- Peso do fruto, g: 190
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: na segunda quinzena de setembro
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- coroa: piramidal
- Forma de fruta: largo em forma de pêra
- Cor de fruta: amarelo esverdeado com um blush borrado no lado ensolarado
- Pele : seco
- Polpa : muito suculento, densidade média, delicado, amanteigado
Os residentes de verão com pouca experiência no cultivo de árvores frutíferas procuram escolher as espécies mais despretensiosas para o plantio, que proporcionam abundantes safras de frutas. Uma delas é a pereira Platonovskaya, que cresce em diferentes condições climáticas.
História de criação
Pear Platonovskaya com um período de amadurecimento no outono foi criado por cientistas-criadores ucranianos do Instituto de Pomologia em homenagem a L.P. Simirenko. Uma cultura foi cultivada para cultivo em regiões com diferentes condições climáticas.
Descrição da variedade
A pera Platonovskaya é uma árvore de médio porte que atinge de 2 a 2,5 m de altura e, em tenra idade, apresenta uma copa piramidal, que muda com o passar dos anos, adquirindo um largo contorno piramidal. A fruticultura caracteriza-se pelo espessamento moderado da copa com folhagem verde, ramos caídos e flexíveis na época da frutificação e flores grandes e fofas que emitem um aroma agradável na época da floração.
Características da fruta
Pear Platonovskaya representa uma classe de frutos grandes. Em uma árvore jovem, os frutos chegam a pesar 220-240 gramas. Em uma árvore adulta, o peso médio de uma pêra é de 190 gramas. O fruto é largo em forma de pêra. Os frutos maduros têm uma bela cor - amarelo-esverdeado com um ligeiro rubor que surge do lado ensolarado. A casca da fruta está seca e enferrujada. Nos frutos maiores, aparecem pequenas nervuras / tuberosidades.
A vantagem das peras é a sua transportabilidade e longa vida de prateleira (as frutas podem ser armazenadas em local fresco por 2 a 3 meses sem perder o sabor e a comercialização).
O propósito das frutas é universal, então as peras são consumidas frescas, usadas na culinária, enlatadas e processadas em geleia, purê de batata e geléia.
Qualidades de sabor
O sabor e as qualidades comerciais dos frutos desta casta são excelentes. A polpa branca e cremosa da pêra é oleosa, de grão fino, carnuda, tenra, de densidade moderada e muito suculenta. O sabor da fruta é equilibrado - doce brilhante sem acidez. Além disso, vale destacar o aroma incrivelmente doce e brilhante da fruta, que permanece mesmo na forma processada. Ao comer uma pêra, a pele não é sentida.
Amadurecimento e frutificação
Pear Platonovskaya pertence ao grupo das variedades de outono. A árvore começa a colher no 4º ano após o plantio. O amadurecimento ocorre na primeira quinzena de setembro. A colheita em massa começa na segunda década de setembro e dura várias semanas.
Produção
Esta espécie de pêra é declarada como uma pêra de alto rendimento. Sujeito às regras básicas da tecnologia agrícola e em condições favoráveis, cerca de 30-40 kg de fruta podem ser removidos de 1 árvore por estação.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta espécie pertence a variedades parcialmente autopolinizadas, portanto, devem ser plantadas no local árvores doadoras, cuja época de floração coincide com a da pera Platonovskaya.
Aterrissagem
Você pode plantar mudas na primavera e no outono. Plantar árvores no outono cai em setembro-outubro, 3-4 semanas antes da primeira geada. Na primavera, recomenda-se plantar mudas durante o período em que o ar e o solo estão suficientemente aquecidos. Via de regra, estamos no final de março - início de abril. Ao plantar árvores, não se esqueça de observar a distância entre as mudas para que as árvores não façam sombra umas às outras.
Crescendo e cuidando
Pear Platonovskaya não é caprichosa no cuidado, mas prefere solo fértil, solto e permeável à umidade e ao ar com passagem profunda de água subterrânea. A área do jardim deve ter sol abundante e ser protegida de correntes de ar e ventos fortes.
O cuidado integral consiste nas seguintes medidas: irrigação, fertilização, proteção contra insetos e vírus, capina e cobertura morta da zona próxima ao caule, bem como poda sanitária dos ramos. Além disso, não se esqueça da formação da copa e do desbaste da folhagem. Em regiões com invernos frios, é necessária a proteção de árvores e rizomas. Como regra, isso é cobertura morta e enrolamento do tronco.
Resistência a doenças e pragas
A árvore frutífera tem alta imunidade a muitas doenças da pera (sarna, oídio, podridão da raiz), mas devem ser tomadas medidas preventivas. Pulverizar com agentes especiais contendo sulfato de cobre ajudará a proteger a árvore frutífera de pragas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A resistência ao estresse desta espécie de pera é boa, por isso a árvore cresce bem e dá frutos em diferentes condições climáticas. A pêra é resistente à geada e também tolera facilmente a seca e o calor de curto prazo.
Visão geral da revisão
A pêra Platonovskaya há muito ocupa seu lugar na lista de variedades frutíferas e não caprichosas que são cultivadas tanto em chalés de verão quanto em terras agrícolas. A popularidade da variedade deve-se ao fato de que a árvore dá safras abundantes e estáveis, além de se adaptar rapidamente às condições edafoclimáticas. Além disso, as peras cativam com excelente sabor e apresentação atraente.