- Autores: Puchkin I.A., Kalinina I.P., Borisenko M.I., Karataeva E.P. (Instituto Científico Orçamentário Federal do Estado, Centro Científico Federal de Agrobiotecnologia de Altai)
- Apareceu ao cruzar: da polinização da forma selecionada No. 10821 (Neta x Bergamotnaya) Decanato de inverno
- Ano de aprovação: 1998
- Peso do fruto, g: 130-180
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Hora de colher frutas: a partir de meados de outubro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: médio
- Marketability: Boa
- coroa: redondo, espalhando
A cultura de maturação tardia Perun foi criada especificamente para o cultivo nas extensões da Sibéria. Ela merecidamente recebeu respeito entre os jardineiros siberianos por sua despretensão no cuidado e a capacidade de obter safras ricas, peras saborosas e saudáveis. É considerada uma planta resistente ao inverno de nível médio que pode efetivamente resistir à maioria das doenças típicas das culturas de pomóideas.
História de criação
A cultura foi obtida pelo trabalho dos funcionários do Centro Científico Federal de Agrobiotecnologia de Altai, localizado em Barnaul, por meio da polinização de uma forma seletiva de sucesso nº 10821 (Neta + Bergamotnaya) com Winter Deccan. A autoria foi recebida por uma equipe de trabalho incluindo I.A.Puchkin, I.P. Kalinina, E.P. Karataeva e M.I.Borisenko. Em 1994, o recém-chegado foi enviado para testes estaduais e, em 1998, ele já era cultivado nas regiões da Sibéria Ocidental e da Sibéria Oriental após ser incluído no Registro Estadual.
Descrição da variedade
A cultura é classificada como do tipo médio, com copa ligeiramente espalhada, pouco espessa e oval. Os galhos crescem em ângulos agudos em relação ao tronco e se estendem para cima.
O processo de endurecimento da fruta ocorre em cachos elementares e complicados. A cultura floresce bem tarde. Os rebentos têm configuração arqueada e tons acastanhados. As folhas são de tamanho pequeno, amplamente ovais, com bordas lisas (há dentículos quase imperceptíveis), tons esverdeados escuros. As placas de folha têm uma configuração côncava e superfícies planas.
Os especialistas avaliam o grau de resistência de inverno da cultura em um nível de satisfatório (um pouco mais baixo do que o de uma série de análogos siberianos típicos). No inverno realmente rigoroso, as plantas ainda congelam consideravelmente. Mas a resistência a doenças de natureza fúngica está em um nível decente.
Das vantagens da cultura, observamos os seguintes aspectos:
frutífero grande;
excelente apresentação da fruta;
facilidade de cultivo em condições climáticas adversas;
processo de frutificação rápido e regular;
despretensão reconhecida durante o cultivo;
um nível estável de resistência à maioria das doenças;
armazenamento prolongado com preservação de todas as suas propriedades gustativas;
boa transportabilidade de frutas.
Desvantagens:
consistência de fruta com estrutura granulosa;
alguma tuberosidade das superfícies das frutas;
autofecundidade da cultura;
grau insuficiente de robustez de inverno para algumas das regiões mais ao norte do país.
Características da fruta
As peras perun têm tamanho médio ou ligeiramente acima da média (130-180 g), com a configuração semelhante à pêra correta, podem ser um tanto assimétricas e ligeiramente acidentadas. A casca é macia, ligeiramente oleosa, com brilho brilhante.
No processo de apanha as pêras são pintadas de cor esverdeada, e posteriormente, mais perto da maturação, a cor principal do fruto adquire tonalidades amarelo-ouro, podendo em alguns frutos notar uma coloração avermelhada tegumentar.
Na pele, destacam-se manchas de tonalidades esverdeadas escuras. Os pedúnculos são curtos com uma configuração curva. Não há funil. O tubo de subcavidade não é longo, com uma configuração em forma de saco. O pires é pequeno, estriado. O coração é pequeno, sua configuração lembra uma cebola.Os vazios das sementes são pequenos, fechados, com membranas. As sementes são pequenas, lanceoladas, não largas.
A consistência é leve, de grão fino, um tanto oleosa, densa, aromática, mas não muito suculenta, com um rico sabor agridoce.
