- Autores: Sedov E.N., Kuznetsova A.G., Krasova N.G. (Seleção de FGBNU VNII de safras de frutas)
- Apareceu ao cruzar: Bergamota Novik x Clappa Favorita
- Ano de aprovação: 2001
- Peso do fruto, g: 200
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: no final de julho
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- coroa: ampla piramidal, densidade média
- Sai: grande, arredondado, pontiagudo, verde escuro
Orlovskaya Letnaya é uma das variedades de pêra mais interessantes para as regiões do sul da Federação Russa.
História de criação
Os pais da variedade são Bergamota Novik e Lyubimitsa Klappa. Pear Bergamot Novik foi criado por Michurin, é uma variedade relativamente resistente ao inverno com frutas suculentas, mas perecíveis muito abundantes. A favorita de Clapp, nativa dos Estados Unidos, é uma variedade de verão com frutas deliciosas e vermelhas, mas muito afetada pela crosta. A pêra de verão Orlovskaya foi incluída no registro de variedades aprovadas da Federação Russa em 2001.
Descrição da variedade
O verão de Orlovskaya é uma árvore alta e maciça com uma copa piramidal larga. A densidade da copa é média aqui. A folhagem é redonda, lisa, verde-escura, pecíolos fortes, comprimento médio. As flores são grandes, de cor branca.
Características da fruta
O verão Orlovskaya é uma variedade triplóide moderna. Essas árvores têm cromossomos triplos, não duplos, e diferem em frutos maiores. Eles são realmente grandes - 200 g cada, alguns até 270 g. Esta é uma das peras primitivas de maior fruto. Os frutos são em forma de pêra, simétricos. O fundo é ligeiramente inclinado. A pele é lisa. A cor dos frutos maduros é geralmente amarelo-esverdeado, com ligeiro rubor laranja nas barricas, o tom é ligeiramente apagado. Existem poucos pontos subcutâneos, a cor é uniforme, fosca. A pele é medianamente densa. As sementes são marrom-escuras, grandes. Manter a qualidade é de 14 a 18 dias.
Qualidades de sabor
Peras doces, sobremesa. Pontuação de degustação - 4,5 pontos em 5. A polpa é firme, de grão fino, branca, suculenta e semi-oleosa. A polpa tem um gosto excelente, mas o aroma é fraco. As maçãs têm um propósito universal. A pêra é igualmente adequada para consumo in natura, para secagem, enlatamento, compotas e geleias.
Amadurecimento e frutificação
Variedade de verão, de crescimento precoce, os frutos são retirados no final de julho. O período de frutificação é curto. O período do consumidor é de 7 a 10 dias.
Produção
O rendimento é alto - 127 kg / ha. De acordo com alguns relatos, na região de Oryol, as árvores jovens dão 150 c / ha, maduras - 180-200 c / ha.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo na região da Terra Negra Central da Rússia (regiões de Tambov, Kursk, Lipetsk, Belgorod e Voronezh).
Aterrissagem
A variedade é pouco exigente para a qualidade do solo. Somente solo salino ou argiloso exigirá preparação cardinal. O local é escolhido quente, ensolarado, melhor em uma colina. É bom se houver sebes ou edifícios próximos que protejam do vento. Para o plantio, compre mudas de 2-3 anos com um sistema radicular bem desenvolvido, botões verdes.
Faça buracos com uma profundidade de 70-80 cm, é melhor fazer isso com antecedência, 2-3 semanas antes do plantio. Os poços são 2/3 cheios com uma mistura de nutrientes: 3 baldes de húmus, 60 g de nitrato de amônio, 900 g de superfosfato, 1 kg de cinza de madeira. Em seguida, polvilhe 5 cm de solo e deixe sem nivelar.
Um suporte é martelado no fundo do poço, as raízes da árvore são esticadas, começam a adormecer com a terra, sacudindo levemente a muda para preencher todas as lacunas entre as raízes. A terra é pisoteada com cuidado, mas muito bem. Forme um círculo de rega.A árvore é amarrada a um suporte com uma cinta de tecido, 2 baldes de água são vertidos.
Crescendo e cuidando
A variedade cresce bem nas regiões recomendadas. Não é adequado para a região de Moscou, pois não tem resistência de inverno suficiente. A variedade é sensível à estagnação da umidade, não se sente bem em verões muito frios e chuvosos. Uma drenagem muito boa deve ser garantida antes do plantio.
A pera desta variedade é altamente resistente à crosta, mas os tratamentos preventivos com mistura de bordeaux ou preparação de Horus não serão supérfluos. A variedade Orlovskaya Krasavitsa pode ser plantada como polinizador adicional.
O resto do atendimento é clássico. Como todas as peras, esta variedade adora regas regulares e abundantes. Durante a temporada, 3-5 regas são necessárias, dependendo das chuvas. A falta de umidade afetará as frutas que são esmagadas. Na segunda quinzena de novembro, a irrigação com carregamento de água é realizada à taxa de 10 baldes de água por 1 sq. m. É melhor regar as peras por gotejamento ou aspersão.
As peras adoram solo fértil. É melhor aplicar composto ou estrume podre na primavera como cobertura morta ao longo do círculo do tronco, deixando espaço no próprio tronco. No outono, o solo é desenterrado, adicionando-se mais matéria orgânica (5 baldes por 1 m²). Os fertilizantes superfosfato e potássio são adicionados ao mesmo tempo.
A robustez invernal do verão Oriol, desde que plantado nas regiões recomendadas, é suficiente, portanto, apenas mudas jovens são abrigadas. E basta caiar as árvores maduras com cal de pragas e queimaduras solares.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, carrapatos, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
A variedade de pêra Orlovskaya Letnaya possui várias características únicas, por isso chama a atenção. Para uma pêra tão precoce, seus frutos são incrivelmente grandes e saborosos.É o líder em tamanho entre as variedades iniciais. A variedade tem um excelente rendimento, as árvores estão repletas de cachos de cima a baixo. As peras são geralmente despretensiosas, crescem mesmo em condições ambientais desfavoráveis. Em algumas críticas, os jardineiros afirmam que a pêra não tem o melhor sabor, mas esse defeito é perdoado pela abundância de frutas, sua boa transportabilidade e características gerais da árvore.