- Autores: S. P. Kedrin, T. M. Kedrina, A. A. Kuznetsov, Instituto de Pesquisa de Horticultura e Plantas Medicinais de Samara "Jardins de Zhigulevsky"
- Apareceu ao cruzar: Kuibyshevskaya golden x Sobremesa
- Ano de aprovação: 2005
- Peso do fruto, g: 110-140
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: no início de setembro
- Tipo de crescimento: médio
- coroa: redondo, densidade média
- Escapes: marrom acastanhado, compacto, termina apontando para cima, arredondado, geniculado, glabro
- Sai: médio, oval, pontiagudo, verde, fosco, liso
A beleza de Pear Samara é adequada para cultivo em qualquer região. As frutas são suculentas e têm um sabor delicioso e incomum. A variedade apareceu há relativamente pouco tempo, mas ganhou popularidade especial entre os jardineiros.
Descrição da variedade
O tipo de crescimento é médio. A altura máxima não excede 3-4 m. A cultura cresce intensamente antes do início da frutificação, então a velocidade diminui. A copa das mudas jovens é piramidal, que acaba se tornando arredondada e caída, com densidade média. Esta forma é formada devido ao crescimento dos ramos em um ângulo obtuso.
Os rebentos castanho-acastanhados da árvore são compactos, as pontas apontadas para cima. As folhas são de tamanho médio, ovóides, de cor verde claro. A lâmina da folha é ligeiramente ondulada e ligeiramente pontiaguda.
Características da fruta
É caracterizada por frutas de tamanho médio, o peso médio chega a 110-140 gramas. Sua forma é correta, unidimensional, em formato de pêra curta. A superfície é lisa.
Durante o período de maturação removível, predomina uma cor amarelo-esverdeada. No momento de plena maturação técnica, a pêra torna-se amarela, com um leve blush vermelho acastanhado. Na pele existem numerosos pontos subcutâneos grandes de tom verde, que são claramente visíveis.
Qualidades de sabor
A beleza Samara tem um sabor agridoce agradável, com um aroma fraco. A polpa é muito suculenta e macia, cremosa, com poucas sementes. Polpa semi-oleosa de média densidade. Em uma escala de degustação de cinco pontos, a variedade é avaliada em 4,1 pontos.
As frutas têm um propósito universal na culinária. Bons indicadores de transportabilidade e manutenção da qualidade. A safra colhida não perde o sabor por 30 dias.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a dar frutos com 5 a 6 anos de desenvolvimento. Floresce em meados de maio. Variedade do início do outono. Os frutos amadurecem no início de setembro. A frutificação é anual. A safra é colhida ao longo do mês.
Produção
Good cropper. Os espécimes de sete anos produzem 32-34 kg de frutos.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A beleza de Samara é autofértil. Ela não precisa de um companheiro polinizador, ela é polinizada com segurança por insetos.
Aterrissagem
Ao começar a plantar uma árvore em seu site, você precisa escolher cuidadosamente um local. O principal é não plantar uma pêra no lugar da árvore anterior, pois esporos de bactérias e fungos podem permanecer no solo, o que pode infectar uma muda jovem e levar à sua morte.
Escolha um local ensolarado para pousar. Deve-se notar que a árvore cresce alta. Uma distância mínima de 4 m entre eles é deixada.A beleza do Samara não é muito exigente quanto à composição do solo - o principal é que há uma boa drenagem.
Você pode plantar mudas na primavera e no outono. Nas regiões do sul, o plantio é melhor feito no outono - o calor do verão pode retardar muito o desenvolvimento.Nos Urais e na Sibéria, é melhor fazer o trabalho de plantio na primavera, para que as mudas jovens possam enraizar com sucesso em uma estação e suportar geadas severas.
Na hora de escolher as mudas, preste atenção ao estado do sistema radicular e do tronco, que devem estar limpos e uniformes. Sua altura é de 50 a 100 cm e os galhos devem ser espaçados uniformemente.
O local é preparado preliminarmente, a terra é desenterrada, as ervas daninhas e as raízes são removidas. A cova de plantio é cavada em um volume maior que o sistema radicular. O solo não compactado nas laterais cria condições favoráveis para um melhor desenvolvimento.
O verbasco podre e as cinzas de madeira são colocados no fundo do buraco. Em seguida, vem uma camada de solo fértil. A muda é pré-embebida em água e depois mergulhada em um purê de argila com sulfato de cobre. Isso protegerá as raízes dos fungos. As raízes são suavemente esticadas, polvilhadas, compactadas e regadas abundantemente com água morna. No início, a árvore é regada com freqüência, pelo menos 2-3 vezes por semana, para um bom enraizamento.
Crescendo e cuidando
A pêra não é particularmente extravagante para crescer. O cuidado mínimo da variedade consiste em uma série de atividades.
Rega oportuna de maio a agosto. A irrigação para no início da colheita.
O curativo superior é aplicado conforme necessário. Se o crescimento dos rebentos for de pelo menos 20 cm, não é necessária nutrição adicional. Não é trazido com o início do amadurecimento.
A poda é realizada na primavera e no outono. Certifique-se de remover galhos velhos, danificados e secos. Os brotos são cortados, indo verticalmente para cima e engrossando a coroa.
A variedade tolera geadas bem abaixo de -27 graus. Para um melhor inverno, a árvore é coberta com cobertura morta e as mudas jovens são cobertas com agrofibra.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem forte imunidade à maioria das infecções e pragas. Mas a planta é especialmente suscetível a sarna e moniliose. Para prevenção, as árvores são tratadas com preparações especiais.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver.Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.