Em termos de composição química, as peras incluem: açúcares - 12,9%, ácidos - 0,44%, taninos - 58 mg / 100 g, ácido ascórbico - 5,8 mg / 100 g, compostos P-ativos - 58 mg / 100 g.
Por seu propósito pretendido, os frutos são universais. O amadurecimento removível cai na terceira década de outubro. Nas unidades de refrigeração, as peras podem ser mantidas frescas até o início de janeiro.
Qualidades de sabor
No paladar, os frutos são doces e azedos, com um ligeiro aroma típico. Pontuação de degustação em pontos - 4,0-4,2.
Amadurecimento e frutificação
O amadurecimento da cultura é em meados de outubro, e depois quase até a geada. A época do início da frutificação da cultura ocorre nos 5-6 anos de crescimento. Os rendimentos não são muito abundantes, mas consistentes.
Produção
O rendimento médio é de 61 c / ha (17,8 kg por árvore, 9,9 t / ha).
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é fértil. Plantas polinizadoras recomendadas - Em memória de Yakovlev, Autumn Yakovleva, Prosto Maria e outros.
Aterrissagem
Ao escolher uma muda para plantio, recomendamos que você seja guiado por uma série de critérios.
A idade da muda é de 1 a 2 G. Não se recomenda selecionar árvores com idade mais madura - é um equívoco, pois é o crescimento jovem que se adapta mais intensamente.
Em tamanho - 1-1,2 m de altura e cerca de 1,2 cm de espessura.
De acordo com o estado da coroa - sem ramos laterais. O maior número de processos é 1-2, seu comprimento é de até 30 cm.
De acordo com o sistema radicular, os processos principais devem ter tamanho mínimo - até 30 cm.De acordo com a estrutura, as raízes devem ser de desenvolvimento uniforme, sem rugas, espessamentos, defeitos, ressecamento e apodrecimento.
Em termos gerais, a cor da casca dos fustes e ramos deve ser caracterizada pela uniformidade, não apresentando manchas e deformações.
Recomenda-se plantar uma cultura nas áreas mais iluminadas, mas protegidas dos ventos. A menor profundidade de colocação de água subterrânea é de 3 m da borda superior do solo. A cultura adora solo franco-arenoso, desenvolve-se relativamente bem em chernozems ou margas. Solos argilosos não são adequados para ele. O grau de acidez é melhor neutro ou ligeiramente ácido, mas não alcalino (norma pH 6,2-6,7). Não se esqueça da amplitude do site. É indesejável plantar uma safra próxima às cinzas da montanha, que são afetadas por pragas relacionadas. A menor distância entre as mudas e outras árvores deve ser de 5 m.
Outros parâmetros para o plantio de mudas são padrão.
Crescendo e cuidando
Uma série de dicas úteis para o cuidado da cultura.
Irrigação. Durante o período inicial de desenvolvimento da planta, deve ser regada com freqüência. Focamos no consumo - 10-15 litros de água, e para uma árvore adulta - 25-40 litros. Com precipitação frequente, os volumes de consumo são reduzidos em 2 vezes.À medida que as árvores crescem, paramos lentamente a irrigação, fazemos isso apenas durante o período de floração.
Top dress. Como matéria orgânica pode-se utilizar cinzas, esterco, fezes de aves. A suplementação de potássio é aconselhável, e a suplementação de fósforo é recomendada no momento do brotamento.
O processo de poda. Fazemos a poda inicial dois anos após o plantio da árvore. Cortamos o tronco principal em 25%, no local da flacidez anular. Também encurtamos os ramos laterais, cortando-os ligeiramente acima dos botões. Na primavera cortamos todos os ramos secos e deformados e depois processamos os locais com piche.
Sobre proteção. Para prevenir o aparecimento de organismos prejudiciais e doenças, o espaço peri-tronco deve ser afrouxado com mais freqüência. Para o mesmo propósito, as plantas devem ser tratadas com fungicidas.
Abrigo para o período de inverno. Embora esta pêra seja classificada como uma planta resistente à geada, ela deve ser coberta antes do início da geada. Para fazer isso, o fundo do barril é envolto em um pano de algodão ou o espaço próximo ao barril é coberto com serragem.
Resistência a doenças e pragas
A cultura está protegida da ocorrência de doenças de origem fúngica.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.