- Autores: P. N. Yakovlev, S. P. Yakovlev, Ya. S. Nesterov, R. M. Korshikova, All-Russian Research Institute of Genetics and Breeding of Fruit Plants. I. V. Michurina e Michurinsk Agricultural University
- Apareceu ao cruzar: Tópico x Olivier de Serre
- Sinônimos de nomes: Pyrus communis Pamyaty Yakovleva
- Ano de aprovação: 1985
- Peso do fruto, g: 125
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Compromisso: universal, preparação de compotas, preparação de compota
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Alto
Pear Pamyati Yakovlev é encontrado em quase todos os viveiros. A variedade foi incluída no Registro Estadual de Variedades da Federação Russa em 1985. Muito apreciado pela sua robustez e fruta de grande qualidade. Existem outras vantagens que tornam a variedade especialmente desejável em pequenas propriedades.
História de criação
Os pais da variedade são Tema e Olivier de Serre. O tema é uma variedade muito difundida na Sibéria e no Extremo Oriente, é rápido, ativo, resistente, dá frutos todos os anos, mas não dá frutos sem polinizadores. Olivier de Serre - o proprietário de peras de maturação muito saborosas com excelente polpa cremosa, bastante resistente ao inverno, resistente à crosta, parcialmente autofértil. A Pera Memória de Yakovlev revelou-se completamente autofértil, muito resistente, compacta, com frutas saborosas.
Descrição da variedade
Árvore baixa com copa compacta arredondada, até 1,5-2 metros de altura, com rebentos de espessura média e folhagem verde coriácea. O topo das folhas é retorcido, o bordo serrilhado, os pecíolos longos, até 2 cm, a densidade da copa é média. Os ramos partem do tronco quase em ângulos retos e, no futuro, numerosos cachos se formam - ramos de frutos. A casca é cinzenta, lisa nos ramos e rebentos jovens. Os rins são cônicos, lisos. As flores são brancas, não duplas, com pétalas bem separadas. A taxa de crescimento é excelente, os botões acordam cedo, amigavelmente, os brotos estão ativos.
Características da fruta
As frutas são de tamanho médio, 125 g cada, largas, barrigudas, com costelas quase imperceptíveis. A cor dos frutos maduros é amarelo claro, com ligeiro tom alaranjado. Durante o período de maturação removível, o tom é um pouco mais claro, na época de maturação do consumidor, a pêra ganha cor, fica um pouco mais espesso, amarelo dourado. Existem poucos pontos subcutâneos. A polpa é semi-oleosa, suculenta e cremosa. A pele é lisa e brilhante. As peras seguram-se bem em pecíolos elásticos longos, de até 4,5 cm, são fáceis de montar e toleram perfeitamente o transporte. As qualidades comerciais são médias, as peras em Memory of Yakovlev têm um bom calibre e uniformidade, mas não são as melhores nesses indicadores.
Qualidades de sabor
As peras são doces, sem adstringência. Há um ligeiro azedume. O aroma é bem perceptível, agradável. As frutas são versáteis. Eles são consumidos frescos, assados, preparados de várias preparações: compotas, conservas, marmelada, compotas. A pêra tem um bom bouquet, o sabor é rico, após o tratamento térmico os frutos podem tornar-se mais aromáticos, surgem novos tons de sabor. Alguns jardineiros consideram a variedade a melhor para a colheita.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é no início do outono, os frutos começam a amadurecer no final de agosto - início de setembro, a colheita é feita ao longo de setembro. O vencimento precoce é excelente. Você pode contar com colheitas de 3 a 4 anos após o plantio das mudas.
Produção
O rendimento é excelente, mais de 220 kg / ha, 20 kg são retirados de uma árvore.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo em diferentes regiões.
Central (região de Moscou e região de Moscou, região de Moscou, regiões de Kaluga, Ryazan, Vladimir, Bryansk, Tula, Kaluga, Ivanovo, Smolensk).
Terra Negra Central (regiões de Kursk, Lipetsk, Tambov, Belgorod, Voronezh).
Srednevolzhsky (Penza, Ulyanovsk, regiões de Samara, as repúblicas do Tartaristão e da Mordóvia).
