- Autores: S. T. Chizhov, S. P. Potapov (FGBOU VO RGAU Moscow Agricultural Academy em homenagem a K. A. Timiryazev)
- Apareceu ao cruzar: Tyoma x beleza da floresta
- Ano de aprovação: 2000
- Peso do fruto, g: 99-130
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Compromisso: técnico
- Tipo de crescimento: médio
- Transportabilidade: Alto
- Marketability: médio
- coroa: extenso, em forma de funil em uma idade jovem, em frutificação - oval-arredondado, densidade média
Anteriormente, as peras eram cultivadas exclusivamente nas regiões do sul, mas hoje são cultivadas variedades que podem crescer produtivamente em áreas com clima frio. Uma delas é a variedade de pêra do final do outono, chamada Otradnenskaya.
História de criação
Pear of Otradnenskaya é uma criação dos criadores russos S.P. Potapov e S.T. Chizhov (Academia de Agricultura de Moscou em homenagem a K.A.Timiryazev). O resultado é uma variedade graças ao cruzamento de duas espécies - Forest Beauty e Tema. A safra de frutas foi inscrita no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento em 2000. A variedade é dividida em zonas nas regiões Central Black Earth, East Siberian e Noroeste do país. Além disso, as peras são cultivadas em grandes quantidades na região de Moscou.
Descrição da variedade
Otradnenskaya é uma árvore de baixo crescimento do tipo padrão, que se estende por 3-3,5 metros de altura. Uma árvore jovem é dotada de uma copa em forma de funil, que eventualmente se transforma em um oval arredondado. As árvores apresentam maior espessamento de folhagem verde escura, rebentos retos e curvos de cor castanha, botões e flores cónicos castanho-escuros, recolhidos em pincel corimboso, de 5 a 7 peças cada. Durante o período de floração (segunda quinzena de maio), a árvore é coberta por flores brancas como a neve não muito grandes, agradavelmente perfumadas.
Características da fruta
As peras Otradnenskaya pertencem ao grupo das frutas de tamanho médio. O peso da fruta pode variar de 99 a 130 gramas. A forma da fruta é oblongo-arredondada com uma nervura perceptível da superfície. O fruto maduro é coberto por uma cor verde-amarelada, que se dilui com um blush vermelho borrado. A casca da fruta é de densidade média, com opacidade e picadas subcutâneas perceptíveis. Não há ferrugem na casca das peras.
As peras são caracterizadas por uma boa tolerância ao transporte e longa vida de prateleira - até 100-120 dias, sujeitas a uma temperatura de zero grau. A peculiaridade está na seguinte: quanto mais tempo a fruta é armazenada, mais alto se torna o seu sabor. O objetivo da fruta é técnico, mais adequado para o processamento em compotas, marmeladas, purê de batata.
Qualidades de sabor
A pêra tem um gosto bom. A polpa esbranquiçada-cremosa é de densidade média, textura delicada com leve granulação e suculência suficiente. O sabor é equilibrado - doce e azedo com um aroma fraco.
Amadurecimento e frutificação
A fruta pertence à classe do final do outono. A árvore frutifica no 3-4º ano após o plantio. A árvore frutífera dá frutos regularmente. Você pode saborear as primeiras peras no início de setembro. A fase de frutificação ativa ocorre em meados de setembro.
Produção
O rendimento da pereira é moderado.Com os devidos cuidados e condições favoráveis, até 40 kg de peras maduras podem ser removidos de uma árvore durante o período de frutificação. Em escala industrial, o indicador de produtividade é o seguinte: 195 centners de frutas por hectare.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pereira Otradnenskaya é parcialmente autofértil. Em um terreno com esta espécie, é necessário plantar árvores doadoras que florescem ao mesmo tempo que a pera Otradnenskaya. As seguintes variedades são consideradas os melhores polinizadores para peras - Moskvichka, Marble, Nadyadnaya Efimova.
Aterrissagem
O plantio é possível tanto na primavera quanto no outono. Na primavera, recomenda-se o plantio de mudas no final de março - início de abril, quando o solo e o ar já estão aquecidos. No outono, o plantio de árvores é feito 3 semanas antes da primeira geada, pois leva tempo para a adaptação do sistema radicular e da árvore como um todo. É melhor plantar mudas de dois anos com um sistema radicular desenvolvido.
Crescendo e cuidando
A aparência da pêra é absolutamente despretensiosa de cuidar, mas o local e o solo devem ser escolhidos com cuidado. O local deve ser limpo de ervas daninhas e outros detritos, bem como luz solar suficiente. Um bom solo para o plantio de mudas de pera é solto solto, leve, respirável, fértil e de baixa acidez.
O cuidado integral com a fruticultura inclui medidas padrão: irrigação, fertilização, remoção de ervas daninhas do círculo próximo ao caule, proteção contra vírus e pragas, caiação de troncos, bem como poda sanitária de galhos e formação de copas. Em regiões com invernos rigorosos, é recomendável proteger a árvore do congelamento usando enrolamentos de tronco e cobertura morta.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é altamente resistente a muitas das doenças comuns a que as árvores frutíferas estão sujeitas, como a crosta, o oídio e a podridão dos frutos. Pulverizar com inseticidas ajudará a proteger a árvore da invasão de mariposas, carrapatos e besouros das flores.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Devido à sua alta resistência ao estresse, a árvore tolera facilmente as condições climáticas extremas, curta seca e calor. Além disso, a variedade é resistente ao inverno.