Pear Marble

Pear Marble
As principais características da variedade:
  • Autores: G.D. Neporozhny, A. M. Ulyanishcheva, estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya
  • Apareceu ao cruzar: Bere inverno Michurina x beleza da floresta
  • Ano de aprovação: 1965
  • Peso do fruto, g: 120-160
  • Termos de amadurecimento: verão
  • Hora de colher frutas: final de agosto - início de setembro
  • Compromisso: sobremesa
  • Tipo de crescimento: médio
  • Produção: Alto
  • Transportabilidade: Alto
Veja todas as especificações

O mármore é uma variedade de pêra bastante famosa na Rússia. Os jardineiros a cultivam há muitos anos, nunca deixando de admirar a despretensão da planta e o sabor incrível de seus frutos.

História de criação

A principal variedade parental de mármore foi Bere Zimnyaya Michurina. O criador desta pêra fez o impossível naquela época - ele desenvolveu a única subespécie de inverno que poderia crescer no clima da Rússia. Foi ele quem foi tomado como base pelos criadores de Neporozhniy e Ulyanishchev. Todos os desenvolvimentos foram realizados na Estação de Jardinagem Experimental Zonal Rossosh.

Foi lá que a Bere winter Michurin foi cruzada com outra variedade, cujo nome é Forest Beauty. Os trabalhos dos criadores não passaram despercebidos, e a nova variedade, Marble, recebeu as melhores características de seus pais. A variedade está no registro estadual desde 1965.

Descrição da variedade

O mármore é uma árvore de tamanho médio, cuja altura geralmente não ultrapassa os 4 metros. A densidade da folhagem é média, e a copa, de acordo com as normas, é formada por um largo formato piramidal. A casca é cinzenta, com tonalidade esverdeada. Existem poucos rebentos, crescem para cima e têm uma cor castanho-avermelhada. Os ramos do Mármore são muito desenvolvidos, poderosos, o tipo de seu crescimento é inclinado-vertical.

As folhas têm uma cor verde clássica e uma forma ovalada. A superfície das placas é lisa, sem cotão. O serrilhado fino é perceptível nas bordas das placas. As folhas são lançadas com um belo brilho lustroso.

A pêra mármore começa a florescer cedo, e este é o seu principal problema, já que com geadas recorrentes, as flores congelam ligeiramente. Eles próprios são brancos como um pires. Não há terry, as flores não são grandes. Mas eles são muito perfumados, portanto, durante a floração, um enxame de abelhas zumbe em torno de Marble.

Características da fruta

As peras no Marble crescem em formato cônico arredondado, não muito grande. Normalmente, seu peso é de 120-160 gramas. A cor principal do fruto será verde-amarelo. O tegumentar é uma mancha avermelhada. Uma leve ferrugem é observada perto do caule.

A principal vantagem do Marble é a sua celulose. Segundo os jardineiros, é muito delicado, derrete na boca. O grão é grande e a suculência supera todas as expectativas. A tonalidade dessas peras é geralmente branca, mas também pode ser cremosa. A polpa é coberta por uma casca bastante espessa, com abundância de pequenos pontos subcutâneos visíveis.

Qualidades de sabor

O mármore é uma variedade de peras para sobremesa, então as frutas são incrivelmente doces. Neles os açúcares - 10,8%, e as frutas também são ricas em ácido ascórbico. Os especialistas avaliaram o sabor em 4,8 pontos, o que é um excelente indicador. Os frutos colhidos encontram-se perfeitamente e podem ser facilmente transportados. As peras são comidas direto da árvore e também fazem uma geléia maravilhosa.

Amadurecimento e frutificação

O mármore pertence às peras de verão. As frutas podem ser retiradas no final do verão ou início do outono, e sua maturação de consumo dura de 3 a 4 semanas, terminando apenas em meados de outubro. A primeira colheita é normalmente esperada para 6 ou 7 anos de plantio.

O amadurecimento das peras começa na segunda metade do verão e dura até meados do outono. Para manter as peras frescas e saborosas até o inverno, a colheita leva em consideração as características da variedade, o tempo de maturação e as condições climáticas da região.

Produção

Nos primeiros anos, a pêra costuma frutificar mal, mas já aos 10 anos de vida começa a dar muitos frutos. A árvore é muito produtiva, o valor médio por hectare é de 160-240 centners.

