- Autores: T. Clapp, EUA, Massachusetts (criador: FGBNU Centro Científico Federal para Horticultura, Viticultura e Vinificação do Norte do Cáucaso)
- Apareceu ao cruzar: muda de polinização livre da cultivar Lesnaya Krasavitsa (possivelmente um híbrido espontâneo com a cultivar Williams)
- Sinônimos de nomes: Favorito de Clapp
- Ano de aprovação: 1947
- Peso do fruto, g: 140-200
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: nas condições do Kuban - 28 de julho - 8 de agosto, em áreas montanhosas - na segunda década de agosto
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
Esta cultura tem mais de 160 anos, mas uma idade tão venerável não diminui suas vantagens, como cuidado despretensioso, excelentes propriedades gustativas de frutas, um nível estável de frutificação e um maior grau de robustez no inverno.
História de criação
O favorito de Pear Klapp foi criado em 1860 nos EUA pelo cientista T. Clapp. Ela foi originalmente chamada de favorita de Klapp. No Registro Estadual desde 1947, e dividido em zonas no Noroeste, Norte do Cáucaso e na região do Baixo Volga. É facilmente cultivado nas regiões da Ásia Central, países Bálticos, Moldávia e Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
A cultura é de tipo vigoroso (5-6 m), desenvolve uma copa larga piramidal e esparsa (à medida que cresce, torna-se larga e redonda) com ramos ligeiramente pendentes. Os ramos principais são espessos, ramificando-se fracamente e divergem do tronco em um ângulo de 45 graus. Floresce a médio prazo, e floresce com flores grandes de tonalidades brancas, ligeiramente duplas, que se agrupam de 6 a 7 em inflorescências.
A planta é autofértil - precisa de polinizadores. Difere na resistência ao frio, tolera bem a seca. Porém, em épocas de seca, os frutos ficam menores, são afetados pelo sugador. Não tem proteção contra sarna, na estação das chuvas sofre desta doença. Começa a dar frutos no final - no 7-8 ano após o plantio.
Os rebentos são alongados, ligeiramente engrossados, erectos, tonalidades acastanhadas escuras, com entrenós encurtados, com muitas lentilhas acinzentadas. As folhas são pequenas, elípticas ou oval-ovóides, afinando ligeiramente para baixo, ligeiramente pontiagudas, brilhantes, sem pubescência, bordos finamente serrilhados, tons esverdeados escuros. Pecíolos não espessos, alongados, verdes claros.
A maturação removível das peras atinge o final de julho ou a segunda década de agosto. Os frutos são extremamente suscetíveis ao momento da colheita, o que se reflete na queda quando maduros demais, perdem o sabor tradicional. Termos típicos de sua remoção - 10 dias antes do amadurecimento completo. O grau de transportabilidade é moderado, mantendo a qualidade em até 14 dias. As peras são consumidas frescas, secas e as compotas são preparadas com elas.
Características da fruta
Os frutos da cultura apresentam configuração em forma de pêra curta, pesando 140-200 g, com casca amarelada, uniforme, com múltiplas manchas. Há um rubor pronunciado nos lados ensolarados da fruta. A consistência é leve, suculenta, com um sabor agridoce maravilhoso. Manchas subcutâneas são sutis. Os pedúnculos são de tamanho médio, espessados, um tanto curvos.
Por composição química, os frutos contêm: inclusões secas - 13,7%, açúcares - 8,3%, compostos de ácidos tituláveis - 0,4%, ácido ascórbico - 6,6 mg / 100 g, catequinas - 39,4 mg / 100 g de matéria-prima ... Há queda durante o amadurecimento.
Qualidades de sabor
A fruta tem um sabor adocicado com um aroma especial a marmelo.
Amadurecimento e frutificação
Tempo de maturação - no verão. Nas estepes do Kuban, por exemplo, a colheita é feita de 28 de julho a 8 de agosto, na serra - no início da segunda quinzena de agosto. Com a idade, a cultura frutifica constantemente.
Produção
A cultura é de alto rendimento. No centro do Kuban (com idade entre 15-20 anos) - até 150-180 c / ha, no sopé (24-26 anos) - 250-300 c / ha.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A planta é autofértil. As plantas polinizadoras utilizadas são Bere Giffard, Williams, Tavricheskaya e outras.
