- Autores: Sedov E.N., Krasova N.G., Mikheeva M.V., Parshin A.V., Glazova N.M. (FGBNU VNII Selection of fruit plants)
- Apareceu ao cruzar: Bere inverno Michurina x beleza da floresta
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 140
- Termos de amadurecimento: início do inverno
- Hora de colher frutas: 15 a 20 de setembro
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- coroa: ampla piramidal, densidade média
A maioria dos residentes e agricultores de verão tenta plantar árvores frutíferas, em particular peras, que se caracterizam pela maturação precoce e excelentes rendimentos. Isso inclui as espécies de pêras do início do inverno, chamadas Lyra.
História de criação
Pear Lira é a criação de um grupo de cientistas russos do All-Russian Research Institute for Breeding Fruit Crops (E. N. Sedov, M. V. Mikheeva, A. V. Parshin, N. G. Krasov). Esta espécie foi criada em 2000 através do cruzamento de duas variedades populares - Bere Zimnyaya Michurina e Lesnaya Krasavitsa. A variedade é zoneada nas regiões Central e Central da Terra Negra. A safra de frutas foi adicionada ao Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2002.
Descrição da variedade
Pear Lira é uma árvore alta que cresce muito rapidamente. A fruticultura é caracterizada por uma copa larga piramidal com espessamento moderado de folhagem verde escura, rebentos arqueados de espessura média, cor castanho-acastanhada, botões cónicos, flores brancas recolhidas em inflorescências fofas. Os frutos são amarrados com argolinhas e lanças.
Características da fruta
Pear Lira pertence à classe dos frutos grandes. O peso médio de uma pêra é de 140 gramas, mas em condições favoráveis, o fruto chega a 200-250 G. O formato do fruto é correto - alongado em formato de pêra, às vezes com leve bisel de um lado. O caule do fruto é curto, podendo cair com ventos fortes. A casca das peras é lisa, opaca e seca, onde numerosos pontos verde-acinzentados são claramente visíveis. As peras maduras têm uma cor amarelo claro, diluído em uma das faces com um blush rosa.
A vantagem das frutas é sua transportabilidade e longa vida de prateleira (3-4 meses). A finalidade das frutas é universal, pois são consumidas in natura, processadas em purês, drinks, geléias e também em lata.
Qualidades de sabor
As qualidades de sabor, assim como as comercializáveis, são excelentes para esta espécie. A polpa da fruta branca como a neve é dotada de firmeza, grão fino e excelente suculência. O sabor é dominado por uma doçura agradável com um ligeiro azedume. O aroma a pêra é de baixa intensidade, mas muito agradável.
Amadurecimento e frutificação
A pereira Lyre pertence às espécies do início do inverno. A árvore começa a dar frutos aos 6 anos. A fruta amadurece na árvore na segunda quinzena de setembro. O período de consumo vai da primeira semana de outubro até o final do ano. A pêra dá frutos regularmente.
Produção
Os indicadores de rendimento da árvore são excelentes. Em média, cerca de 80 kg de fruta podem ser colhidos de uma pêra. Em terras agrícolas, as árvores que crescem em 1 hectare produzem 71 centners de peras suculentas e doces.
Regiões em crescimento
A safra de frutas cresce bem no centro da Rússia, em toda a Ucrânia e no sul da Bielo-Rússia. Aplicando uma série de técnicas agrotécnicas, a variedade pode ser cultivada em latitudes mais ao norte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A Lyra pertence à classe autofértil, mas várias outras variedades de peras plantadas nas proximidades, em que a época de floração coincide com a desta espécie, não interferem, pois contribui para o aumento dos indicadores de rendimento.
Aterrissagem
Você pode plantar mudas no outono e na primavera, mas as árvores de outono começam a dar frutos um pouco mais cedo. Na primavera, o plantio é realizado no final de março - início de abril, e no outono - 22-26 dias antes da primeira geada. Ao plantar árvores, recomenda-se manter uma distância de 4 ou 5 metros entre elas.
Crescendo e cuidando
O melhor é solo argiloso ou podzólico. O principal é que a área onde crescerá a pêra Lira seja bem iluminada pelo sol, então os frutos da árvore serão doces. Um bom sistema de irrigação deve ser instalado no local. A água subterrânea deve ser profunda.
O cuidado integral consiste em uma série de manipulações: irrigação regular, controle de ervas daninhas, fertilização (primavera, outono, verão), proteção contra vírus e insetos. A árvore de lira forma copas, portanto, nenhuma poda especial é necessária. Recomenda-se a desbaste da folhagem nos primeiros anos, bem como a poda sanitária duas vezes ao ano. Além disso, a árvore está preparada para o inverno: o tronco e os galhos são caiados com cal e a zona próxima ao caule é coberta com cobertura morta.
Resistência a doenças e pragas
A pêra é resistente à crosta, mas pode estar sujeita a outras doenças, como ferrugem, podridão de frutas e praga de fogo. Como medida preventiva, os tratamentos na primavera e no outono com preparações especiais (solução de ureia a 10%) são eficazes. De pragas de insetos (pulgões, ácaros da pera e besouros das flores), o tratamento com preparações inseticidas será uma proteção confiável. Durante a frutificação ativa, o processamento não pode ser realizado.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A resistência ao estresse da árvore frutífera é média. A baixa resistência ao gelo é característica, assim como o medo de flutuações repentinas de temperatura. A árvore é termofílica, portanto requer muito sol, e não sombra.