Regiões em crescimento

O mármore geralmente é cultivado nas seguintes regiões:

  • Central;

  • Terra Negra Central;

  • Nizhnevolzhsky;

  • Volgo-Vyatsky.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Essa variedade é autofértil, ou seja, a pêra é capaz de formar ovários sem a participação de companheiras. Mas vale a pena considerar que o rendimento pode ser reduzido em 50%. Portanto, ainda é melhor plantar vários polinizadores. Estas podem ser as seguintes variedades:

  • Chizhovskaya;

  • Tatiana;

  • Lada.

Aterrissagem

É melhor plantar peras da variedade Marble em solos férteis, mas em geral esta árvore não é caprichosa. Mas a luz do sol e a proteção contra correntes de ar são muito importantes para ele. A proximidade de lençóis freáticos deve ser evitada a todo custo, já que o Marble não a tolera de forma alguma.

Para o plantio, escolha mudas fortes e saudáveis ​​com um ou dois anos de idade. Anteriormente, suas raízes eram imersas em água com um estimulante de crescimento ou um talador de argila. A cova é preparada da maneira tradicional, desde o outono ou algumas semanas antes do plantio. O mármore é plantado da mesma forma que as outras árvores frutíferas, sem esquecer de espalhar as raízes. O colar da raiz deve estar um pouco acima do nível do solo, mais tarde irá se assentar. Após o plantio, a árvore é amarrada e bem regada.

Para que as peras sejam saborosas e de alta qualidade, e os rendimentos sejam consistentemente altos, você precisa abordar com responsabilidade o plantio de uma árvore frutífera. Ao plantar uma pêra, é preciso levar em consideração muitos fatores: determinar corretamente o momento, escolher o local certo, prestar atenção na preparação da cova de plantio.
A enxertia de pêra é um procedimento simples e emocionante, mas requer precisão e adesão a uma série de regras. Em primeiro lugar, você precisa cuidar da seleção e obtenção do material de inoculação, lidar com o momento e os métodos de vacinação. Um ponto importante é também a escolha do porta-enxerto, da qual dependerá diretamente o resultado de todo o evento e a futura frutificação.

Crescendo e cuidando

A pêra de mármore precisa de rega regular. Mudas muito jovens são regadas uma vez por semana, e os espécimes do segundo ano - uma vez a cada 14 dias, se estiver frio, então aos 21 anos. As peras adultas são regadas várias vezes por temporada. Neste caso, a mangueira não pode ser usada, é melhor cavar ranhuras ou aplicar aspersão. A irrigação deve ser acompanhada pela limpeza do círculo próximo ao tronco das ervas daninhas.

É imperativo alimentar a planta. Nos primeiros dois anos, ele se alimentará de fertilizantes fornecidos durante o plantio e, então, terá que seguir o cronograma:

  • o composto é aplicado a cada 4 anos (primavera);

  • dê monofosfato de potássio anualmente (maio);

  • durante o crescimento e formação dos frutos, é utilizada matéria orgânica líquida (verbasco);

  • o superfosfato é usado anualmente (outono);

  • nitrato de amônio ou ureia também são adicionados todos os anos (início da primavera).

As peras também podem precisar de outra alimentação. O uso de misturas minerais complexas dá um bom resultado. É necessário criá-los, seguindo claramente as instruções.

Outro ponto a considerar é a poda. Este procedimento é recomendado na primavera. Galhos e brotos doentes e mortos são removidos e também precisam ser encurtados em ¼ do comprimento que cresceram em um ano. As plantas também terão que formar uma coroa. As peras velhas rejuvenescem todos os anos.

Para que uma pêra cresça corretamente e dê alta produtividade, seus galhos devem ser cortados a tempo. A poda pode ser feita na primavera e no outono. Dependendo da idade da árvore e dos objetivos traçados, a poda pode ser: higiênica, rala, modeladora, estimulante, rejuvenescedora.
Alimentar peras é um procedimento obrigatório que não pode ser ignorado. Jardineiros experientes recomendam aplicar os primeiros fertilizantes dois anos após o plantio da árvore.O processo é dividido em 3 estágios principais, que são determinados pelo período de amadurecimento, floração e frutificação da pêra.
Existem duas maneiras de cultivar uma muda de pêra - vegetativa e por semente. O primeiro método é o mais comum, incluindo a propagação por estacas, camadas de ar, botões de mudas. As sementes são cultivadas com menos frequência, pois para se obter uma colheita farta e com bom gosto do fruto, a muda precisará ser enxertada.

Resistência a doenças e pragas

Esta variedade resiste muito bem ao oídio, mas costuma apresentar crostas. Os fungicidas precisam eliminar a doença, mas é ainda mais fácil evitá-la simplesmente. Para isso, vale observar as regras de tecnologia agrícola declaradas pelo originador:

  • varra folhas e galhos caídos, queime-os;

  • cave fundo no solo durante a queda;

  • cubra quaisquer rachaduras com grama de jardim;

  • não permitir a presença de um voluntário;

  • Pulverize oportunamente com Bordeaux líquido e outros fungicidas no início da estação de cultivo.