Memory Pear de Yakovlev também é cultivado na Sibéria, mas isso pode ser atribuído ao campo da jardinagem experimental. O caule da planta congela em invernos rigorosos. Mas nas áreas adjacentes às mencionadas, a pêra pode ser cultivada com sucesso. Tudo depende do clima de um determinado local. Se for leve, em uma colina, então a pêra é capaz de suportar invernos normais sem perdas, e mesmo depois de congelada consegue se recuperar, a durabilidade da pêra é fenomenal.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pêra da memória de Yakovlev é autofértil, pode dar frutos mesmo na ausência de outras plantas nas proximidades. Mas para uma melhor frutificação, é melhor plantar as variedades Lada ou Avgustovskaya ao lado dela. Mas a própria variedade é o melhor polinizador para algumas peras: orvalho de agosto, Severyanka de bochechas vermelhas, Skorospelka de Michurinsk.
Aterrissagem
As mudas aos 2 anos são plantadas com luz, bem protegidas dos ventos. É melhor escolher terrenos em colinas, as peras não gostam de água estagnada. Quase qualquer solo é aceitável, mas solto e nutritivo é melhor. Uma boa drenagem é uma obrigação para todas as peras. As covas de plantação são preparadas com antecedência, de preferência com 2 a 3 meses de antecedência ou 2 a 3 semanas como último recurso. Os poços devem ter até 70 cm de profundidade, um monte de mistura de nutrientes é despejado no fundo: vários baldes de húmus, um copo de superfosfato, um copo de cinzas. Se o solo for argiloso, denso, o fundo da cova está bem cavado com areia.
Antes do plantio, as raízes das mudas são mergulhadas em uma caixa de vibração, composta de argila, terra de jardim (2 partes iguais) e meio copo de cinzas. Antes do plantio, as raízes da planta são suavemente esticadas sobre um monte de solo nutriente e, em seguida, polvilhadas, sacudindo levemente a muda. O colo da raiz da muda de pêra deve estar 5 cm acima do nível do solo. Após a rega, o solo está bom, mas não muito denso, triturado, regado com 2 baldes de água.
Como a planta não é grande, os plantios podem ser colocados de forma mais densa. A distância usual entre pereiras não é inferior a 7 metros, a memória de Yakovlev pode ser plantada a uma distância de 3 metros entre si, entre linhas - 5 metros.
Crescendo e cuidando
Todas as variedades de peras adoram regar abundantemente, de preferência por aspersão, mas algumas delas são mais resistentes ao tempo seco prolongado e outras menos. A Pera da Memória de Yakovlev pertence ao sensível. Para o melhor rendimento e o bem-estar da árvore, é necessário garantir uma boa rega, principalmente em verões secos e sem chuva.
A resistência invernal da variedade está acima da média, mesmo invernos extremos não prejudicam muito a árvore. Nessas regiões, é possível cultivar plantas sem abrigo, porém, na região Central, é melhor ainda cobrir bem as mudas. Nas regiões do sul, a cal dos troncos é suficiente para as peras adultas.
A resistência à crosta é alta, mas os tratamentos preventivos são desejáveis para todas as peras. As plantas são pulverizadas com Horus ou Fitosporin.
A poda formativa da pêra é desejável, mas a variedade pode passar sem ela. A coroa estará se espalhando, com espaços ideais. Basta remover os brotos que estão engrossando.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
A variedade está em demanda. Em áreas de clima temperado continental, a pêra se mostra bem. Não é tão macio e sensível a geadas, queimaduras e crostas como outras variedades. Ao mesmo tempo, tem bom gosto, tamanho de pera e excelente rendimento. Um pequeno ponto negativo é a presença de áreas pedregosas na polpa, mas há muito poucas delas.
A variedade Pamyati Yakovlev é considerada uma valiosa proprietária de genes úteis para reprodução, sendo usada como doadora de qualidades como compactação e resistência. A única desvantagem é a falta de uniformidade dos frutos, o que é claramente visível com grandes rendimentos. Mas em terrenos de quintal pessoal isso não é tão importante, mas a fenomenal maturidade precoce e a compactação da árvore acabam sendo vantagens muito significativas. Alguns jardineiros consideram a variedade a melhor entre as peras do início do outono.