- Autores: Puchkin I.A., Kalinina I.P., Borisenko M.I., Karataeva E.P. (Instituto Científico Orçamentário Federal do Estado, Centro Científico Federal de Agrobiotecnologia de Altai)
- Apareceu ao cruzar: Vinho x Yakovleva favorito
- Ano de aprovação: 1998
- Peso do fruto, g: 70-100
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: a partir do final da segunda década de agosto
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Transportabilidade: mau
Há muito que se tentam cultivar grandes peras doces no clima da Sibéria, como no sul. Mas todos eles caíram impiedosamente nos invernos frios. Porém, na virada do milênio, começaram a surgir variedades aprovadas pelo Registro do Estado e aprovadas para uso em territórios com condições climáticas difíceis. Uma dessas variedades é a pêra Lel.
História de criação
A criação foi realizada por um grupo de funcionários do Centro Científico Federal de Agrobiotecnologia de Altai. Pera registrada e aprovada para uso em 1998.
Neste instituto, o trabalho de cruzamento de peras resistentes à geada com variedades doces é realizado desde 1969. Hoje, como resultado desse trabalho, há uma série de variedades adaptadas ao rigoroso inverno com frutas saborosas, diferenciadas em termos. de amadurecimento e consumo.
Descrição da variedade
Lel é uma variedade de pêra compacta. Os brotos de uma árvore madura se estendem para cima; a copa se assemelha a uma forma oval alongada. As folhas são pequenas, verde-escuras. A árvore não cresce muito, então você pode facilmente chegar ao fruto ou cortar um galho desnecessário.
Características da fruta
Os frutos da pêra são de tamanho médio, não ultrapassam 70-100 g, são recobertos por uma casca lisa com um grande número de pequenas pontas subcutâneas. No processo de maturação, a cor muda ligeiramente, amadurecendo, os frutos ficam um pouco amarelados, aparecem alguns fragmentos vermelhos.
Qualidades de sabor
A pêra tem um sabor doce e azedo, com um sabor picante. A polpa é leve, macia. Indicado não só para consumo in natura, mas também para a preparação de doces e conservas. As frutas dão excelentes doces, compotas e sucos.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a frutificar ativamente apenas 4 anos após o plantio. A variedade é projetada para amadurecer totalmente no final do verão. Época de colheita - últimos dias de agosto, início de setembro. A vantagem é o fato de que mesmo frutas inteiras derramadas não caem sozinhas. No entanto, peras maduras não são armazenadas por muito tempo, podem perder o aspecto em uma semana e, além disso, não toleram bem o transporte.
Produção
Lel dá frutos de forma estável e regular, independentemente das características climáticas de um determinado ano. O rendimento médio confirmado pelos jardineiros do Território de Altai é de 26 kg por árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade é autofértil e não requer medidas adicionais de polinização. No entanto, foi notado que na presença de várias outras variedades nas imediações, o nível de atividade de autofecundidade é bastante aumentado. Embora aqui você precise levar em consideração o período de floração de diferentes árvores.
Aterrissagem
O processo de plantio não é diferente de outras árvores frutíferas.Um pequeno buraco (cerca de 70 cm de diâmetro) precisa ser enriquecido com fertilizantes, e uma muda deve ser colocada nele. Após polvilhar levemente com solo fértil e compacto, acrescente água. É altamente recomendável construir um suporte adicional por um tempo até que a planta se enraíze bem.
Crescendo e cuidando
A variedade Lel é despretensiosa na manutenção, não requer poda especial, fertilização ativa ou cobertura morta profissional. A única coisa crítica é regar. A pêra deve ser regada com bastante atividade, pelo menos 2 vezes por semana. É aconselhável não com água de poço, para que não haja hipotermia do sistema radicular. Neste caso, é necessário levar em consideração tal nuance que a irrigação frequente compacta o solo, portanto, pelo menos algumas vezes por safra é necessário afrouxar o solo ao redor do tronco.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem uma resistência reconhecida a muitas doenças comuns em jardins. Porém, na prática, há casos de danos a doenças fúngicas e imunológicas. Para proteção, recomenda-se engajar-se constantemente na prevenção: pulverizar com preparações e soluções especiais.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
A variedade é caracterizada principalmente por críticas positivas. Entre as qualidades positivas estão: facilidade de atendimento, sabor agradável, floração tardia e resistência a climas adversos. Lel também agrada com rendimento bom e estável. Não gosto do curto prazo de validade da pêra e da inadequação para o transporte quando madura. Tudo o que você precisa para um ótimo desenvolvimento da árvore: luz solar, proteção contra ventos fortes e irrigação regular em climas quentes.