- Autores: G.D. Neporozhny, A. M. Ulyanishcheva, estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya
- Apareceu ao cruzar: Bere inverno Michurina x beleza da floresta
- Ano de aprovação: 1965
- Peso do fruto, g: 120-160
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: final de agosto - início de setembro
- Compromisso: sobremesa
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Alto
O mármore é uma variedade de pêra bastante famosa na Rússia. Os jardineiros a cultivam há muitos anos, nunca deixando de admirar a despretensão da planta e o sabor incrível de seus frutos.
História de criação
A principal variedade parental de mármore foi Bere Zimnyaya Michurina. O criador desta pêra fez o impossível naquela época - ele desenvolveu a única subespécie de inverno que poderia crescer no clima da Rússia. Foi ele quem foi tomado como base pelos criadores de Neporozhniy e Ulyanishchev. Todos os desenvolvimentos foram realizados na Estação de Jardinagem Experimental Zonal Rossosh.
Foi lá que a Bere winter Michurin foi cruzada com outra variedade, cujo nome é Forest Beauty. Os trabalhos dos criadores não passaram despercebidos, e a nova variedade, Marble, recebeu as melhores características de seus pais. A variedade está no registro estadual desde 1965.
Descrição da variedade
O mármore é uma árvore de tamanho médio, cuja altura geralmente não ultrapassa os 4 metros. A densidade da folhagem é média, e a copa, de acordo com as normas, é formada por um largo formato piramidal. A casca é cinzenta, com tonalidade esverdeada. Existem poucos rebentos, crescem para cima e têm uma cor castanho-avermelhada. Os ramos do Mármore são muito desenvolvidos, poderosos, o tipo de seu crescimento é inclinado-vertical.
As folhas têm uma cor verde clássica e uma forma ovalada. A superfície das placas é lisa, sem cotão. O serrilhado fino é perceptível nas bordas das placas. As folhas são lançadas com um belo brilho lustroso.
A pêra mármore começa a florescer cedo, e este é o seu principal problema, já que com geadas recorrentes, as flores congelam ligeiramente. Eles próprios são brancos como um pires. Não há terry, as flores não são grandes. Mas eles são muito perfumados, portanto, durante a floração, um enxame de abelhas zumbe em torno de Marble.
Características da fruta
As peras no Marble crescem em formato cônico arredondado, não muito grande. Normalmente, seu peso é de 120-160 gramas. A cor principal do fruto será verde-amarelo. O tegumentar é uma mancha avermelhada. Uma leve ferrugem é observada perto do caule.
A principal vantagem do Marble é a sua celulose. Segundo os jardineiros, é muito delicado, derrete na boca. O grão é grande e a suculência supera todas as expectativas. A tonalidade dessas peras é geralmente branca, mas também pode ser cremosa. A polpa é coberta por uma casca bastante espessa, com abundância de pequenos pontos subcutâneos visíveis.
Qualidades de sabor
O mármore é uma variedade de peras para sobremesa, então as frutas são incrivelmente doces. Neles os açúcares - 10,8%, e as frutas também são ricas em ácido ascórbico. Os especialistas avaliaram o sabor em 4,8 pontos, o que é um excelente indicador. Os frutos colhidos encontram-se perfeitamente e podem ser facilmente transportados. As peras são comidas direto da árvore e também fazem uma geléia maravilhosa.
Amadurecimento e frutificação
O mármore pertence às peras de verão. As frutas podem ser retiradas no final do verão ou início do outono, e sua maturação de consumo dura de 3 a 4 semanas, terminando apenas em meados de outubro. A primeira colheita é normalmente esperada para 6 ou 7 anos de plantio.
Produção
Nos primeiros anos, a pêra costuma frutificar mal, mas já aos 10 anos de vida começa a dar muitos frutos. A árvore é muito produtiva, o valor médio por hectare é de 160-240 centners.
