- Autores: Chizhov S.T., Potapov S.P. (FGBOU VO RGAU-Academia de Agricultura de Moscou em homenagem a K.A.Timiryazev)
- Apareceu ao cruzar: isolado de mudas de polinização livre da variedade Kieffer
- Sinônimos de nomes: Pýrus communis Moskvichka
- Ano de aprovação: 2001
- Peso do fruto, g: 130
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: a partir da segunda quinzena de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: acima da média
A variedade Moskvichka é uma árvore frutífera despretensiosa que traz uma colheita estável todos os anos. Uma planta adulta parece decorativa: um tronco reto e uma coroa cônica. As frutas são adequadas para uso universal - são usadas frescas, para preparações para o inverno, panificação, sobremesas.
História de criação
A variedade apareceu com base na Universidade Agrária Estatal Russa. K. A. Timiryazeva, os autores são S. T. Chizhov, S. P. Potapov. Incluído no Registro do Estado em 2001.
Descrição da variedade
A árvore não é muito alta - até 4 m, é formada em um tronco reto. O sistema radicular é fortemente ramificado horizontalmente, não penetra profundamente nas profundezas. A coroa é cônica, engrossada. Os ramos são colocados obliquamente ou verticalmente, de comprimento médio, curvos, lisos, crescem moderadamente durante a estação.
As folhas são de tamanho médio, ovais, com bordos serrilhados, curvados no centro, lisos, de cor verde. A pêra floresce tarde. As flores são pequenas, brancas, em forma de concha, coletadas em um pincel de 5 a 7 peças, sem tendência a se desprender. Os frutos são formados em brotos perenes e anuais.
Características da fruta
Os frutos de tamanho médio, pesando 120-130 g, têm o formato de um cone largo, a cor é amarelo-esverdeada, por vezes com ligeiro rubor. A pele é densa, lisa, com punções subcutâneas, podendo apresentar manchas enferrujadas. A polpa é suculenta, oleosa, de grão fino, amarelada. A transportabilidade é média, apresentação alta. As peras são armazenadas por cerca de um mês em temperatura ambiente, até 100 dias na geladeira. Se você atirar um pouco verdes, eles duram mais tempo.
Qualidades de sabor
Sobremesa com sabor agridoce com um aroma característico de pêra. Conteúdo de açúcar - 9,5%, ácido - 0,5%. Pontuação de degustação - 4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação começa 3-4 anos após o plantio. A colheita é retirada no outono, na segunda quinzena de setembro. Pode amadurecer mais cedo em clima favorável. Não tem tendência a se desprender. Recomenda-se que as peras sejam colhidas 12-14 dias antes de estarem totalmente maduras e mantidas em local fresco, para que durem mais.
Produção
Durante a temporada, a árvore pode ser removida de 35 a 50 kg.
Regiões em crescimento
A pêra é recomendada para o plantio nas regiões da Rússia Central, Volgo-Vyatka e Médio Volga.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é auto-fértil, as peras são necessariamente plantadas nas proximidades de Lyubimitsa Yakovleva, Lada, Marble, Bergamot Moskovsky.
Aterrissagem
Ele adora áreas ensolaradas com uma ligeira elevação ou em declive, o lado sul ou sudoeste é adequado, protegido de ventos frios de norte e nordeste. Prefere substratos férteis com boa drenagem ou solos argilosos, franco-arenosos e chernozem com acidez neutra ou levemente ácidos, mas não alcalinos.
As covas de plantio são cavadas com 60 cm de profundidade e 1 m de largura, em solo arenoso, a profundidade é de 70-80 cm e a largura é de 100 cm. Misturas férteis adicionais são adicionadas ao solo pobre, pelo menos 6 kg por 1 sq. m, em argila - areia de rio e composto, em turfa arenosa. Uma mistura de 2 baldes de húmus, superfosfato (300 g) e sulfeto de potássio (100 g) é despejada nas covas de plantio.A cova é preparada 3-4 semanas antes do plantio.
As plantas são colocadas a uma distância de 4-7 metros de outras árvores frutíferas, incluindo polinizadores. As raízes secas podem ser mergulhadas em água por cerca de 12 horas. Imediatamente antes de serem transferidas para o solo, as raízes são mergulhadas em uma mistura de argila líquida. O colo da raiz é colocado a uma altura de 3-5 cm Regue após o plantio com 3 litros de água. A muda é amarrada a um suporte, o solo é umedecido regularmente, solto e coberto com palha. No outono, a árvore fica completamente coberta.
