Pear Nart

Pear Nart
As principais características da variedade:
  • Autores: P. P. Kostyk, A. I. Tereshchenkova, L. V. Khachetlova, seleção SKNIIGiPS
  • Apareceu ao cruzar: polinização de uma muda de Kieffer com uma mistura de pólen (Forest Beauty + Bere Ardanpon + Bere Bosk)
  • Sinônimos de nomes: Nart
  • Peso do fruto, g: 270
  • Termos de amadurecimento: início do inverno
  • Hora de colher frutas: a partir do final de setembro
  • Compromisso: sala de jantar
  • Tipo de crescimento: médio
  • Produção: médio
  • Transportabilidade: Boa
Veja todas as especificações

Por muitos anos, Pear Nart ocupou uma posição de liderança na classificação de popularidade entre culturas semelhantes entre jardineiros amadores e agricultores profissionais. Esses indicadores são preservados não só pelo excelente sabor da fruta, mas também pela despretensão da variedade, resistência às doenças mais comuns, frutificação estável, bem como a transportabilidade dos frutos e seu longo período de armazenamento.

História de criação

A variedade de pêra Nart (Nart) é o resultado de um trabalho árduo de criadores do Instituto de Pesquisa do Distrito do Norte do Cáucaso. A maior atividade foi demonstrada por cientistas como P.P. Kostyk, A.I. Tereshchenkova e L.V. Khachetlova. A cultura foi obtida por polinização da muda Kieffer com pólen das seguintes variedades:

  • Beleza da floresta;
  • Bere Ardanpon;
  • Bere Bosk.

Descrição da variedade

A variedade de pera Nart pertence às espécies do início do inverno, regiões com clima quente e ameno são ideais para o seu crescimento. Apesar do tronco alto, a árvore madura apresenta copa larga piramidal sem engrossar. A casca do tronco e dos ramos é castanha clara e os rebentos castanho-escuros.

Os ramos quase horizontais têm folhagem densa, as folhas são direcionadas para cima. As placas de folhas ovais verde-escuras são muito grandes. A superfície das folhas é brilhante, as bordas são de cidade pequena. O pecíolo é médio, espesso, com pequena estípula lanceolada. O pedúnculo espesso, localizado em um pequeno funil, é de tamanho médio e ligeiramente curvo.

Grandes flores brancas com uma corola funda em forma de tigela. Os frutos, na maioria dos casos, aparecem em cachos ramificados. Vantagens:

  • resistência a baixas temperaturas e flutuações climáticas;
  • imunidade a doenças virais;
  • falta de pausas na frutificação;
  • indicadores de alto sabor;
  • transportabilidade.

Desvantagens:

  • autoinfertilidade;
  • coroa rara;
  • danos freqüentes por pragas.

Características da fruta

Esta variedade tem frutos grandes. O peso padrão dos frutos é de 250-270 g. Em condições climáticas favoráveis, o peso dos frutos pode chegar a 500 g. Os frutos maduros têm formato regular em formato de pêra diamantina. A gama de cores dos frutos maduros varia do amarelo claro ao amarelo profundo. Os frutos maduros têm lados avermelhados.

Uma característica distintiva da fruta é a ausência de ferrugem. Os frutos raramente são cobertos por uma malha marrom e praticamente não são propensos a rachar. A taxa de desintegração é média.

O fruto apresenta polpa suculenta, de moderada firmeza, estrutura de grão fino com pequenas granulações. A cor da polpa é branco-amarelado. A pele é espessa com um brilho brilhante. Os pontos subcutâneos são muito pequenos e quase invisíveis. Composição química das frutas:

  • matéria seca - 12,5%;
  • açúcar - 10,0%;
  • ácidos tituláveis ​​- 0,13%;
  • ácido ascórbico - 1,9 mg por 100 g.

A fruta tem uma longa vida de prateleira, que pode durar até as festas de fim de ano, além de alta comercialização e boa transportabilidade.