Regiões em crescimento
O mármore geralmente é cultivado nas seguintes regiões:
Central;
Terra Negra Central;
Nizhnevolzhsky;
Volgo-Vyatsky.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Essa variedade é autofértil, ou seja, a pêra é capaz de formar ovários sem a participação de companheiras. Mas vale a pena considerar que o rendimento pode ser reduzido em 50%. Portanto, ainda é melhor plantar vários polinizadores. Estas podem ser as seguintes variedades:
Chizhovskaya;
Tatiana;
Lada.
Aterrissagem
É melhor plantar peras da variedade Marble em solos férteis, mas em geral esta árvore não é caprichosa. Mas a luz do sol e a proteção contra correntes de ar são muito importantes para ele. A proximidade de lençóis freáticos deve ser evitada a todo custo, já que o Marble não a tolera de forma alguma.
Para o plantio, escolha mudas fortes e saudáveis com um ou dois anos de idade. Anteriormente, suas raízes eram imersas em água com um estimulante de crescimento ou um talador de argila. A cova é preparada da maneira tradicional, desde o outono ou algumas semanas antes do plantio. O mármore é plantado da mesma forma que as outras árvores frutíferas, sem esquecer de espalhar as raízes. O colar da raiz deve estar um pouco acima do nível do solo, mais tarde irá se assentar. Após o plantio, a árvore é amarrada e bem regada.
Crescendo e cuidando
A pêra de mármore precisa de rega regular. Mudas muito jovens são regadas uma vez por semana, e os espécimes do segundo ano - uma vez a cada 14 dias, se estiver frio, então aos 21 anos. As peras adultas são regadas várias vezes por temporada. Neste caso, a mangueira não pode ser usada, é melhor cavar ranhuras ou aplicar aspersão. A irrigação deve ser acompanhada pela limpeza do círculo próximo ao tronco das ervas daninhas.
É imperativo alimentar a planta. Nos primeiros dois anos, ele se alimentará de fertilizantes fornecidos durante o plantio e, então, terá que seguir o cronograma:
o composto é aplicado a cada 4 anos (primavera);
dê monofosfato de potássio anualmente (maio);
durante o crescimento e formação dos frutos, é utilizada matéria orgânica líquida (verbasco);
o superfosfato é usado anualmente (outono);
nitrato de amônio ou ureia também são adicionados todos os anos (início da primavera).
As peras também podem precisar de outra alimentação. O uso de misturas minerais complexas dá um bom resultado. É necessário criá-los, seguindo claramente as instruções.
Outro ponto a considerar é a poda. Este procedimento é recomendado na primavera. Galhos e brotos doentes e mortos são removidos e também precisam ser encurtados em ¼ do comprimento que cresceram em um ano. As plantas também terão que formar uma coroa. As peras velhas rejuvenescem todos os anos.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade resiste muito bem ao oídio, mas costuma apresentar crostas. Os fungicidas precisam eliminar a doença, mas é ainda mais fácil evitá-la simplesmente. Para isso, vale observar as regras de tecnologia agrícola declaradas pelo originador:
varra folhas e galhos caídos, queime-os;
cave fundo no solo durante a queda;
cubra quaisquer rachaduras com grama de jardim;
não permitir a presença de um voluntário;
Pulverize oportunamente com Bordeaux líquido e outros fungicidas no início da estação de cultivo.
Das pragas, pulgões, sugadores, mariposas e conchas podem atacar a cultura. Para evitar isso, basta seguir as medidas descritas acima. Caso os insetos já tenham se reproduzido, recomenda-se o uso de inseticidas. Mas é importante considerar: produtos químicos fortes não devem ser aplicados pouco antes da colheita.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
O mármore não tolera solos úmidos e pantanosos, então esses solos terão que ser drenados. No entanto, ao mesmo tempo, a planta não crescerá em solo muito seco. Teremos que controlar a rega. Quanto à resistência de inverno, está acima da média, mas as peras jovens precisarão ser cobertas para o inverno, caso contrário, congelarão.