- Autores: Yakovlev S.P., Gribanovsky A.P., Savelyev N.I., Chivilev V.V., Bandurko I.A., Akimov M.Yu.
- Apareceu ao cruzar: Beleza Talgar x Filha da Aurora
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 140
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: a partir da segunda década de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- coroa: redondo, esparso
A variedade de pêra Nick é uma variedade muito jovem, caracterizada pela resistência à geada e resistência a doenças. Começa a dar os primeiros frutos logo 5 anos após o plantio, regularmente dá uma colheita abundante. As peras são consumidas in natura, são utilizadas em saladas de frutas e sobremesas, fazem sucos, vinhos, fazem geleias, confitures e utilizam-nas como recheio de pastelaria.
História de criação
A variedade foi criada na Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal do Centro Científico Federal com o nome de V.I. I. V. Michurin por criadores S. P. Yakovlev, A. P. Gribanovsky, N. I. Saveliev, V. V. Chivilev, I. A. Bandurko, M. Yu. Akimov. Apareceu ao cruzar as variedades Talgar beleza e Daughter of Dawn. Adicionado ao Registro do Estado em 2002.
Descrição da variedade
Uma árvore de pequena altura, 3-4 metros, ereta com uma copa esférica esparsa. Os galhos são curtos, retos, marrons, crescendo em ângulos retos. Os botões são cónicos de tamanho médio, as folhas são ovais com pontas pontiagudas com pequenos serrilhados, verde mate, o pecíolo não é longo, as estípulas são subuladas. A taxa de crescimento para a temporada é média. Floresce com grandes flores brancas. A frutificação mista é característica - as peras são amarradas em brotos perenes e anuais. Tem uma elevada regeneração: os rebentos recuperam rapidamente após invernos frios e podas. Pouco exigente para a composição do solo, não tolera fortes alagamentos.
Características da fruta
Um pouco maiores que a média, pesando cerca de 140 g, têm o formato de um cone truncado. No período de retirada dos ramos, a cor é esverdeada com borrão avermelhado, com plena maturação é amarelo claro com um rubor bordô na superfície. A perna do feto é curva. A polpa é bastante densa, cor de baunilha, tenra, suculenta, ligeiramente oleosa, a pele não é espessa, lisa, com um toque de cera. As sementes são castanhas de tamanho médio. As peras são armazenadas por 3-4 meses em local seco e fresco.
Qualidades de sabor
Sabor agridoce com aroma delicado de noz-moscada. Conteúdo de açúcar - 10%, ácido ascórbico - 6,2 mg por 100 g. Pontuação de degustação 4,4 pontos em 5.
Amadurecimento e frutificação
Começa a produzir colheitas de forma constante 5-6 anos após o plantio. Normalmente, ele é removido após 15-20 de setembro. Em boas condições climáticas, pode-se adiar a colheita até a primeira semana de outubro. As peras amadurecem em 2 semanas, são perfeitamente armazenadas e prontas para comer por 90-100 dias. Em climas frios, a fruta não é tão suculenta e saborosa. As árvores têm vida longa e podem dar frutos por até 50 anos.
Produção
Alta, uma árvore pode carregar de 80 a 159 kg.
Regiões em crescimento
Ela frutifica de forma mais eficaz na Região Central da Terra Negra. Pode ser plantado nas áreas da Região Central da Terra Não Negra. Cultivado na Sibéria Oriental e nos Urais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É uma variedade parcialmente autofértil. Para aumentar a produtividade, é recomendado plantar outras variedades próximas como polinizadores, por exemplo, Duchesse, Bere Russian, Williams, Fairy, Kupava, Lada, Thumbelina. Para obter frutos maiores, parte dos ovários é removida.
Aterrissagem
Para mudas, escolha uma área aberta e iluminada em uma pequena colina. A espécie não gosta de alta umidade, água subterrânea (não mais perto do que 2-2,5 m) e planícies devem ser evitadas. Os mais adequados são os solos franco-arenosos, argilosos e chernozem. Se várias árvores forem plantadas, é feita uma distância de 7 m entre as linhas, 4 m entre as mudas em uma linha. As covas de plantio são preparadas com antecedência - para o plantio na primavera no outono, para o plantio no outono - uma semana antes do início do o evento. Eles são feitos de 100x100 cm de tamanho, adicione ao solo do jardim: 3 baldes de húmus, 2 baldes de areia grossa, cinza de madeira, superfosfato e sulfato de potássio. 3 baldes de água são despejados no fundo do poço, em um deles 2 colheres de sopa. eu. farinha de dolomita, solo preparado é derramado por cima e deixado por 2-3 semanas.
