- Autores: Gribanovskiy A.P., Chernenko S.F. (Centro Científico Federal da Instituição Científica Orçamentária do Estado Federal em homenagem a I.V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Filha de Blankova x Bere Ardanpon
- Ano de aprovação: 1996
- Peso do fruto, g: 150-200
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: a partir do final de agosto
- Compromisso: fresco, para preservação
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
A variedade russa Krasavitsa (Krasavitsa Chernenko) é uma variedade do início do outono que traz peras grandes e muito bonitas, por isso recebeu esse nome. Adequado para chalés de verão e cultivo industrial. As frutas frescas são utilizadas para conservar, fazer sucos e doces.
História de criação
A variedade foi criada com base no Centro Científico Federal em homenagem a I.V. Michurin pelos criadores A.P. Gribanovsky, S.F. Chernenko. A pêra foi obtida por polinização cruzada das variedades Doch Blankova e Bere Ardanpon. A cultura foi incluída no Registro Estadual em 1996.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, cresce até 5-6 m, a casca é marrom lisa, a copa é estreita, esparsa, de formato piramidal. Os ramos crescem verticalmente, são de espessura média, castanho-avermelhada, brilhantes, resilientes e firmes. Os botões são castanhos, de forma triangular, botões de frutos maiores e pequenos botões de crescimento. As folhas são verde-escuras, grandes, longas, a lâmina foliar é pontiaguda, ligeiramente côncava, as bordas são finamente serrilhadas, o pecíolo é de comprimento médio.
A árvore floresce no final de maio - início de junho, os botões florescem primeiro em plantas perenes, depois em brotos anuais. As flores são grandes, bissexuais. A árvore tende a crescer para cima. Pode crescer por cerca de 50 anos ou mais com atendimento de qualidade.
Características da fruta
Os frutos são grandes, pesam 150-200 g, podem chegar a 300 g, têm o formato de um cone regular alongado, irregular, com um aroma agradável. No período de maturação removível, a cor é esverdeada, nas faces ligeiramente rosada, na maturação completa é verde-amarelado com um rubor pronunciado. A polpa não é muito densa, de cor branca opaca, suculenta, derretendo. A pele é fina, com um brilho quase imperceptível de cera. As sementes são marrom-escuras, alongadas. Para o transporte, é recomendável remover as peras um pouco verdes. Alta apresentação, armazenado por até 1,5 meses em local fresco e escuro.
Qualidades de sabor
Sabor moderadamente doce com leve acidez. A polpa contém açúcar - 9,8%, ácido ascórbico - 5,7% em 100 g Escore de degustação - 4,3 pontos, segundo outras fontes 4,8.
Amadurecimento e frutificação
Frutificando por 7-8 anos após o plantio. O amadurecimento começa no final de agosto, o amarelecimento da pele testemunha o início da maturidade. Recomenda-se que os frutos sejam retirados à medida que amadurecem por 5 a 7 dias, com cautela, pois a casca é bastante fina. A árvore tende a produzir mais safras do que pode suportar. Com uma grande colheita, os frutos ficam menores.
Produção
Nas primeiras colheitas, até 50-60 kg são retirados de uma árvore, após mais 4 anos - até 80-140 kg. A frutificação dura cerca de 30 anos, depois diminui gradualmente.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para o plantio nas regiões Central Black Earth e Central da Rússia. Eles são plantados na região do Baixo Volga, no Norte do Cáucaso, Ucrânia, Bielo-Rússia, Transnístria, Ásia Central.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Uma variedade autofértil, ela produz em uma única plantação, mas para aumentar a produtividade é melhor ter variedades de polinizadores por perto: Lyubimets Yakovleva, Moskvichka, Lada Amurskaya, Bere Moskovskaya.
Aterrissagem
Prefere áreas ensolaradas, protegidas do vento e das correntes de ar. É melhor plantar no lado sul, sudoeste ou sudeste, a uma distância de 4-5 m dos edifícios, das árvores - 5-6 m. Não plante em terras baixas e em locais com lençóis freáticos próximos. O solo para o plantio deve ser solto e leve, mas substratos de argila também são adequados. Ele adora solos ligeiramente ácidos, mas adiciona-se cal aos muito ácidos.
As mudas são plantadas em clima temperado no final de abril ou início de maio, no sul - do final de setembro ao início de outubro.
Uma cova para uma planta de dois anos é feita de 80x70 cm de tamanho; se a muda tiver 3-4 anos, o tamanho é aumentado em 30 cm a partir do volume da raiz da planta. As raízes abertas são embebidas em água antes do plantio.
