- Sinônimos de nomes: Inverno de ano novo
- Peso do fruto, g: até 160
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- Altura, m: até 5-6
- coroa: espalhando ligeiramente
- Forma de fruta: em forma de pêra
- Cor de fruta: azeitona esverdeada, com blush de framboesa
- Polpa : suculento
- Gosto: doce e azedo
As variedades de pêra de inverno são muito apreciadas pelos jardineiros. Afinal, os frutos dessas árvores não só são muito saborosos, mas também apresentam excelente qualidade de conservação. Um excelente representante das peras de inverno é a variedade de Ano Novo. Os recursos de tal planta serão úteis para aqueles que planejam colher para a estação fria.
Descrição da variedade
O Ano Novo é fruto do trabalho dos criadores de Bryansk. A planta foi adquirida em 2016 e, desde então, vem ganhando imensa popularidade entre os veranistas de todo o país. Uma árvore de tamanho médio atinge uma altura de 5-6 metros, tem uma copa ligeiramente espalhada. A casca se distingue por um tom cinza escuro, é áspera ao toque. Os ramos são castanhos, arqueados, a pubescência é fraca. A folhagem é de uma rica cor esmeralda, de formato redondo, com contornos ligeiramente curvos.
Características da fruta
A variedade de pêra de inverno descrita tem frutos em forma de pêra e é de tamanho acima da média. O peso de uma pêra é de até 160 gramas. A cor dos frutos é verde azeitona, e também em cada um deles há um apetitoso blush de framboesa. A pele é bastante áspera. As câmaras de sementes não são muito grandes.
Qualidades de sabor
Sob a pele densa e áspera do Ano Novo, encontra-se uma polpa branca e suculenta com um aroma rico. As peras têm um sabor agridoce que muitos jardineiros já apreciaram. Você pode desfrutar desse sabor por 90 dias após a colheita - é a quantidade de frutas maduras da variedade.
Amadurecimento e frutificação
O reveillon começa a dar frutos assim que ela completa 5 anos. A planta pertence a culturas com um período de maturação médio. Atinge a maturidade do consumidor no final de setembro ou meados de outubro. Então você pode colher.
Produção
Este indicador para uma árvore da variedade descrita é muito alto. Com tecnologia agrícola adequada, será possível colher cerca de 60 quilos de peras. A cultura dá frutos anualmente.
Regiões em crescimento
O reveillon é bom no Extremo Oriente, na zona central do país, nos Urais, na região de Moscou. No entanto, nas regiões do sul, os indicadores de rendimento não caem.
Aterrissagem
A pêra da variedade descrita pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. Se o plantio for realizado na primavera, as datas são escolhidas entre a 3ª década de abril e a 3ª década de maio. Se for outono, vale a pena plantar da 2ª década de setembro até a 2ª década de outubro. O local de plantio deve ser ensolarado. É ideal se a pêra crescer no lado sul. E também a cultura não tolerará a ocorrência próxima de águas subterrâneas.
Os poços de pouso devem ter parâmetros de 75x75x75 centímetros. A camada inferior é a drenagem, então há uma mistura de solo nutritiva. A terra deve ser fertilizada com cinzas e superfosfato (200 e 250 gramas, respectivamente). Uma estaca com cerca de um metro de comprimento é colocada no centro. Durante o plantio, é importante cuidar para que o colo da raiz fique nivelado com o solo.
Crescendo e cuidando
A pêra de ano novo não exigirá muito tempo do jardineiro. O ponto principal é regar. Amostras recém-plantadas são regadas semanalmente, mas uma vez por mês é o suficiente para árvores maduras. A rega deve ser interrompida 30 dias antes da colheita. A última dosagem é de 5 baldes de água. Se a planta tiver mais de 5 anos, tome pelo menos 6 baldes. No último mês de outono, é realizada a irrigação com carregamento de água.
O enfeite superior para esta variedade também é importante. Em uma estação, você precisa fertilizar pelo menos 5 vezes. Nesse caso, a matéria orgânica e os fertilizantes minerais devem ser alternados.
A poda também é necessária. Vale a pena conduzi-lo quando o ar esquenta até pelo menos 5 graus Celsius. Os caules devem ser aparados para revelar tecido saudável (geralmente uma árvore branca). Para evitar o cruzamento de brotos, o encurtamento deste até o botão externo permitirá. E, claro, deve-se sempre retirar galhos secos e desatualizados, assim como aqueles que estão afetados pela doença. Após o trabalho, é necessário lubrificar os cortes com verniz de jardim.
Para que as árvores do Ano Novo dêem mais colheita, variedades de polinização precisam ser plantadas nas proximidades. A maneira mais fácil é usar o pólen da pêra Severyanka. Esta é a melhor escolha.
Resistência a doenças e pragas
A pêra de ano novo é muito resistente à crosta e ácaros da vesícula. Mas a podridão das frutas e o câncer negro são bastante comuns. E também uma pêra pode ser atacada por pulgões, ácaros da pêra, mariposas.
A prevenção da propagação de doenças e pragas permitirá tratamentos preventivos em diferentes estágios da estação de cultivo. O cronograma para esses tratamentos deve ser seguido. A tecnologia agrícola correta não é menos importante.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, carrapatos, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
O Ano Novo é uma variedade muito resistente ao inverno. Uma árvore saudável tolera facilmente geadas de até -35 graus. Os curtos períodos de seca também não prejudicam a planta, mas ainda assim não vale a pena deixá-la vários meses sem água.
Quanto ao solo, o Ano Novo crescerá bem em solos franco-arenosos leves e franco com acidez neutra. Mas se houver muita argila ou areia, a planta murchará rapidamente.