- Autores: Instituto Russo de Pesquisa de Genética e Seleção de Plantas Frutíferas (Michurinsk)
- Apareceu ao cruzar: Tema x aplicativo favorito
- Peso do fruto, g: 150-200
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: final de agosto - início de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Altura, m: até 4
- coroa: raro, redondo, espalhando
Uma seleção de pereira frutífera com o nome romântico Ternura foi criada pelos seguidores do famoso Michurin. A variedade ganhou popularidade entre os jardineiros não apenas devido à rica colheita, frutas bonitas e saborosas, mas também ao cultivo despretensioso e à resistência às intempéries.
Descrição da variedade
Árvores de altura média (até 4 metros), com tipo de copa estreita piramidal. As folhas são arredondadas, com ponta pontiaguda, verde escuro, lisas, sem serrilhadas. As flores são brancas, de tamanho médio, com aroma pronunciado. A casca da árvore é lisa, marrom-escura. A variedade tem floração tardia, o que evita danos com quedas noturnas de temperatura. As árvores bem formadas têm uma bela aparência decorativa. A pêra tem boa imunidade a doenças e pragas.
Características da fruta
A pêra dá frutos grandes, o peso médio é de 150-200 gramas. Outras características:
as peras são mais freqüentemente do mesmo tamanho, formato oval largo;
na época de amadurecimento, os frutos estão cobertos por uma flor cerosa;
à medida que amadurece, a cor muda de verde claro para verde-amarelo brilhante;
um blush rosa pálido na fruta aparece apenas do lado ensolarado.
Qualidades de sabor
A polpa é de grão fino, cremosa, macia, aromática e suculenta. Tem um sabor adocicado agradável, às vezes com acidez. A adstringência das peras é rara.
Variedade A ternura é consumida fresca, frutas maduras não são armazenadas por muito tempo. E também fazem geléias, geléias, compotas e frutas secas. Devido à sua textura e sabor delicados, são adequados para a preparação de comida para bebês. Tolera mal o transporte de longo prazo.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos começam a amadurecer no final do verão - início do outono. O primeiro ovário do fruto ocorre 4-5 anos após o plantio das mudas. Os frutos são formados nos ramos principais e laterais.
Produção
Pear Ternura refere-se a safras de alto rendimento. De uma árvore adulta, de acordo com os jardineiros, você pode coletar cerca de 40 kg de peras. Árvores jovens dão 6-10 kg por 4-5 anos. A variedade começa a frutificar ativamente no décimo ao décimo segundo ano. Sujeita a todas as regras de cuidado e cultivo, a cultura dá frutos todos os anos.
Aterrissagem
É melhor plantar uma árvore em uma pequena colina e em um local ensolarado do local, onde o lençol freático passa a menos de 3 metros da superfície. Assim, as mudas criarão raízes mais rápido. Outras culturas com um período de floração médio devem ser plantadas ao lado da pêra, a pêra requer árvores de polinização adicionais. Isso é feito para aumentar os rendimentos.
Um local para o plantio de mudas é preparado no outono:
cavar bem;
remova todas as ervas daninhas;
fertilizantes são aplicados (composto, cinza de madeira).
Em solo solto, sob a influência do frio, o número de pragas e microorganismos patogênicos diminui. Na primavera, 2 semanas antes do plantio, é necessário remover adicionalmente os buracos com cal e adicionar solo preparado. Cave um buraco de pelo menos 80 cm de profundidade e diâmetro. O solo é misturado com húmus, fertilizantes fosfatados são adicionados se desejado.As mudas devem ser plantadas antes do início da estação de crescimento. Antes de plantar, mantenha as mudas em solução de manganês por cerca de um dia.
É melhor fortalecer as árvores jovens com um suporte. A estaca é cravada a uma distância de cerca de 20 cm da muda para não prejudicar o sistema radicular e o tronco é amarrado com barbante. Isso evitará que o tronco se curve e se quebre em caso de ventos fortes. À medida que cresce, o pino é alterado para um mais alto.
Após o plantio, é necessária rega abundante (cerca de 10-12 litros de água em cada cova). Durante a estação de crescimento, a árvore deve ser alimentada, 2 vezes serão suficientes. A pêra é fertilizada apenas no primeiro ano. Isso não é necessário nos próximos 2-3 anos. A alimentação anual recomeça aos 4 anos, quando a pêra deve começar a dar frutos.
Crescendo e cuidando
A cultura requer alimentação 2 vezes ao ano: durante a floração e no início da frutificação. É melhor alimentar com nitrato de potássio e superfosfatos. A composição finalizada é derramada diretamente sob a raiz da árvore.
Não requer rega frequente, uma vez a cada 1-2 semanas é suficiente, dependendo da frequência das chuvas. A rega deve ser feita de manhã ou à noite, quando não há luz solar direta. As árvores maduras requerem cerca de 20 litros por planta. Entre as regas, o solo é solto e capinado para evitar a estagnação da umidade.
No início de março, é necessário podar ramos secos e rebentos com botões danificados. E no meio do outono, antes do início da primeira geada, certifique-se de afinar a copa e aparar levemente a altura do tronco.
A pêra pertence a variedades resistentes à geada, tolera temperaturas de até -40 graus Celsius. Mas no final do outono, é melhor cobrir o solo com serragem, pequenos pedaços de casca e húmus. Além disso, você pode cobrir o sistema radicular com ramos de abeto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é bastante resistente a pragas e bactérias fúngicas. A pêra pode estar sujeita às principais doenças características desta cultura.
Para prevenção, jardineiros experientes aconselham a pulverização durante a floração e novamente durante o período de ovário dos frutos.Eles combatem a crosta com uma solução de enxofre coloidal, e uma solução de manganês ajuda bem contra a bacteriose. Para evitar o apodrecimento dos frutos, é necessário pulverizar a árvore com uma solução de cinza de madeira.
De pragas, pulgões ou besouros podem infectar uma pêra. Na luta contra pulgões, a pulverização com Oxyhom ajuda. Uma solução de pimenta caiena o salvará de insetos.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.