- Peso do fruto, g: 80 (até 250)
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: a partir de meados de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Transportabilidade: Boa
- Marketability: Alto
- Altura, m: 3,5-4
- coroa: ampla piramidal
- Forma de fruta: arredondado em forma de pêra
Muitos residentes de verão preferem cultivar variedades de pêras em seus terrenos, que são caracterizados por colheitas abundantes e boa adaptação a climas frios. Entre eles está a variedade de pêra doce de outono, que é a mais produtiva, crescendo na região Central.
História de criação
Sweet Autumn Pear é uma fruta com uma longa história. Os criadores nacionais trabalharam na criação desta espécie de pera, cuja tarefa era criar uma variedade resistente à geada e frutífera. A pêra é zoneada na região Central.
Descrição da variedade
Autumn Sweet é uma árvore de porte médio, atingindo 3,5-4 metros de altura. A pêra é caracterizada por uma ampla forma de coroa piramidal com espessamento moderado com folhas verdes escuras e fortes ramos de cor marrom-marrom. Os galhos crescem caoticamente, então a árvore parece bem volumosa.
Características da fruta
A pêra representa uma classe de variedades de frutos médios. O peso médio do fruto é de 80 gramas, mas recentemente o fruto cresceu um pouco e está ganhando peso até 250 G. O formato do fruto é correto - redondo em formato de pêra com superfície moderadamente lisa. A casca das peras é fina, com ligeiro brilho e picadas subcutâneas perceptíveis. O fruto maduro é coberto por uma cor amarelo claro, que se dilui com manchas marrons opacas.
As peras toleram bem o transporte e são dotadas de uma longa vida de conservação (60-80 dias), especialmente se os frutos são retirados da árvore em estado de maturação técnica - até meados de dezembro. A finalidade das frutas é universal - são consumidas frescas, utilizadas na culinária, processadas e conservadas. As frutas ficam bem armazenadas em caixas de madeira ou papelão.
Qualidades de sabor
O sabor e as qualidades comerciais da variedade são excelentes. A polpa branco-cremosa tem uma estrutura delicada, carnuda, de grão fino e amanteigada, com alto teor de suco. O sabor é equilibrado, com uma doçura dominante e um agradável aroma a sobremesa que não desaparece mesmo após armazenamento prolongado.
Amadurecimento e frutificação
A pêra pertence às variedades de outono. A árvore começa a dar frutos no 3-4 ano após o plantio, e você pode desfrutar de deliciosas peras anualmente (a frutificação é estável e regular). O amadurecimento das peras atinge o pico na segunda quinzena de setembro. Segundo jardineiros experientes, as peras devem ser retiradas na fase de maturidade técnica, pois não se deformam e ficam bem conservadas.
Produção
A árvore dá boas colheitas. Com os devidos cuidados, cerca de 30 kg de frutos maduros podem ser colhidos de uma árvore por estação de frutificação.
Regiões em crescimento
O doce de outono de pereira é amplamente cultivado na região de Moscou, nas regiões de Tula e Ryazan, bem como nos Urais e na Sibéria Ocidental.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, portanto, só é possível melhorar os indicadores de produtividade com o auxílio de árvores doadoras, cujo período de floração coincide com a da pera doce de outono. Os polinizadores mais adequados são as seguintes espécies: Svetlyanka, Severyanka, Rogneda, Yuryevskaya, Chizhovskaya.Ao plantar mudas polinizadoras, é importante manter a distância correta entre elas. Idealmente, são 6 metros entre as árvores doadoras.
Aterrissagem
As mudas são plantadas na primavera: final de abril - início de maio. Durante este período, o ar e o solo devem aquecer o suficiente. Recomenda-se organizar as mudas no esquema 5x4 ou 6x3 M. Para o plantio, recomenda-se comprar mudas de 1-2 anos e não de 3-4 anos, pois as mudas adultas são mais sujeitas a várias doenças.
Crescendo e cuidando
A árvore não é caprichosa na tecnologia agrícola, mas exigente com o solo e local de plantio. Portanto, o local deve ser escolhido em uma pequena colina com boa luz solar. Além disso, a muda deve ser protegida de correntes de ar e rajadas de vento. O rizoma da árvore não gosta de estagnação de umidade, por isso é melhor que as águas subterrâneas sejam profundas. Solo de pêra adora solto, fértil e respirável. A pera não deve ser sombreada por outras árvores plantadas no local, pois isso pode afetar negativamente os indicadores de produtividade.
O cuidado abrangente da árvore inclui: rega abundante (por 2 semanas após o plantio e, em seguida, duas vezes por mês até setembro), fertilização (realizada 3 anos após o plantio), capina e cobertura morta da zona próxima ao caule, poda sanitária anual dos ramos, formação copas, desbaste de folhagem, caiação obrigatória, que protege contra danos mecânicos e infecções, envolvendo o tronco com ramos de abeto ou serapilheira, além da prevenção de ataques de vírus e insetos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da variedade é média. A árvore tolera facilmente sarna e muitas doenças fúngicas às quais as peras são suscetíveis. Os tratamentos inseticidas ajudam a prevenir a invasão de pragas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema.É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A pêra apresenta boa resistência ao estresse. É resistente ao inverno, se adapta rapidamente às características climáticas da região, tolera quedas de temperatura e calor. A pereira reage negativamente à sombra excessiva, correntes de ar fortes e excesso de umidade no solo.