- Autores: P. N. Yakovlev, S. P. Yakovlev, Z. N. Tsvetaeva, All-Russian Research Institute of Genetics and Breeding of Fruit Plants. I. V. Michurina
- Apareceu ao cruzar: Filha de Blankova x Bergamota Esperena
- Ano de aprovação: 1974
- Peso do fruto, g: 130-150
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: na segunda quinzena de agosto
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Alto
- Produção: Alto
- coroa: espalhando, ampla piramidal, raro
A pêra é uma fruta fácil de cultivar na sua própria região. O principal aqui é o cuidado adequado, o tratamento de doenças, a poda oportuna.
Descrição da variedade
A variedade Osennyaya Yakovleva tem uma função de fruta universal. O tipo de crescimento é alto, a copa forma-se em árvore adulta, extensa e larga piramidal. Os ramos são esparsos, rebentos castanho-escuros, ligeiramente curvos.
As folhas estão voltadas para cima, a ponta é pontiaguda, é serrilhado.
Esta variedade frutifica em cachos e ramos de frutas.
Características da fruta
Os frutos do outono Yakovlev têm uma forma rômbica arredondada irregular. O peso máximo é 150 gramas. Quando as peras estão maduras, elas são caracterizadas por uma cor de cobertura.
Apesar de as peras desta variedade terem polpa densa, são muito tenras e suculentas.
Qualidades de sabor
Pear Autumn Yakovleva tem um gosto agridoce, com um gosto residual de noz-moscada.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade é classificada como outono, os frutos são colhidos no final de agosto. A árvore começa a produzir safras 5 anos após o plantio.
Produção
O rendimento é avaliado como alto.
Regiões em crescimento
As principais regiões de crescimento são a Terra Negra Central e as regiões do Baixo Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Polinizadores são necessários.
Aterrissagem
As peras desta variedade podem ser plantadas na primavera e no outono. O pouso é mais frequentemente escolhido na virada de outubro e novembro. É durante este período que o enraizamento necessário das árvores ocorre antes do inverno (o crescimento das raízes continua até que a temperatura do solo caia para 4 graus). No outono, há mais água disponível no solo, então há o risco de congelamento das árvores, principalmente se o plantio for tarde demais.
Na primavera, o plantio começa bem cedo, quando as árvores da variedade descrita ainda não entraram na estação de crescimento e ainda estão dormentes, ou seja, na virada de março e abril.
Uma distância de 4-5 por 2-3 m é assumida para peras enxertadas em mudas.
Prepare o solo antes de plantar. Covas especiais são cavadas 10-14 dias antes do plantio, cujo tamanho deve ser maior do que o tamanho da raiz em 30 cm de profundidade e 30-40 cm de largura.
A camada superior de terra escavada é depositada em uma direção e o solo das camadas profundas na outra. Uma camada de solo fértil é colocada no fundo do buraco, onde as raízes serão colocadas. Se a pêra descrita for plantada em solo de baixa qualidade, uma mistura fértil de solo com turfa e esterco deve ser usada.
As raízes devem ser uniformemente espaçadas no buraco, não devem dobrar. Os doentes ou alquebrados são removidos imediatamente. Em seguida, a muda é colocada de forma que fique 15 cm acima da superfície e coberta com a terra da segunda pilha.
O solo ao redor da árvore é colocado de forma a formar uma tigela. Após o plantio, regue a planta abundantemente uma vez. Uma árvore Yakovlev de outono consome de 5 a 10 litros de água.No outono, uma barreira protetora de solo se forma ao redor da árvore, que é nivelada em março. Na primavera, o estrume deve ser colocado em volta do tronco, pelo menos 10 kg por planta, para que não entre em contato com o tronco.
Crescendo e cuidando
Solos férteis com ambiente alcalino são os mais adequados para o plantio desta variedade. As árvores deveriam estar localizadas em um morro, condição esta que é obrigatória para a obtenção de uma colheita anual.
Para obter uma colheita rica, Autumn Yakovleva precisa de fertilizantes.
A cobertura é realizada somente após rega abundante.
A cinza de madeira é um revestimento de cobertura popular, mas é melhor usado em solo argiloso pesado. A dose ideal é de 1 colher de sopa por metro quadrado. Este fertilizante é colocado debaixo de uma árvore a uma distância de 40 cm do tronco, o solo é regado abundantemente, o solo é coberto com uma camada de palha de 15 cm, pode-se usar folhas secas, agulhas ou cones como cobertura morta.
O fósforo é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da pêra Osennyaya Yakovleva. Sua deficiência afeta a qualidade do brotamento. A falta de fósforo pode ser determinada pela queda prematura das folhas. É aconselhável usar a seguinte mistura por 1 metro quadrado:
superfosfato simples - 45 g;
superfosfato duplo - 30 g;
areia - 45 g.
A fertilização da cova de plantio dá o melhor resultado. Pode-se fazer um furo ao redor do tronco de até 20 cm de profundidade, onde é colocado o curativo de cima.
Resistência a doenças e pragas
Osennyaya Yakovleva tem baixa resistência à crosta, então o processamento oportuno é necessário.
A ferrugem é uma das doenças fúngicas mais comuns que ocorrem nas peras Osennyaya Yakovleva em jardins domésticos.
Sprays de enxofre são um dos tratamentos mais populares para muitas doenças. E também vale a pena retirar os zimbros, além de cortar os brotos infectados com a doença e queimá-los.
Para a ferrugem da pêra, Osennyaya Yakovleva deve ser pulverizado com Kuproksat ou Kaptan. O processamento deve ser realizado na fase de brotação e até o final da floração. Você pode obter o efeito desejado apenas se realizar o procedimento a cada uma ou duas semanas.
Syllit 65 WP é um potente agente antifúngico usado para prevenir doenças na cultivar descrita, como ferrugem da maçã, sarna e mancha foliar.
Outros métodos podem ser usados para prevenir o aparecimento de ferrugem na variedade Osennyaya Yakovleva:
borrifar com bicarbonato de sódio - 1 colher de chá por litro de água;
processamento com decocção de rabo de cavalo - 200 g de matéria-prima desidratada por 10 litros de água;
pulverização com decocção de cebola - 100 g de vegetais por 10 litros de água;
infusão de alho -100 g por 10 litros de água quente.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
No que diz respeito à robustez do inverno, este indicador é avaliado como satisfatório. No entanto, esta árvore tolera bem a seca.