- Autores: Yakovlev S.P., Gribanovsky A.P., Chivilev V.V. (Centro Científico Federal da Instituição Científica Orçamentária do Estado Federal em homenagem a I.V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Bere inverno Michurina x Svetlyanka
- Ano de aprovação: 2015
- Peso do fruto, g: 135
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: a partir do final de setembro
- Compromisso: sala de jantar, preparação de compotas, preparação de frutos secos
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- Altura, m: até 4
Qualquer jardineiro gostaria de adquirir variedades promissoras que lhe permitiriam obter bons resultados. No entanto, não basta escolher a variedade certa de planta. Também é necessário estudar cuidadosamente as informações mais completas sobre ele, sobre como cultivar um tipo específico.
História de criação
Pear Novella foi criado no Centro Científico Michurin. O projeto foi supervisionado pelos criadores Yakovlev, Gribanovsky e Chivilev. Para obter a cultura, foram utilizadas as variedades Bere Zimnyaya Michurina e Svetlyanka. A planta foi colocada em prática em 2015.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio e pode atingir 4 m de altura, cuja copa lembra uma estreita pirâmide. Os brotos grossos são caracterizados por uma direção direta de desenvolvimento. Eles estão ajoelhados e de cor amarela. Folhas desta variedade:
ampla;
semelhante em forma a um ovo;
pintado de verde;
ter uma superfície lisa;
brilhar.
Características da fruta
Os frutos, de formato curto perolado, pesam em média 135 g e são grandes. Uma cor básica esverdeada e uma cor tegumentar rosa são características; está embaçado em uma pequena parte da fruta, como um bronzeado fraco. Os pontos subcutâneos de tamanho médio são perfeitamente visíveis, mesmo com um olhar superficial. A polpa é de cor creme.
Qualidades de sabor
A polpa da Novela é dividida em grânulos. Tem uma densidade média e é extremamente suculento. Ela tem uma combinação típica de sabores agridoces. Notas picantes são notadas, mas adstringência está completamente ausente; a pontuação de degustação é de 4,3 pontos. O aroma é de intensidade média; o teor de açúcar chega a 8,9% e a proporção de ácidos é de 0,51%.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence à categoria das peras de inverno. Você pode coletá-los na última década de setembro. Os primeiros frutos aparecerão no 6º ano de desenvolvimento. Importante: nas condições de armazenamento convencional de frutas, é possível economizar a safra colhida por 150 dias.
Produção
Pear Novella é de alto rendimento. A produtividade pode chegar a 146 centners por 1 ha. Essa eficiência só é possível com excelente tecnologia agrícola competente. Você terá que escolher cuidadosamente o local e levar em consideração a influência do clima.
Regiões em crescimento
A árvore foi zoneada na Região Central da Terra Negra. Teoricamente, pode ser plantada no Cáucaso do Norte e na costa do Mar de Azov. No entanto, essa decisão é sempre feita por sua própria conta e risco. Em regiões com climas mais difíceis, o cultivo é difícil.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Pear Novella é auto-fértil. Simplesmente não há necessidade de plantar outras árvores nas proximidades.
Aterrissagem
Uma boa iluminação e um nível decente de fertilidade do solo são muito importantes para esta variedade. Pode ser plantada tanto na primavera como no outono. A segunda opção é preferível em áreas quentes. O poço é preparado pelo menos 14 dias antes do plantio. A preparação envolve a adição de uma massa fértil (obtida de um solo simples, misturando-se com composto, areia, húmus e cinzas de madeira).
As mudas devem ser colocadas nos buracos de forma que, após o enchimento das raízes, o colo fique acima da superfície a um nível de cerca de 5-7 cm.Aconselha-se cravar estacas de madeira no fosso para amarrar o tronco e evitar sua curvatura. Naturalmente, é aconselhável regar as frutas plantadas. Após a rega, a zona da raiz deve ser coberta com serragem. Além de reter a umidade, auxilia a planta ao conter o desenvolvimento de ervas daninhas.
Crescendo e cuidando
Novella é considerada uma cultura despretensiosa. Mas ainda precisa de rega regular e ordenada. Na estação seca, a árvore deve ser regada uma vez a cada 14 dias. Mesmo apesar da imunidade estável, a prevenção de patologias é necessária. Os troncos e ramos esqueléticos devem ser branqueados para evitar queimaduras de sol e rachaduras pelo gelo.
A árvore deve ser podada não só para a formação da copa, mas também para a prevenção de patologias. No outono, todas as folhas caídas devem ser coletadas e queimadas fora do local. Os fertilizantes são aplicados na zona da raiz. Na primavera, a fertilização é feita com nitrato e uréia, e na fase de floração ativa e postura dos frutos, preferem-se as composições fósforo-potássio. Quando o inverno se aproxima, a matéria orgânica, incluindo esterco, é incorporada ao solo.
Resistência a doenças e pragas
Essa planta quase nunca é afetada por crostas e patologias fúngicas. Muito depende, entretanto, de quão corretamente os requisitos da tecnologia agrícola são seguidos.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Esta variedade é muito resistente ao frio do inverno. A probabilidade de danos causados pela seca também não é muito alta. Ambas as propriedades não devem ser usadas em demasia, no entanto. É muito importante monitorar o estado das plantações e excluir a sua deterioração. Antes do início do inverno, o abrigo é útil e, no contexto da seca, a rega intensiva.