- Autores: Myalik M. G., Yakimovich O. A., Alekseeva G. A. (RNPD Unitary Enterprise "Institute of Fruit Growing")
- Apareceu ao cruzar: 6 / 89-100 x Oil Ro
- Ano de aprovação: 2013
- Peso do fruto, g: 180
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: terceira década de julho - segunda década de agosto
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Altura, m: 3
A sobremesa de pêra Just Maria goza de um amor universal. Seus frutos possuem doçura e aroma maravilhoso, podem ser armazenados por muito tempo, mantendo sua apresentação, suculência e sabor. A finalidade da fruta é universal - uso fresco, em sobremesas, em confeitaria. Eles são excelentes compotas, conservas e conservas.
História de criação
A autoria no melhoramento de uma magnífica variedade pertence aos criadores da RNPD bielorrussa do Unitary Enterprise "Institute of Fruit Growing" - Myalik MG, Yakimovich OA, Alekseeva GA Just Maria apareceu como resultado do cruzamento 6 / 89-100 e Butter Ro. A variedade foi aprovada para uso em 2013.
Descrição da variedade
Árvore de tamanho médio (3 m) com copa piramidal larga de densidade média e diâmetro de 2,3–3,5 m, coberta por folhas verdes escuras de tamanho médio. A lâmina foliar tem forma oblonga, é ligeiramente dobrada ao longo da nervura central e tem uma extremidade pontiaguda curta.
Vantagens da variedade:
- sabor da sobremesa;
- imunidade forte;
- frutificação regular;
- altas qualidades comerciais;
- excelente transportabilidade;
- duração do armazenamento e resistência ao gelo;
- maturidade precoce - 3 ou 4 anos após a brotação no viveiro.
Das deficiências, apenas as condicionais podem ser chamadas - exatidão ao local de plantio, intolerância à proximidade de zonas úmidas ou proximidade de lençóis freáticos, bem como a necessidade de variedades de polinização.
A pêra floresce com flores brancas com nervuras amareladas nas pétalas. Os frutos são amarrados em cachos simples ou complexos e lanças do segundo ano, presos a um pedúnculo curvo de tamanho médio.
Características da fruta
Os frutos de tamanho médio pera (180 g), em fase de maturação técnica e fisiológica, apresentam-se com coloração amarelo claro de tons agradáveis, com ligeiro rubor rosado claro, o que os torna extremamente atrativos. Nenhuma ferrugem foi notada.
Qualidades de sabor
A polpa medianamente densa de delicados tons cremosos tem uma delicada estrutura amanteigada de grão fino com grande quantidade de suco. O sabor doce com um ligeiro azedume é realçado por um aroma sutil, mas claramente perceptível de pêra.
Composição:
- açúcar - 8,15%;
- vitamina C - 3,1%;
- ácidos tituláveis - 0,1%.
Os frutos são revestidos por uma casca fina e lisa, de superfície brilhante e numerosos pontos subcutâneos de cor verde, que se destacam sobre um fundo mais claro. A avaliação da comissão de degustação é de 4,8 pontos em 5 possíveis, mantendo a qualidade em até 5 meses em sala fria.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de frutificação precoce (a frutificação ocorre em 3-4 anos) variedade Just Maria pertence à categoria de peras de outono em termos de maturação - a colheita é colhida no final de julho e até meados de agosto. Os frutos atingem a maturidade para o consumidor em outubro-novembro. A pêra é caracterizada por frutificação regular.
Produção
Se nos primeiros dois anos após o início da frutificação, a pêra dá um número limitado de frutos, então até 40 kg e até 72 centners são retirados de uma árvore adulta de 1 hectare de frutas saborosas, suculentas e aromáticas.
Regiões em crescimento
A cultura é adaptada ao clima das regiões centrais, como Moscou e região de Moscou, distritos de Ryazan, Belgorod, Voronezh, bem como regiões de Kursk, Orel, Smolensk, Tambov, Tula, Ivanovsky, Bryansk, Vladimir, Kostroma.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É que Maria pertence a variedades parcialmente autoférteis, mas se você não plantar variedades polinizadoras com o mesmo período de floração próximo a ela, então você não pode esperar uma colheita estável e boa. Isso inclui a Memória de Yakovlev, Duquesa, Koschia.
Aterrissagem
Para o plantio de peras, a Just Maria opta por um local ensolarado, protegido dos ventos frios e das correntes de ar. O solo pode ser neutro, mas solo fértil com boa permeabilidade ao ar deve ser preferido. Se o local selecionado estiver em solo esgotado, tudo bem, basta adicionar mais nutrientes.
Deve-se prestar atenção especial à proximidade do lençol freático - a proximidade pode destruir o sistema radicular. Solo fortemente ácido deve ser desoxidado com dolomita ou farinha de osso.
As covas de plantio são preparadas cerca de 2 semanas antes do desembarque. É cavado um buraco de 70x70 cm, colocado no fundo uma camada de drenagem de seixos, brita de pequenas e médias frações, tijolos quebrados, etc. É aconselhável preparar a cova com antecedência: se a muda é comprada no outono, a cova é preparada na primavera. O diâmetro e profundidade adequados da cova são cerca de 70 cm.O solo retirado é enriquecido com matéria orgânica (húmus, excrementos de pássaros, composto), fertilizantes especiais. Em seguida, o solo é despejado em uma cova com estaca pré-instalada, forma-se um montículo coberto com polietileno e deixado desta forma até o plantio da muda.
No momento do plantio, as raízes da planta são cuidadosamente distribuídas por toda a superfície do montículo, adormecer, certificando-se de que o colo da raiz permaneça na superfície. O círculo próximo ao tronco é bem compactado, um monte de terra é organizado para reter a umidade. Na fase final, a muda é regada com 20-30 litros de água morna sedimentada. No dia seguinte, a superfície da terra deve ser coberta com uma camada de cobertura morta - essa técnica evitará ressecamento, rachaduras no solo e germinação de ervas daninhas.
Crescendo e cuidando
Nos primeiros 2 anos, a árvore precisa de irrigação regular, nos anos subsequentes, a irrigação adicional é realizada apenas durante o período de seca. A umidade é especialmente importante durante a floração e a brotação, bem como o aparecimento dos ovários. Além disso, regar abundantemente no final do outono ajudará a árvore a sobreviver ao inverno.
No outono, é recomendável introduzir matéria orgânica - esterco, húmus, fezes de pássaros, composto pode ser despejado no círculo do tronco como cobertura morta, você pode usar o método de escavação sem danificar as raízes. Na primavera, a planta precisa de nitrogênio, que estimula o crescimento da massa vegetativa; durante a floração, a pêra é alimentada com fertilizantes complexos com o conjunto necessário de macro, microelementos e minerais.
A formação da copa começa a partir do terceiro ano após o plantio. Não se esqueça dos enfeites higiênicos. A remoção de brotos velhos, doentes e danificados é um processo obrigatório que estimula a frutificação eficaz.
Resistência a doenças e pragas
A pêra é altamente resistente a doenças como sarna, septoria, manchas, infecções fúngicas e o flagelo dos jardins - câncer bacteriano. No entanto, a árvore pode ser seriamente danificada por pragas:
- pulgão;
- vespas;
- pássaros.
Redes especiais de jardim são salvas deste último. De tudo mais, são necessários tratamentos preventivos com inseticidas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade é caracterizada como resistente ao gelo, capaz de suportar temperaturas de até -32 ºC. Se ocorrer congelamento dos ramos, a planta é capaz de recuperar rapidamente o dano sofrido, e faz isso em um período de verão.