- Autores: V. A. Efimov (Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal do Centro Federal de Pesquisa de Horticultura)
- Apareceu ao cruzar: Galho fino x Favorito de Klapp
- Sinônimos de nomes: Chique
- Ano de aprovação: 1974
- Peso do fruto, g: 110-135
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: final de agosto - início de setembro
- Compromisso: sala de jantar
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
Pear Naryadnaya Efimova é uma variedade popular de árvores frutíferas cultivadas em muitas regiões da Federação Russa. Pertence à categoria de refeitórios, frutifica abundantemente no outono, não requer cuidados complexos durante o processo de cultivo. A pêra desta variedade também é encontrada sob o nome de Smart e é valorizada por sua boa transportabilidade e comercialização.
História de criação
A variedade foi cultivada pelo especialista do Instituto Científico do Orçamento do Estado Federal do Centro Federal de Pesquisas Hortícolas V.A.Efimov, foi inscrita no cadastro após teste em 1974. Ao cruzar, as plantas-mãe Tonkovotka x Lyubimitsa Klappa foram usadas.
Descrição da variedade
Pear Elegant Efimova é formada na forma de uma árvore vigorosa de 4-5 m de altura com uma copa piramidal. A densidade dos ramos é média, os rebentos esqueléticos partem do central em um ângulo agudo. Eles são fracamente geniculados, retos, não pubescentes, de cor marrom-acastanhada. As folhas dos ramos são lisas e brilhantes, de cor verde. As flores são de tamanho médio com pétalas brancas ovais e têm um aroma agradável.
Características da fruta
As peras da variedade Nadyadnaya Efimova se distinguem por uma casca lisa com uma tonalidade verde-amarela básica e uma cobertura vermelho-carmesim brilhante que ocupa até 80% da superfície. Os frutos são de tamanho médio, cada um pesando 110-135 g, com formato alongado em forma de pêra. Na superfície, os pontos subcutâneos são bem visíveis, a polpa apresenta uma tonalidade cremosa esbranquiçada.
Qualidades de sabor
Os frutos desta variedade de pêra são ligeiramente azedos, doces e azedos. A polpa é firme e suculenta, ligeiramente oleosa, agradável. A fruta tem um aroma leve. A pontuação da degustação chega a 4 pontos. As peras colhidas são armazenadas por 2-3 semanas.
Amadurecimento e frutificação
Variedade no início do outono, atinge a maturidade do consumidor em meados de setembro. As frutas começam a decolar a partir do final de agosto. A frutificação ocorre de 5 a 6 anos após o plantio da árvore.
Produção
De acordo com os indicadores de coleta de frutos, a variedade é classificada como de alto rendimento. Em média, é possível obter mais de 70-140 kg de frutos de uma árvore ou até 30 t / ha quando cultivados em pomares em escala industrial.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para plantio nas regiões Central e Médio do Volga. Foi aqui que ele passou nos testes estaduais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta precisa ser plantada com várias variedades de polinização. O melhor de tudo, Bergamota, Moskvichka, Lyubimitsa Yakovlev mostram-se nesta qualidade. Floração alongada, inicia-se na parte inferior da copa. As árvores são polinizadas por abelhas, parcialmente capazes de autopolinização.
Aterrissagem
Chernozem ou solo cinza da floresta é mais adequado para colocar mudas de pera Nadyadnaya Efimova, elas crescem bem em argila. Para o plantio, pode-se colher plantas com 1 a 2 anos de idade, bem enraizadas e viáveis. Este evento geralmente é planejado para a primavera, mas você pode realizá-lo no outono, antes do início da geada. Na hora de escolher um local, dá-se preferência a áreas secas, e não pantanosas, iluminadas pelo sol a maior parte do dia. Na sombra, as plantas pioram, adoecem com mais frequência.