Aterrissagem
A cultura não é particularmente caprichosa para a qualidade do solo, mas em solos leves dá frutos mais rapidamente do que em argiloso. Ela não aceita áreas pantanosas, mal drenadas e salinas. Desenvolve-se bem nas zonas do sul, ao abrigo do vento. O grau aceitável de acidez do solo é pH 5,0-6,5. Em áreas alcalinas, o grau de ataque de crosta aumenta drasticamente.
Em áreas sombreadas, a árvore se desenvolve bem, mas frutifica mal. A distância aos edifícios deve ser de pelo menos 4 metros.
A cultura é plantada na primavera, pois no verão a jovem árvore ganha força, cria raízes com segurança e tolera perfeitamente o primeiro frio. Nas latitudes meridionais, a cultura pode ser plantada no outono. As mudas devem ser plantadas dormindo. É melhor comprá-los no outono em viveiros especiais. Em vez disso, as árvores criam raízes e se desenvolvem com 1 a 2 anos de idade. A seqüência de plantio de peras inclui vários pontos.
21-28 dias antes do plantio, cave um buraco com profundidade e diâmetro de 70-80 cm. Com solo argiloso, o fundo da depressão é drenado com brita, argila expandida. Nos arenitos, o aprofundamento é feito em diferentes dimensões - 1-1,5 m3, e o fundo é equipado com camadas de solo argiloso para reter a umidade.
Além disso, húmus, turfa, chernozem e areia (em proporções iguais) são introduzidos na depressão, adicionando superfosfato (300-400 g) e cinza de madeira (cerca de 3 litros).
Poucas horas antes do plantio, as raízes dos jovens são colocadas num recipiente com água, onde são adicionadas as substâncias necessárias para estimular os processos de desenvolvimento das raízes (certas doses de "Heteroauxin", "Epin" ou "Kornevin").
Uma parte da terra é selecionada da depressão e um monte baixo é formado no centro. Em seguida, uma estaca (1-1,3 m) é cravada de uma árvore a uma distância de 10-15 cm do centro. Ao plantar, o colar da raiz da árvore deve estar ao nível da prancha anteriormente localizada no buraco. A operação de plantio é mais conveniente de realizar juntos - o parceiro segura a árvore e você preenche o buraco, alisando cuidadosamente as raízes e socando o solo.
No final do procedimento de plantio, a árvore é presa a uma estaca com uma corda não rígida e um círculo próximo ao caule é planejado ao lado dela. A rega é abundante. Depois de um dia, o solo está solto e coberto com palha. O condutor principal deve ser cortado a um nível de 0,6-0,8 m acima do solo e os ramos devem ser encurtados em 20-30 cm.
Crescendo e cuidando
Jardineiros experientes estão bem cientes da despretensão dessa cultura. No entanto, atividades típicas devem ser realizadas para que os frutos não diminuam.
A irrigação é necessária, principalmente na estação seca, e mais ainda para os animais jovens.A primeira irrigação é realizada antes da floração das peras, a segunda - no final do processo de floração. Em seguida, outra série de regas é realizada durante o amadurecimento dos frutos. Claro, a frequência da irrigação depende da abundância de precipitação. No final da temporada, uma rega abundante especial é realizada. Durante o procedimento, deve-se controlar a profundidade da umidade do solo, a norma é de 25-35 cm .Após a secagem do solo segue-se o processo de afrouxamento. Se o círculo próximo ao caule for coberto, o afrouxamento não será executado.
A cobertura é realizada a partir do 4º ano de crescimento da árvore. Essas atividades irão garantir um crescimento significativo de rebentos e aumentar os rendimentos.
A pêra não apresenta problemas com a poda. O processo de formação competente da copa das árvores nos primeiros anos de seu desenvolvimento continua relevante. Normalmente, eles sobrevivem com uma configuração típica de camadas esparsas. A cultura não necessita de poda regulatória. Mas a poda sanitária é realizada no final do outono.
Resistência a doenças e pragas
As medidas preventivas e a implementação competente de procedimentos sanitários padrão, como limpeza, queima de folhas caídas, escavação de círculos próximos ao caule no outono, cal, processamento de coroas e solo com uma solução de sulfato de cobre a 3% permanecem relevantes para a cultura. O número esmagador de doenças às quais a cultura está exposta é de natureza fúngica. Os fungicidas são usados para tratá-los, mas não devem ser usados mais do que 3 por temporada, pois são viciantes.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.