- Autores: P. N. Yakovlev (Centro Científico Federal da Instituição Científica Orçamentária do Estado Federal em homenagem a I. V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Filha de Blankova x Bergamota Esperena
- Ano de aprovação: 1965
- Peso do fruto, g: 130-190
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: a partir da primeira quinzena de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: médio
- Transportabilidade: bom (até 21-34 dias)
Entre as árvores frutíferas em nosso país, não só as maçãs, mas também as peras são populares. Uma grande variedade de variedades dá aos jardineiros a oportunidade de escolher a planta ideal para seu local. O favorito de Yakovlev é uma das variedades mais procuradas e populares entre profissionais e amadores.
Descrição da variedade
A pêra foi cultivada por criadores domésticos combinando as variedades Bergamota Esperena e Dachi Blankova. Ela imediatamente se espalhou em jardins privados e industriais. Quanto à presença regional, esta espécie cresce bem na faixa do meio, regiões centrais. As características externas da pêra são as seguintes:
- a árvore é forte, poderosa, cresce muito rapidamente;
- a copa é larga, como uma pirâmide, não muito densa, a quantidade de folhagem é média;
- os ramos crescem em um ângulo quase reto;
- a casca da árvore e dos ramos é lisa, acinzentada;
- as formações de frutos são formadas em argolinhas e lanças;
- brotos não muito grossos, ligeiramente curvos, marrons, pontilhados;
- folha de tamanho médio, de forma alongada, verde escuro;
- a lâmina da folha é dobrada, com uma ponta afiada;
- estípula lanceolada, bastante estreita;
- os botões são pequenos, de cor marrom, com uma extremidade pontiaguda;
- as flores são brancas como a neve, reunidas em inflorescências como pires, há um pequeno terry;
- florescendo mais tarde.
A variedade possui as seguintes propriedades positivas:
- resistência à geada;
- cuidado despretensioso;
- sabor agradável.
Mas também existem desvantagens que você também precisa saber:
- a árvore fica muito grande e ocupa muito espaço;
- a polpa é áspera em comparação com outras variedades;
- existem células duras na polpa.
Com base nesta variedade, foram cultivadas muitas variedades de peras de alta qualidade.
Características da fruta
As maçãs desta variedade são de tamanho médio, são unidimensionais, rômbicas arredondadas. A pele é lisa, de espessura média, densa, tonalidade opaca. Quanto à cor, no período de maturação, a cor é amarelo-ouro, há um leve bronzeado e abundância de pintas sob a pele. Há também um caule longo e curvo. O peso varia de 130 a 190 g.
Qualidades de sabor
A polpa tem densidade média e tom cremoso, suculência bastante decente, aroma semelhante a marmelo. Existem grânulos, células grandes. O sabor da fruta é doce, quase nenhuma acidez é observada. As peras desta variedade têm uma finalidade universal, são adequadas para consumo in natura e para a preparação de conservas.
Amadurecimento e frutificação
Uma vez que a autofertilidade desta variedade é considerada parcial, é necessário usar variedades de polinização adicionais. Entre eles, a duquesa é considerada ótima. A variedade favorita de Yakovlev é uma variedade de outono, por isso dá frutos mais tarde. Os primeiros frutos podem ser colhidos no início de setembro. A última colheita é feita em novembro ou um pouco antes.
Produção
A primeira colheita digna A favorita de Yakovleva traz no quinto ou sexto ano após o plantio. A produção cresce a cada ano, mas seus indicadores serão médios. Durante o período de maturação, 23-47 kg podem ser colhidos de uma árvore, e cerca de 200 centners são removidos de um hectare.
Aterrissagem
Esta variedade de pêra cresce e se desenvolve mais rapidamente em áreas ensolaradas com solo de boa qualidade. Uma atenção especial deve ser dada ao nível do lençol freático: é melhor que eles estejam localizados a não mais de 2,5 m. Quanto à época de plantio, é muito importante realizar todos os procedimentos na ausência de fluxo de seiva. Esta é a última semana de setembro e início de outubro, ou início da primavera. Crianças de um e dois anos de idade são as que melhor criam raízes.
Uma vez que a árvore cresce muito, você precisa escolher o lugar certo. Outras culturas fruteiras não devem estar a menos de três metros. É melhor podar as raízes antes de plantar, para que a árvore absorva ao máximo todas as substâncias necessárias. Para esses fins, um podador de jardim é usado. Após esse procedimento, as raízes são embebidas em água por várias horas. Você pode adicionar nutrientes à água.
A profundidade da cova é formada a partir do cálculo do sistema radicular da muda. A média é de 50 a 50 cm. O fundo é totalmente rasgado. Apesar do fato de que a planta requer fertilização mineral, as raízes e o fertilizante não devem entrar em contato. As raízes jovens podem ser danificadas por este contato.
O solo, como citado acima, é recomendado fértil, mas deve ser solto. Solo pesado não é a melhor opção para este tipo de árvore. Se esses problemas existem no local, você precisa adicionar areia, perlita, vermiculita ao solo. Esta variedade responde muito bem aos suplementos de ferro, por isso é recomendável colocar um punhado de pregos enferrujados no fundo. Caso contrário, o ajuste será o mesmo das outras peras.
Crescendo e cuidando
Os cuidados com uma pêra desta variedade são bastante comuns: soltar, regar, fertilizar. Mas ainda existem algumas nuances.
Cobertura superior:
- a muda não é alimentada no primeiro ano: isso pode interferir no desenvolvimento das raízes;
- a partir do segundo ano, você precisa iniciar a alimentação, o primeiro procedimento - durante o período de derretimento da neve (neste momento, o nitrogênio é necessário);
- compostos nitrogenados são introduzidos exatamente de acordo com as instruções, a quantidade média de solução por árvore é de 3 metros - 5 litros;
- depois de algumas semanas, outro procedimento é realizado, se o crescimento for fraco, então o curativo de cobertura será novamente nitrogênio;
- por estação, uma pêra precisa de três a quatro fertilizantes complexos;
- a partir da segunda metade da temporada, eles começam a se alimentar com compostos de potássio-fósforo.
Hidratante:
- apesar de esta variedade adorar regas abundantes, é impossível, em qualquer caso, transformar o solo em pântano;
- é importante não se esquecer da seguinte regra: uma rega ocorre para outra afrouxamento, caso contrário o acesso de oxigênio às raízes será prejudicado;
- se a árvore for plantada no outono, o solo é eliminado qualitativamente - cerca de 35 litros por árvore;
- a falta de rega no outono fará com que as raízes não grudem firmemente no solo, o que pode danificar a árvore com a geada;
- as regas de outono são feitas no final de outubro, independentemente de chover ou não;
- antes de regar no outono, enfie uma pá no solo com meia baioneta, esprema um punhado de terra com a mão: se se esfarelar, é necessário o máximo de umidade;
- a rega é dividida várias vezes.
Resistência a doenças e pragas
A prevenção de doenças e parasitas é a seguinte:
- remova as plantas doentes e remova as ervas daninhas a tempo;
- desenterrar o solo na queda;
- caiar os troncos antes do inverno;
- você pode usar armadilhas pegajosas para pragas;
- pulverizar com composições inseticidas e fungicidas.
Pelo menos, Lyubimitsa Yakovleva é resistente à crosta e, se o tempo estiver úmido, os riscos aumentam. Se você notar manchas escuras na folhagem e a folha começar a cair prematuramente, isso é sinal de uma doença. As plantas doentes no outono e na primavera são tratadas com líquido bordalês. Antes da floração e após o seu término, uma ou duas vezes são tratadas com preparações fungicidas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.