Das pragas, pulgões, sugadores, mariposas e conchas podem atacar a cultura. Para evitar isso, basta seguir as medidas descritas acima. Caso os insetos já tenham se reproduzido, recomenda-se o uso de inseticidas. Mas é importante considerar: produtos químicos fortes não devem ser aplicados pouco antes da colheita.

Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.

Resistência ao solo e às condições climáticas

O mármore não tolera solos úmidos e pantanosos, então esses solos terão que ser drenados. No entanto, ao mesmo tempo, a planta não crescerá em solo muito seco. Teremos que controlar a rega. Quanto à resistência de inverno, está acima da média, mas as peras jovens precisarão ser cobertas para o inverno, caso contrário, congelarão.

Características principais
Autores
G.D. Neporozhny, A. M. Ulyanishcheva, estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya
Apareceu ao cruzar
Bere inverno Michurina x Beleza da floresta
Ano de aprovação
1965
Compromisso
sobremesa
Produção
Alto
Rendimento médio
de 160 a 240 c / ha
Transportabilidade
Alto
Marketability
Alto
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
coroa
ampla piramidal, densidade média
Galhos
poderoso, inclinação vertical
Escapes
marrom avermelhado, direcionado para cima
Sai
médio, verde, localizado em ângulo agudo com o caule, não pubescente, brilhante, ovalado, de base arredondada, lâmina quase uniforme e margem finamente dentada, lâmina lisa
Inflorescência
guarda-chuva, com muitas flores (8-9)
Flores
branco, em forma de pires, não turco, bastante pequeno
Tipo de frutificação
em cachos
Fruta
Peso do fruto, g
120-160
Forma de fruta
redondo-cônico
Tamanho da fruta
tamanho médio
Cor de fruta
a cor principal da pele é amarelo-esverdeado, a cor tegumentar é marrom-avermelhada, borrada e estriada
Ferrugem
ligeiramente corroído na área de fixação do caule
Polpa
tenro, de grão grosso, muito suculento, derretendo
Cor da polpa
branco ou creme
Pele
liso, grosso
Pontos subcutâneos
bem visível, pequeno, enferrujado
Pedúnculo
comprimento médio, grosso, curvo
A composição química da fruta
teor de sólidos 15,8%, açúcares - 10,8%, ácido titulável 0,07%, ácido ascórbico 7,3 mg / 100g
Avaliação de degustação
4,8 pontos
Avaliação de aparência
4,7 pontos
Duração do armazenamento de frutas
60-70 dias
Maturação
Termos de amadurecimento
verão
Hora de colher frutas
final de agosto - início de setembro
Maturidade do consumidor
3-4 semanas, até meados de outubro
Maturidade precoce
6-7 anos a partir do florescimento no viveiro
Crescente
Desintegrando-se
sim
Resistência de inverno
acima da média
Tolerância à seca
baixo
Regiões em crescimento
Central, Central Black Earth, Nizhnevolzhsky, Volgo-Vyatsky
Resistência à crosta
média
Resistente ao oídio
Alto
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de peras
Pear Abbot Vettel Abade Vettel Orvalho de pêra agosto Orvalho de agosto Beleza de pêra Bryansk Beleza de Bryansk Pear Veles Veles Pêra proeminente Proeminente Pêra infantil Crianças Pêra Elena Helena Pear Cathedral Catedral Pear Conference A conferência Pear Krasulia Krasulia Pear Lada Lada Pear Forest Beauty Beleza da floresta O favorito de Pear Yakovlev Favorito de Yakovlev Pêra mel Mel Pear Moskvichka Moscovita Pear Marble Mármore Pêra nika Nika Pear Autumn Yakovleva Outono Yakovleva Pêra em Memória de Yakovlev Em memória de Yakovlev Pear Memory Zhegalov Memória de Zhegalov Pear Just Maria Simplesmente maria Pêra beleza russa (Beauty Chernenko) Beleza russa Pear Severyanka Severyanka Pêra fabulosa Fabuloso Pear Skorospelka de Michurinsk Skorospelka de Michurinsk Pear Talgar beleza Beleza talgar Pear Extravaganza Extravaganza Pêra truta Truta Pêra chizhovskaya Chizhovskaya Pear Yakovlevskaya Yakovlevskaya
Todas as variedades de peras - 111 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário