- Autores: Falkenberg E. A., Mazunin M. A., Putyatin V. I. (FGBNU Ural Federal Research Center of the Ural Branch da Russian Academy of Sciences)
- Apareceu ao cruzar: muda de pêra Ussuri 41-15-9 x Klapp favorito
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 110-130
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: 5 a 10 de setembro
- Compromisso: sala de jantar
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Altura, m: até 6
A pêra de outono Larinskaya é uma excelente opção para o fornecimento de frutas frescas para o inverno. Os frutos, colhidos no outono, atingem a maturação ideal após um mês de armazenamento em local fresco. A variedade de mesa destina-se ao consumo in natura, à confecção de compotas, sumos, conservas, compotas, conservas, bem como à confeitaria.
História de criação
A cultura foi cultivada no Centro Federal de Pesquisa Agrária dos Urais da Filial Ural da Academia Russa de Ciências. Falkenberg E.A., Mazunin M.A., Putyatin V.I. A pêra foi registrada no registro estadual de conquistas reprodutivas em 2002.
Descrição da variedade
Uma árvore vigorosa (até 6 m) tem copa de densidade média e formato irregular. Ramos curvos esqueléticos estendem-se do tronco em um ângulo de quase 90 graus. Os rebentos curvos e grossos são cobertos de casca castanha com ligeira pubescência. As folhas verdes escuras, grandes e largas têm uma superfície lisa e estão presas a pecíolos grossos de comprimento médio. A pêra floresce com grandes e perfumadas pequenas flores brancas como giz com pétalas ovais, coletadas em inflorescências simples. As grandes estípulas são lanceoladas. Os ovários são formados em argolinhas simples e complexas, em bolsas de frutos.
Características da fruta
Frutos curtos em formato de pêra de tamanho médio (110-130 g) no período de maturação removível são coloridos em tons verdes, mudando para uma paleta de amarelo claro com um blush rosa após o início da maturação para o consumidor.
Qualidades de sabor
A polpa cremosa tem uma textura densa, é suculenta e doce, complementada com um ligeiro azedume, mas sem adstringência. O fruto, aderido a um caule oblíquo, espesso e curto, é coberto por uma casca lisa com numerosas e visíveis perfurações subcutâneas cinzentas.
Composição:
- açúcar - 9,7%;
- matéria seca - 13,8%;
- ácidos tituláveis - 0,8%.
A avaliação da comissão de degustação é de 4,5 pontos em 5 possíveis. Os frutos têm boa qualidade de conservação e permanecem suculentos e atrativos até novembro.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de frutificação precoce (5 anos após o plantio) pertence ao tipo outono: a colheita começa na primeira década de setembro. A frutificação é regular.
Produção
Larinskaya se distingue por um alto rendimento da colheita: em média, até 46 quilos são colhidos de uma árvore e 83 centners de 1 hectare.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para a região dos Urais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Infelizmente, Larinskaya é considerada parcialmente autofértil e não é capaz de dar uma colheita completa sem a proximidade de variedades polinizadoras com o mesmo período de floração.Isso inclui Severyanka e Skazochnaya.
Aterrissagem
Para o plantio, opte por áreas ensolaradas e com boa proteção contra correntes de vento e ventos. A época ideal é a primavera, para que a planta tenha tempo para formar o sistema radicular e ficar mais forte antes do inverno. Se a muda foi comprada no outono, é melhor cavá-la inclinada até a primavera. O solo deve ser fértil, solto, a pêra não gosta de argila. Nesse caso, o solo deve ser enobrecido pela introdução de areia de rio, húmus, composto.
O tamanho da cova de plantio é 80x80x110 cm. Uma camada de drenagem é colocada no fundo da cova, o solo fértil é adicionalmente enriquecido com matéria orgânica, cinzas de madeira e fertilizantes minerais complexos. Simultaneamente ao enchimento da drenagem, é instalado um suporte para uma delicada planta. Depois disso, parte da terra fértil é despejada com um monte, sobre o qual as raízes da planta são distribuídas. A muda é coberta com terra, certificando-se de que o colo da raiz fique acima da superfície.
Crescendo e cuidando
Depois de plantar mudas jovens, cuidar delas não é diferente do tradicional. As plantações jovens precisam de rega regular e abundante (20-30 l). As árvores do segundo ano são regadas com muito menos frequência: não mais do que 1 vez em 30 dias. As peras adultas dispensam irrigação adicional. A fertilização é realizada simultaneamente à rega, o que contribui para sua rápida assimilação pelo sistema radicular, e as árvores adultas são processadas pelo método foliar. A pera Larinsky se reproduz por enxertia e brotação em mudas de pera Ussuri, não sendo observada queda.
Resistência a doenças e pragas
A pereira é caracterizada por ser uma árvore com alta resistência ao ácaro da vesícula, bem como a doenças como sarna, ferrugem, queimadura de fogo. Apesar dessas características declaradas, deve-se lembrar que nenhuma árvore de jardim é capaz de resistir 100% a um incêndio, seja uma pêra, uma macieira ou outra coisa. Os exames regulares da copa e da casca são obrigatórios em qualquer caso, assim como a terapia para todo o jardim, se os primeiros sinais forem encontrados.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver.Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Uma árvore adulta tolera bem o calor, lida bem com a seca e tem boa resistência à geada.