Para cultivar uma cultura, é necessário selecionar mudas saudáveis e fortes com 1-2 anos, sem sinais de danos e ataque de fungos. Recomenda-se que as mudas com sistema de raiz aberta sejam plantadas antes da abertura dos botões, via de regra, o procedimento é realizado em abril. As árvores são plantadas em recipientes fechados nos meses de maio e junho. O outono é ideal no final de setembro - início de novembro. As plantas com folhagem devem ser sombreadas após o plantio. As raízes expostas são embebidas em água por 2 horas. As árvores no contêiner são cuidadosamente removidas do contêiner e colocadas na cova. O colar da raiz deve estar 5-6 cm acima do solo. Um suporte é instalado próximo a uma distância de 10 cm. Depois é gradualmente polvilhado com terra, agitando levemente a planta, o solo é socado. Um pequeno aterro com um sulco para irrigação é feito no círculo próximo ao caule. Água com 2-3 baldes de água decantada. A área da raiz é coberta com húmus ou turfa em uma camada de 5-10 cm. Deve-se tomar cuidado para que o solo ao redor das mudas não seque até que criem raízes.
Crescendo e cuidando
Nos primeiros dois anos, as árvores jovens não se alimentam: elas têm nutrientes suficientes introduzidos durante o plantio. Os adultos são alimentados na primavera com fertilizantes orgânicos dissolvidos na água:
excrementos de pássaros - 250 g por 5 litros por planta;
nitrato de amônio - 15 g por 5 litros;
ureia - 100 g por 5 litros.
E no outono, formulações contendo fósforo e potássio são lançadas. Eles estão espalhados na superfície do solo e desenterrados - 1 sq. m tomar 30 g de superfosfato, 15 g de cloreto de potássio, 150 ml de cinza de madeira. No verão, eles são alimentados com compostos contendo magnésio, boro, cobre, zinco. Não é recomendável se deixar levar por compostos de nitrogênio: a árvore vai crescer ativamente sua copa verde, mas o rendimento vai cair.
Regue conforme necessário, mas pelo menos 3 vezes por temporada. A primeira rega é realizada antes do desabrochar das flores, a segunda - após 2 semanas, a terceira vez - após a colheita.
A poda é realizada anualmente na primavera: os brotos velhos e secos são retirados, o resto é encurtado em 10-15 cm. Se você não fizer essa poda rejuvenescedora, a copa fica mais fina, os frutos ficam menores. No outono, ramos fracos e espessos são retirados na parte inferior, e os superiores são encurtados conforme necessário para estimular seu crescimento. Corte não mais do que ¼ de toda a coroa. Os locais dos cortes são tratados com relva de jardim. As mudas são cortadas pela primeira vez apenas um ano após o plantio.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Nika, de acordo com o originador, tem boa imunidade a crostas, septórios, entomosporium, clotterosporium, ferrugem, praga de fogo. Das outras doenças, as mais perigosas são: citosporose, podridão dos frutos, de pragas: ácaros da vesícula, pulgões, moscas, mosca da fruta. Recomenda-se a realização de tratamentos preventivos antes da floração e após o final da queda das folhas, organizam-se em clima seco e calmo. No outono, as folhas caídas são removidas e o solo ao redor é desenterrado. Na primavera, o tronco e os ramos do esqueleto são caiados com cal - isso protegerá a planta de roedores e pragas. Para proteger contra pragas durante o período de aparecimento dos botões, a pêra é borrifada com líquido Bordeaux ou outras preparações.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Difere na alta resistência do inverno: resiste a geadas até -38 graus. Na Rússia central e central, você não precisa cobrir as árvores no inverno. Recomenda-se cobrir o círculo do tronco e a área acima das raízes com húmus ou serragem com uma camada de 15-20 cm. Em regiões de invernos rigorosos, é recomendado envolver o tronco e os galhos com material não tecido. Suporta bem os períodos de seca. É pouco exigente para a composição dos solos, em terras baixas e em áreas com proximidade de lençóis freáticos, a variedade pode morrer.
Visão geral da revisão
Os jardineiros chamam essa variedade de livre de problemas e despretensiosa. Observa-se que as mudas apresentam uma alta taxa de sobrevivência. As primeiras peras são colhidas 4 anos após o plantio. Segundo as avaliações, as frutas são muito saborosas, mas ficam guardadas na varanda por no máximo um mês e meio. A variedade tolera bem o congelamento, mas pode ser afetada pela crosta: pequenas manchas aparecem em frutas individuais no final do verão. A copa tende a crescer em largura durante o verão, mas isso aumenta a produção.