As regras básicas para plantar esta pêra são bastante simples. Para cada muda é preparada uma cova, deixando de 4 a 5 m de espaço livre entre elas.Nos primeiros anos, é melhor preparar uma estaca de retenção para que a árvore jovem não sofra com rajadas de vento ou outras influências externas. O poço é preenchido com uma mistura de solo de grama, matéria orgânica e fertilizantes complexos, selecionados levando em consideração a composição do solo. Então tudo é regado minuciosamente para que o solo fique um burro - bastam 20 litros de água por cova, deixados por 2-3 semanas sob um abrigo feito de agromaterial.
Ao plantar, um pequeno cone volumoso é formado dentro do buraco, ao longo do qual as raízes da árvore são abaixadas. São pré-podadas, retirando os processos de ressecamento, embebidas conforme necessário ou tratadas com talhadeira à base de esterco e argila. Não é costume aprofundar o colar da raiz. É deixado a uma altura de 50 mm do nível do solo.
Depois de preencher o buraco, o solo é cuidadosamente calcado. A árvore é amarrada a um suporte estabelecido e então despejada com 3 baldes de água. Depois disso, o solo vai se acalmar um pouco. Ele pode ser coberto com cobertura morta para melhor reter a umidade nas raízes, usando materiais naturais para esses fins - aparas e serragem, turfa, feno, agulhas de pinheiro.
Crescendo e cuidando
Você não precisa prestar muita atenção à pêra de Naryadnaya Efimova no jardim. Ela responde bem até mesmo aos cuidados mínimos. Basta não esquecer a necessidade de regar semanalmente as plantas, com a introdução de 2 a 3 baldes de água por baixo de cada árvore. Durante os períodos de seca, a umidificação fica mais intensa, é realizada com mais frequência.
A partir dos 3 anos após o plantio, na primavera ou no outono, é introduzida a fertilização - mineral orgânico ou complexo, com suplementos de superfosfato e potássio. Em abril, é recomendado saturar o solo com nitrogênio usando nitrato de amônio. Durante o período de floração, o superfosfato será útil. O amarelecimento das folhas nesta variedade indica falta de magnésio. É tratado com pulverização foliar.
Na primavera, antes do despertar dos botões, as árvores são podadas, removendo-se os rebentos secos que sofreram geadas ou simplesmente quebraram. É preciso também combater o espessamento da copa, retirando ramos desnecessários, direcionando seu crescimento. É necessário manter a forma piramidal da copa nas árvores jovens para que os frutos tenham tempo de amadurecer, recebam bastante luz solar nos ramos mais baixos. A poda atempada de rebentos velhos também prolonga significativamente a vida útil da árvore.
Resistência a doenças e pragas
As peras desta variedade têm alta imunidade às principais doenças. A árvore da sarna é fracamente afetada. O tratamento profilático do jardim é realizado somente quando um perigo real é identificado. As pragas também não estão muito interessadas nesta variedade de pêra, portanto, uma árvore saudável também não precisa de pulverização de pragas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A Elegant Efimova é uma pera com robustez média no inverno. A árvore tolera bem uma queda de curto prazo nas temperaturas atmosféricas; as condições meteorológicas não afetam a floração ou a frutificação. As plantas reagem fortemente à seca, o sabor e a comercialização das peras diminuem. Com uma prolongada falta de umidade, uma flor branca pode aparecer nos brotos jovens.
Visão geral da revisão
A elegante Efimova é uma pêra conhecida na jardinagem amadora há mais de uma dúzia de anos. A variedade é valorizada tanto como polinizadora de outras árvores, quanto como fonte independente de saborosos frutos. Dá ovários anualmente, sem faltar, tolera bem verões chuvosos ou nublados com poucos dias de sol. Os residentes de verão observam que o brilho da cor das peras depende muito da quantidade de luz que incide sobre elas, mas esse fator tem pouco efeito no amadurecimento.
Os jardineiros observam que os frutos desta variedade não podem ser deixados nos galhos até que estejam totalmente maduros, eles são colhidos um pouco mais cedo. Se essa regra for violada, as peras ficam viscosas e aquosas por dentro. Essas frutas são pouco adequadas para o transporte, seu sabor perde o brilho e a saturação. E também as desvantagens incluem robustez de inverno fraca, mas este problema é resolvido com sucesso enxertando em um caule mais adaptado às difíceis condições climáticas.