3 baldes de água são despejados na cova, em um deles são criados 2 colheres de sopa. eu. farinha de dolomita. Em seguida, um monte é feito de uma mistura de solo de jardim, 2-3 baldes de estrume fermentado, superfosfato - 250 g, sulfato de potássio - 3 colheres de sopa. eu. Um suporte é preso no monte, uma planta é colocada ao lado dele e as raízes são distribuídas ao longo do aterro. Uma árvore em um recipiente é plantada com um pedaço de terra. O colo da raiz é colocado a uma altura de 6 cm da superfície. Após o plantio, a muda é regada e coberta com cobertura morta, amarrada a um suporte.
Crescendo e cuidando
A variedade não tolera secas prolongadas, com falta de umidade, a casca do fruto torna-se dura e amarga, as folhas começam a amarelar e secar nas pontas. Com excesso de umidade ou em um verão chuvoso, várias doenças podem aparecer.
Regado durante a temporada 2-4 vezes, 30-40 litros de água debaixo da árvore. Nos meses quentes e secos, mais frequentemente: o solo não pode secar mais profundamente do que 10-15 cm. É obrigatório regar durante a formação dos botões, depois da floração durante a formação dos ovários, é realizada a última rega no outono. É considerada cobrança de água, na faixa do meio é feita nos últimos dias de setembro.
As árvores jovens são irrigadas com mais frequência: todas as semanas, 10-15 litros. Aos 5 anos, as peras são regadas apenas uma vez a cada 3 semanas durante 20-25 litros. Depois de regar, a terra é solta e coberta com cobertura morta.
Para obter uma colheita de alta qualidade, eles devem ser alimentados. No outono, misturas orgânicas de 25-30 kg são despejadas no solo sob uma pêra adulta (composto, húmus, esterco, excrementos de galinha), cinzas de madeira podem ser adicionadas - 700 g. Composições minerais são usadas durante toda a temporada. Antes da floração, fazer nitrato - 60 g ou uréia - 120 G. Com o final da floração, a copa é borrifada com uma solução de 5% de uréia. No outono, são alimentados com superfosfato - 120 ge cloreto de potássio - 60 g. Para as plantas jovens, a dose é reduzida em 1,5 vezes.
A variedade requer poda formativa. Pela primeira vez, é realizada no segundo ano após o desembarque, antes da floração em abril. 3-4 dos ramos mais fortes são escolhidos e encurtados em 30-35 cm, o tronco principal é cortado em 20-25 cm, os ramos restantes são cortados completamente. Em seguida, eles são cortados anualmente, formando de acordo com um padrão de camadas esparsas. As árvores frutíferas precisam de poda desbaste, e as árvores velhas precisam de outras rejuvenescedoras. A poda sanitária pode ser feita durante toda a temporada, mas não depois de outubro.
Em árvores jovens, os galhos devem ser dobrados em um ângulo de 50-70 graus, uma vez que tendem a crescer verticalmente para cima.Uma carga é amarrada aos brotos, fixada com barbante e estacas cravadas no solo, espaçadores são colocados.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem alta imunidade a crostas. Tem tendência para adoecer com oídio, manchas castanhas e podridão de frutos. Para a profilaxia use o líquido Bordeaux, o medicamento "Horus".
A pereira atrai a mosca-da-serra, o ácaro-da-bílis, a pereira e o mosquito-galha. Os inseticidas "Zolon", "Melation" são usados contra eles. Não é recomendável plantar ao lado do zimbro: a planta é portadora de muitas doenças.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A beleza russa pode suportar temperaturas de inverno de até -20 graus. Em climas temperados, para um inverno bem-sucedido, o tronco e os galhos são isolados. No outono, a casca é coberta com tinta à base de água para protegê-la de rachaduras e queimaduras solares. Uma camada de cobertura morta de 15-20 cm de espessura é colocada no chão ao redor do tronco, o tronco é envolvido com ramos de abeto ou estopa. Freqüentemente, a cultura é enxertada em espécies mais resistentes ao frio.
Visão geral da revisão
Os jardineiros observam que uma árvore jovem precisa de cuidados cuidadosos, alimentação e abrigo para o inverno, mas ela cresce forte e dá uma boa colheita de frutas doces e suculentas. Há uma experiência positiva de enxertar os ramos de uma beldade russa em uma pêra Moskvichka, a enxertia começa a dar frutos por 3 anos.