- Autores: Estação de jardinagem experimental de Rossoshan
- Peso do fruto, g: 250-350
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Hora de colher frutas: de meados ao final de setembro
- Compromisso: cozinhar compotas, fazer geléia
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Boa
- Altura, m: 5 a 7
- coroa: densidade média, redondo-oval
- Sai: grande e médio, elíptico, verde, pontiagudo; a borda da folha é finamente dentada; a placa é lisa, ondulada, curvada para baixo, sem pubescência
A variedade de pêra Rossoshanskaya tardia, com mais de uma década, é tão atraente por suas qualidades que é muito popular entre os jardineiros particulares, agricultores e consumidores. As frutas da sobremesa não só aumentam a doçura, mas também apresentam um excelente equilíbrio de composição química. O uso de frutas Rossoshanskaya é universal - consumo fresco, compotas, compotas, compotas.
História de criação
Os autores da variedade eram funcionários da Estação Experimental Hortícola de Rossoshansk, localizada perto de Voronezh. Pear Rossoshanskaya surgiu como resultado do cruzamento do famoso inverno Bere Michurinskaya e da beleza da floresta. Após 16 anos de testes de variedade, a pêra foi registrada no Registro Estadual da Federação Russa.
Descrição da variedade
Uma árvore poderosa, a altura média varia de 5 a 7 metros, possui uma copa redondo-ovalada de densidade média, coberta por folhas elípticas verde-escuras. A lâmina foliar lisa é curvada para baixo, tem uma extremidade pontiaguda e suas bordas são pontilhadas por pequenos dentículos. Toda a massa vegetativa está adaptada para receber o máximo de luz possível, já que cada folha é fixada aos brotos em um ângulo de 135 graus.
Prós:
maturidade precoce;
despretensão;
alta produtividade;
gosto excelente;
excelente qualidade de conservação, transportabilidade, apresentação;
forte imunidade e alta resistência ao ataque de pragas.
Dos pontos negativos, nota-se a necessidade da formação de copas, a diminuição da resistência ao gelo à medida que se aproxima das regiões do norte, bem como a incapacidade de autopolinização.
Características da fruta
Os frutos grandes e arredondados, com 250-350 g, são verde-amarelados no momento da maturação. Na fase de maturação do consumidor, as frutas adquirem apelo decorativo, tornando-se um amarelo rico, com um blush carmim unilateral.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta de tons cremosos tem um sabor doce de sobremesa com adição de acidez picante e é coberta por uma película fina. Os frutos perfumados podem ser armazenados até meados do inverno (janeiro-fevereiro) em condições adequadas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de colheita do final do outono (meados a final de setembro) e à categoria de frutificação precoce (4-5 anos a partir do momento do plantio). A frequência de frutificação é irregular.
Produção
A pêra tem um bom rendimento - até 50 quilos por árvore e de 120 a 300 quilos / ha.
Regiões em crescimento
A variedade foi criada para cultivo no norte do Cáucaso e na região central da Terra Negra.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pêra pertence a uma espécie parcialmente autofértil, porém, sem a proximidade de variedades aptas para polinização (com períodos de floração semelhantes), não se pode esperar uma boa colheita.Estes incluem - Rogneda e Mramornaya, Osennyaya Yakovleva e Tatiana, Severyanka e Chizhovskaya, Otradnenskaya e outros.
Aterrissagem
Rossoshskaya tarde é plantada em áreas ensolaradas, bem protegidas de correntes de ar frio. O plantio é melhor feito na primavera, quando há um longo período de adaptação pela frente. Nas regiões para as quais a variedade está adaptada, o período de outono não ameaça a saúde da árvore de forma alguma, pois os invernos são quentes e amenos.
Uma cova de plantio (80x80x100 cm) é preparada em cerca de duas semanas para que a terra tenha tempo de se compactar. No fundo, uma camada de drenagem de 15-20 cm é disposta de seixos, brita, tijolo partido. O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica, fertilizantes complexos e cinzas de madeira. Ao preparar o poço, você deve instalar imediatamente o suporte. Deve ser lembrado que uma pêra não tolera a proximidade de lençóis freáticos. No momento do plantio, as raízes são espalhadas sobre a superfície da terra e cobertas de forma que o colo da raiz permaneça na superfície. O círculo próximo ao tronco é compactado, uma muralha de barro é organizada em torno dele para reter água, é regado abundantemente e no dia seguinte é coberto com turfa.
Crescendo e cuidando
Os cuidados posteriores consistem em procedimentos padronizados - rega regular, introdução de nutrientes e tratamentos preventivos de doenças e pragas, organização do isolamento das mudas para o inverno, procedimento não obrigatório para árvores adultas. A poda sanitária envolve a remoção de ramos velhos e danificados. Com o tempo, a formação da coroa será necessária, a fim de evitar o espessamento, por volta do terceiro ano. Nesse momento, alguns dos ramos esqueléticos e semiesqueléticos são removidos, os brotos do ano corrente são submetidos a pinçamento seletivo de forma que a distância entre os topos seja de 10-20 cm.
Resistência a doenças e pragas
A pêra é altamente resistente a crostas e septórios, porém, no outono e na primavera, deve ser higienizada com líquido bordalês, que dá uma garantia adicional contra doenças fúngicas e crostas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas.Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade tem boa robustez de inverno, mas mais perto das regiões norte, esse número diminui.