Qualidades de sabor

Esta variedade tem finalidade de mesa e apresenta excelentes características gustativas. A polpa é muito suculenta, doce com ligeiras notas de acidez. Também deve ser destacado que a fruta possui um sabor Kieffer.

Amadurecimento e frutificação

Uma característica distintiva é o período de frutificação precoce, que se inicia já 3-4 anos após o plantio, bem como a formação regular dos frutos.

O amadurecimento em massa dos frutos ocorre no final de setembro. O amadurecimento completo da fruta e um conjunto de suculência ocorrem 10-14 dias após a fruta ser removida da árvore. As frutas mantêm suas características de alto sabor até janeiro.

O amadurecimento das peras começa na segunda metade do verão e dura até meados do outono. Para manter as peras frescas e saborosas até ao inverno, são tidas em consideração as características da casta, o tempo de maturação e as condições climatéricas da região na apanha.

Produção

Rendimento médio - 340 c / ha.

Autofertilidade e a necessidade de polinizadores

Esta variedade de pêra pertence às autoférteis, que não são capazes de autopolinização. As melhores variedades de polinização:

  • Pass-Crassan;
  • Bere Ardanpon.

Aterrissagem

Para obter uma planta forte, é melhor plantar mudas no outono 1,5 meses antes do início do tempo frio. Este período será suficiente para o enraizamento dos rebentos. Se necessário, um transplante pode ser realizado no início da primavera. O solo na cova de plantio deve consistir nos seguintes componentes:

  • solo fértil;
  • areia;
  • turfa;
  • húmus;
  • cinza de madeira.

Após o plantio das mudas jovens, elas devem ser fixadas em um suporte vertical. É estritamente proibido aprofundar o colar da raiz. Depois de polvilhar as raízes com terra, a planta deve ser regada abundantemente e a zona da raiz deve ser coberta com cobertura morta.

Para que os frutos da pêra sejam saborosos e de alta qualidade, e os rendimentos sejam consistentemente altos, você precisa abordar com responsabilidade o plantio de uma árvore frutífera. Ao plantar uma pêra, é preciso levar em conta muitos fatores: determinar o momento certo, escolher o local certo, prestar atenção na preparação da cova de plantio.
A enxertia de pêra é um procedimento simples e emocionante, mas requer precisão e aderência a uma série de regras. Em primeiro lugar, você precisa cuidar da seleção e obtenção do material de inoculação, lidar com o momento e os métodos de vacinação. Um ponto importante é também a escolha do porta-enxerto, da qual dependerá diretamente o resultado de todo o evento e a futura frutificação.

Crescendo e cuidando

A pêra da variedade Nart pertence a plantas despretensiosas, portanto não requer atenção redobrada e métodos agrotécnicos especiais. O cuidado da planta consiste nas seguintes atividades:

  • regar de acordo com as condições meteorológicas;
  • afrouxando a zona da raiz;
  • formação de copa;
  • cobertura com fertilizantes orgânicos e minerais;
  • proteção contra doenças e pragas;
  • preparação para o inverno de mudas jovens.
Para que uma pêra cresça corretamente e dê alta produtividade, seus galhos devem ser cortados a tempo. A poda pode ser feita na primavera e no outono. Dependendo da idade da árvore e dos objetivos traçados, a poda pode ser: higiênica, rala, modeladora, estimulante, rejuvenescedora.
Alimentar peras é um procedimento obrigatório que não pode ser ignorado. Jardineiros experientes recomendam aplicar os primeiros fertilizantes dois anos após o plantio da árvore. O processo é dividido em 3 estágios principais, que são determinados pelo período de amadurecimento, floração e frutificação da pêra.
Existem duas maneiras de cultivar uma muda de pêra - vegetativa e semente. O primeiro método é o mais comum, incluindo a propagação por estacas, camadas de ar, botões de mudas. As sementes são cultivadas com menos frequência, pois para se obter uma colheita farta e com bom gosto do fruto, a muda precisará ser enxertada.

Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.