A cultura é recomendada para ser plantada no final de abril ou início de outubro. Plantar no outono é menos desejável, pois as árvores podem não ser capazes de se adaptar e morrer durante os meses de inverno. Na primavera, o plantio só é feito se o solo estiver bem aquecido, já na primavera fria faz sentido postergá-lo até o início de maio. Árvores de raiz fechada podem ser plantadas durante toda a temporada até outubro.
Crescendo e cuidando
A variedade não tolera a seca e o forte alagamento do solo. A água é regada 4-5 vezes ao longo da estação: antes do aparecimento das folhas, depois do fim da floração, durante o período de crescimento dos frutos - em junho e julho. Durante os períodos de seca, irrigação adicional é necessária em agosto.
3 a 5 baldes de água são despejados sob uma árvore adulta. As plantas jovens precisam de 10-12 litros, mas são irrigadas todas as semanas. Você pode regar de uma mangueira através de um pulverizador, a pêra gosta dessa chuva artificial. Após umedecimento, o solo é solto até uma profundidade de 10-12 cm e coberto com uma camada de cobertura morta.
Em novembro, recomenda-se a realização de irrigação com carregamento de água: por 1 sq. m - 85 litros.
Eles são alimentados 3-4 vezes por estação: no início da primavera, misturas orgânicas e nitrogênicas são injetadas ao redor do tronco, no final da primavera são regadas com uma solução aquosa contendo potássio, durante o período de frutificação, adubação orgânica líquida é utilizada: excrementos de pássaros, infusão de grama cortada ou verbasco. No outono, o superfosfato é incorporado ao solo próximo ao tronco, e as cinzas da madeira são espalhadas.
Nos primeiros dois anos, as mudas são alimentadas apenas na primavera com uma solução de verbasco.
Um passo importante no cuidado de uma árvore frutífera é a poda. A coroa de Moskvichka pode formar-se à medida que cresce, mas a poda anual aumenta a frutificação e estimula o crescimento de novos ramos. A primeira poda é feita após o enraizamento da muda, os ramos são cortados a um terço.
A coroa pode ser formada de acordo com um esquema de camadas esparsas ou de acordo com o tipo de uma tigela melhorada. O segundo método é mais simples e adequado até mesmo para jardineiros novatos, mas a primeira opção é escolhida para criar uma bela composição de paisagem.
Além disso, a variedade necessita dos seguintes tipos de poda: regular - na primavera, auxiliar - no verão e sanitária regular.
No final da temporada em setembro, a poda sanitária é realizada: os brotos secos são removidos e os anuais são encurtados em um terço, deixando 3-5 gemas em cada. Os locais dos cortes são tratados com verniz de jardim, o tronco e os ramos principais são cobertos com tinta especial ou cal.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é imune à crosta e ao apodrecimento da fruta. Ela pode ser afetada por septoria, ferrugem, câncer bacteriano. Para combater a doença, utilizam-se os preparados "Skor", "Horus", que são tratados pelo menos 3 vezes.
Dos insetos, os mais perigosos são a traça da pera, a curuquera, o pulgão verde e a melada da pera. Para combater insetos, usar significa "Kinmiks", "Iskra", "Aktara".
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, carrapatos, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A cultura é caracterizada por resistência média no inverno, tolera temperaturas de até -20 graus. Na faixa do meio, recomenda-se isolar com tecido não tecido. Despretensioso para o solo, mas não cresce em áreas úmidas.
Ideal para a zona continental temperada da Rússia, não cresce nos climas agudamente continentais e de monções. Tolera bem as mudanças climáticas.
Visão geral da revisão
Segundo quem plantou a variedade Moskvichka no seu próprio talhão, esta é uma boa aquisição: o fruto tem um sabor agradável, a colheita é suficiente para a alimentação e para a colheita de inverno, as espécies vizinhas que crescem nas proximidades começaram a dar melhores frutos. Alguns observam que a árvore cresce por cerca de 20 anos e produz uma colheita estável, mas se os galhos começarem a crescer fortemente para cima, as peras ficam menores.