nome mágico de Sapphire.
História de criação
O visual de pêra de outono da Sapphire tem uma longa história. A árvore da coluna Safira foi trazida por criadores domésticos na década de 60 do século passado. É esta espécie de pêra que se tornou o padrão de variedades colunares com rendimentos abundantes e tecnologia agrícola simples. A cultura mais produtiva, crescendo nas regiões sul do país. Ao cultivar uma pera na parte norte, onde no inverno a temperatura cai para -25 graus, não se esqueça do isolamento da árvore.
Descrição da variedade
Safira é uma árvore anã, cuja altura não ultrapassa 2 metros. A árvore praticamente não possui ramos esqueléticos, pois no tronco principal se formam grandes folhas verdes e frutos. Os brotos com botões de frutas estão localizados em um ângulo agudo com o tronco central. O sistema radicular da árvore é superficial. Durante o período de floração (de 1º a 15 de maio), a árvore assume um aspecto decorativo, coberta por grandes flores brancas tipo guarda-chuva que emitem um aroma incrível. O tempo de vida de uma cultura de pera anã é de 11 a 15 anos.
A safra de frutas é caracterizada por boa transportabilidade e qualidade de conservação a longo prazo - até 2-3 meses. A pêra tem finalidade universal, por isso é muito utilizada na culinária, consumida in natura, enlatada e processada.
Características da fruta
A pêra safira é uma classe de frutos grandes. Em média, o peso do fruto é de 50-70 g, mas em condições favoráveis, a pêra ganha peso até 350 gramas. O formato da fruta é clássico - em forma de pêra, e a cor é verde-amarela com um lado rosa-vermelho no lado ensolarado. A casca do fruto é bastante densa, cerosa, mas não dura. Uma característica da variedade é a heterogeneidade de frutos por peso, ou seja, frutos gigantes com 350 ge miniperêras - podem crescer 50 g em uma só árvore.
Qualidades de sabor
A fruta tem excelente sabor e apresentação. A polpa cremosa da pêra tem textura delicada, medianamente densa, com boa oleosidade e suculência. O sabor é bastante equilibrado - doce e azedo, complementado por um aroma acentuado de sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A espécie de pêra pertence às variedades de outono. A árvore começa a dar frutos no 3º ano após o plantio. As frutas estão amadurecendo desde a última semana de agosto, e você pode retirá-las no início de setembro. A maturidade do consumidor ocorre 2 semanas após a colheita.
Produção
O rendimento da variedade é moderado. Sujeito a todas as recomendações para o cuidado da estação, um bonsai pode produzir 15-20 kg de peras perfumadas. O rendimento máximo é alcançado aos 6-7 anos de vida da árvore, diminuindo gradativamente até o nono ano.
Regiões em crescimento
Recomenda-se o cultivo de uma árvore frutífera nas partes sul e central da Rússia. Além disso, a variedade ganhou popularidade na Ucrânia e na Bielo-Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pêra safira é dotada de autofertilidade, portanto, as árvores doadoras são indispensáveis. As melhores variedades de polinização são: Lyubimitsa Yakovleva, Skazochnaya, Medovaya, Chizhevskaya.
Aterrissagem
O plantio é realizado na primavera (após a segunda quinzena de abril) ou no outono (segunda década de outubro). É necessário plantar árvores de acordo com um certo esquema: 50x100 cm, o que dará à muda o acesso ao sol e ao oxigênio. Residentes de verão experientes recomendam o plantio de árvores em uma fileira, o que aumentará o rendimento.
Crescendo e cuidando
A área para a pera deve ser escolhida seca, bem iluminada pelo sol. Solos férteis neutros e ligeiramente ácidos são considerados ideais. Se o solo não for fértil o suficiente, a cobertura é introduzida preliminarmente. Além disso, a área deve ser protegida de correntes de ar.
O cuidado da árvore consiste em: rega regular (2 vezes por mês), cobertura de acordo com um esquema de 5 etapas, cobertura morta da zona próxima ao caule, proteção contra insetos e vírus. Além disso, é necessário realizar periodicamente podas higiênicas, pinçar os brotos laterais e também realizar a caiação outonal do tronco. Em regiões com invernos frios, você precisará envolver o tronco e isolar o sistema radicular.
Resistência a doenças e pragas
A pêra tem boa resistência às principais doenças da cultura da pomóidea - sarna, ferrugem, oídio. Das pragas, as mais perigosas são: pulgões verdes, pereira, gorgulho e mariposa, que ajudarão a se livrar do tratamento com preparações especiais - inseticidas e acaricidas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A resistência ao estresse da variedade é média.A árvore tolera facilmente geadas leves, calor curto e picos repentinos de temperatura. A pêra não gosta de correntes de ar, umidade excessiva e seca prolongada.