- Autores: P. P. Kostyk, A. I. Tereshchenkova, L. V. Khachetlova, seleção SKNIIGiPS
- Apareceu ao cruzar: polinização de uma muda de Kieffer com uma mistura de pólen (Forest Beauty + Bere Ardanpon + Bere Bosk)
- Sinônimos de nomes: Nart
- Peso do fruto, g: 270
- Termos de amadurecimento: início do inverno
- Hora de colher frutas: a partir do final de setembro
- Compromisso: sala de jantar
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: médio
- Transportabilidade: Boa
Por muitos anos, Pear Nart ocupou uma posição de liderança na classificação de popularidade entre culturas semelhantes entre jardineiros amadores e agricultores profissionais. Esses indicadores são preservados não só pelo excelente sabor da fruta, mas também pela despretensão da variedade, resistência às doenças mais comuns, frutificação estável, bem como a transportabilidade dos frutos e seu longo período de armazenamento.
História de criação
A variedade de pêra Nart (Nart) é o resultado de um trabalho árduo de criadores do Instituto de Pesquisa do Distrito do Norte do Cáucaso. A maior atividade foi demonstrada por cientistas como P.P. Kostyk, A.I. Tereshchenkova e L.V. Khachetlova. A cultura foi obtida por polinização da muda Kieffer com pólen das seguintes variedades:
- Beleza da floresta;
- Bere Ardanpon;
- Bere Bosk.
Descrição da variedade
A variedade de pera Nart pertence às espécies do início do inverno, regiões com clima quente e ameno são ideais para o seu crescimento. Apesar do tronco alto, a árvore madura apresenta copa larga piramidal sem engrossar. A casca do tronco e dos ramos é castanha clara e os rebentos castanho-escuros.
Os ramos quase horizontais têm folhagem densa, as folhas são direcionadas para cima. As placas de folhas ovais verde-escuras são muito grandes. A superfície das folhas é brilhante, as bordas são de cidade pequena. O pecíolo é médio, espesso, com pequena estípula lanceolada. O pedúnculo espesso, localizado em um pequeno funil, é de tamanho médio e ligeiramente curvo.
Grandes flores brancas com uma corola funda em forma de tigela. Os frutos, na maioria dos casos, aparecem em cachos ramificados. Vantagens:
- resistência a baixas temperaturas e flutuações climáticas;
- imunidade a doenças virais;
- falta de pausas na frutificação;
- indicadores de alto sabor;
- transportabilidade.
Desvantagens:
- autoinfertilidade;
- coroa rara;
- danos freqüentes por pragas.
Características da fruta
Esta variedade tem frutos grandes. O peso padrão dos frutos é de 250-270 g. Em condições climáticas favoráveis, o peso dos frutos pode chegar a 500 g. Os frutos maduros têm formato regular em formato de pêra diamantina. A gama de cores dos frutos maduros varia do amarelo claro ao amarelo profundo. Os frutos maduros têm lados avermelhados.
Uma característica distintiva da fruta é a ausência de ferrugem. Os frutos raramente são cobertos por uma malha marrom e praticamente não são propensos a rachar. A taxa de desintegração é média.
O fruto apresenta polpa suculenta, de moderada firmeza, estrutura de grão fino com pequenas granulações. A cor da polpa é branco-amarelado. A pele é espessa com um brilho brilhante. Os pontos subcutâneos são muito pequenos e quase invisíveis. Composição química das frutas:
- matéria seca - 12,5%;
- açúcar - 10,0%;
- ácidos tituláveis - 0,13%;
- ácido ascórbico - 1,9 mg por 100 g.
A fruta tem uma longa vida de prateleira, que pode durar até as festas de fim de ano, além de alta comercialização e boa transportabilidade.
Qualidades de sabor
Esta variedade tem finalidade de mesa e apresenta excelentes características gustativas. A polpa é muito suculenta, doce com ligeiras notas de acidez. Também deve ser destacado que a fruta possui um sabor Kieffer.
Amadurecimento e frutificação
Uma característica distintiva é o período de frutificação precoce, que se inicia já 3-4 anos após o plantio, bem como a formação regular dos frutos.
O amadurecimento em massa dos frutos ocorre no final de setembro. O amadurecimento completo da fruta e um conjunto de suculência ocorrem 10-14 dias após a fruta ser removida da árvore. As frutas mantêm suas características de alto sabor até janeiro.
Produção
Rendimento médio - 340 c / ha.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Esta variedade de pêra pertence às autoférteis, que não são capazes de autopolinização. As melhores variedades de polinização:
- Pass-Crassan;
- Bere Ardanpon.
Aterrissagem
Para obter uma planta forte, é melhor plantar mudas no outono 1,5 meses antes do início do tempo frio. Este período será suficiente para o enraizamento dos rebentos. Se necessário, um transplante pode ser realizado no início da primavera. O solo na cova de plantio deve consistir nos seguintes componentes:
- solo fértil;
- areia;
- turfa;
- húmus;
- cinza de madeira.
Após o plantio das mudas jovens, elas devem ser fixadas em um suporte vertical. É estritamente proibido aprofundar o colar da raiz. Depois de polvilhar as raízes com terra, a planta deve ser regada abundantemente e a zona da raiz deve ser coberta com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
A pêra da variedade Nart pertence a plantas despretensiosas, portanto não requer atenção redobrada e métodos agrotécnicos especiais. O cuidado da planta consiste nas seguintes atividades:
- regar de acordo com as condições meteorológicas;
- afrouxando a zona da raiz;
- formação de copa;
- cobertura com fertilizantes orgânicos e minerais;
- proteção contra doenças e pragas;
- preparação para o inverno de mudas jovens.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.