Características principais
Autores
P. P. Kostyk, A. I. Tereshchenkova, L. V. Khachetlova, seleção SKNIIGiPS
Apareceu ao cruzar
polinização de uma muda de Kieffer com uma mistura de pólen (Forest Beauty + Bere Ardanpon + Bere Bosk)
Sinônimos de nomes
Nart
Compromisso
sala de jantar
Produção
média
Rendimento médio
340 c / ha
Transportabilidade
Boa
Marketability
Alto
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
coroa
largo piramidal, raro
Galhos
localizado esparsamente, quase horizontal
Escapes
marrom acastanhado, reto, longo, espesso, arredondado
Folhagem
Boa
Sai
direcionado para cima, grande, oblongo, intensamente verde, borda com crista pequena; lâmina da folha plana, dura, ligeiramente pubescente, brilhante; pecíolo médio, bastante espesso, com pequenas estípulas lanceoladas
Flores
grande com uma corola cálicea profunda, branca
Tipo de frutificação
cachos ramificados prevalecem
Fruta
Peso do fruto, g
270
Forma de fruta
em forma de pêra diamante, regular
Tamanho da fruta
ampla
Coloração do feto durante o período de maturidade removível
amarelo esverdeado com um blush borrado
Cor da fruta durante a maturidade do consumidor
amarelo limão com blush roxo intenso
Ferrugem
Não
Polpa
suculento, médio duro, de grão fino, com granulações
Cor da polpa
branco amarelado
Gosto
doce e azedo, com um gosto residual característico de "kifferoid"
Pele
relativamente espesso, liso, brilhante durante o armazenamento, "gorduroso"
Pontos subcutâneos
discreto, pequeno
Pedúnculo
comprimento médio, relativamente espesso, ligeiramente curvado, localizado em um funil raso
A composição química da fruta
matéria seca - 12,5%, açúcares - 10,0%, ácidos titulados - 0,13%, ácido ascórbico - 1,9 mg / 100g
Avaliação de degustação
3,8
Avaliação de aparência
5
Duração de armazenamento de frutas
antes do final de dezembro ou início de janeiro
Maturação
Termos de amadurecimento
início do inverno
Hora de colher frutas
do final de setembro
Maturidade do consumidor
de 15 de outubro a 30 de dezembro
Maturidade precoce
por 3-4 anos
Frequência de frutificação
regular
Crescente
Autofertilidade
auto-infértil
Variedades de polinização
Pass-Crassan, Bere Ardanpon
Desintegrando-se
média
Resistência de inverno
relativo
Tolerância à seca
relativamente estável
Regiões em crescimento
Cáucaso do Norte, Território Krasnodar
Resistência a pragas
baixo
Resistência à crosta
não espantado
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de peras
Pear Abbot Vettel Abade Vettel Orvalho de pêra agosto Orvalho de agosto Beleza de pêra Bryansk Beleza de Bryansk Pear Veles Veles Pêra proeminente Proeminente Pêra infantil Crianças Pêra Elena Helena Pear Cathedral Catedral Pear Conference A conferência Pear Krasulia Krasulia Pear Lada Lada Pear Forest Beauty Beleza da floresta O favorito de Pear Yakovlev Yakovlev favorito Pêra mel Mel Pear Moskvichka Moscovita Pear Marble Mármore Pêra nika Nika Pear Autumn Yakovleva Outono Yakovleva Pêra em Memória de Yakovlev Em memória de Yakovlev Pear Memory Zhegalov Memória de Zhegalov Pear Just Maria Simplesmente maria Pêra beleza russa (Beauty Chernenko) Beleza russa Pear Severyanka Severyanka Pêra fabulosa Fabuloso Pear Skorospelka de Michurinsk Skorospelka de Michurinsk Beleza de pêra talgar Beleza talgar Pear Extravaganza Extravaganza Pêra truta Truta Pêra chizhovskaya Chizhovskaya Pear Yakovlevskaya Yakovlevskaya
Todas as variedades de peras - 111 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário